Assistir filmes em salas 4DX vale a pena?

Há uma curiosidade muito grande em saber como é a experiência em uma sala de cinema que exibe filmes em 4D. Além de todos os recursos que uma sessão em 3D traz, os filmes exibidos em salas 4DX, como a da rede UCI de Cinemas, por exemplo, apresentam 20 efeitos especiais totalmente sincronizados com o filme.

Em sessões 4DX o público poderá perceber chuva, vendaval, neblina, trovão, bolhas d´água, luzes e tempestade (rainstorm), que combina ventos fortes com gotas de chuva e cria redemoinhos de água em cima do público. Além de tudo isso, as cadeiras vibram e em uma sala, a do Shopping Anália Franco, tem o exclusivo efeito neve – o único no país.

Saber de todas essas informações é mais do que suficiente para despertar o desejo da curiosidade de compreender como tudo funciona na prática. Para isso, nós mesmos resolvemos fazer um teste na sala 4DX da rede UCI do Shopping Anália Franco.

O filme escolhido foi Missão Impossível – Efeito Fallout (2018). Uma ótima escolha feita pela rede de cinemas. É um filme perfeito para viver a experiência de uma sala 4DX ao máximo.

O cinema

 

A sala 4DX é muito diferente de uma sala comum ou IMAX , há a disposição de menos lugares e as poltronas são um pouco mais largas e mais confortáveis. Antes do filme começar, eles exibem um video promocional que traz uma prévia de tudo que você sentirá durante a sessão. E só por esta parte já sentimos que viria coisa boa pela frente. Neste vídeo também é fornecido pequenas orientações de como se comportar durante a sessão e como realizar saídas esporádicas com segurança para ir ao banheiro ou comprar pipoca e refrigerante, por exemplo.

Os efeitos

Um dos receios que tivemos desde o inicio, foi em saber se haveria uma sincronização do filme com os efeitos especiais, se não cansaria e se perderíamos de alguma forma a sensação de espectação. O resultado foi que ficamos estarrecidos com tudo que sentimos. A sincronização com as cenas de ação é perfeita, tanto para os efeitos de vibração da cadeira, quanto para os socos dados pelos personagens nos combates corpo a corpo, e até mesmo para a troca de tiros que parecem que estão passando bem próximo das nossas orelhas.

As cenas rodadas em algum ambiente que tenha água como em lagos, rios ou praias, por exemplo, os efeitos especiais que molham, pegam a gente de surpresa e chegam até a causar risos pela reação de susto ao ver que algo te molhou de repente. Cenas frenéticas como perseguição em ruas feitas por carros e motos ficam um vendaval danado dentro da sala e uma loucura só com as cadeiras se movimentando.

Sem exageros

O mais importante nesse mix de sensações, é ver que tudo é dosado de forma equilibrada para fazer com que o espectador não canse ou passe mal de alguma forma. Imagine que não dá pra ficar com uma cadeira tremendo o tempo todo durante duas horas de filme, né? Portanto, pode ficar tranquilo quanto a isto. Caso não goste de nada que molhe, existe a opção de desligar esse efeito apenas na sua poltrona durante a sessão. Ou seja, parece que tudo foi pensado exatamente para dar ao espectador a melhor experiência possível.

Vale a pena?

Sim, vale a pena viver essa experiência pelo menos uma vez na vida! Mas atente-se ao filme que está sendo exibido, pois isso fará toda a diferença. Por exemplo, no caso de Missão Impossível – Efeito Fallout (2018), uniram o útil ao agradável. Tom Cruise e Christopher McQuarrie sabem suprir os nossos desejos de espectação como ninguém.

Aliás, qualquer dinheiro gasto pra ver um filme de ação é um dinheiro bem gasto!

Serviço

As salas 4DX estão disponíveis apenas na rede UCI de Cinemas nos shoppings Anália Franco, em São Paulo, e New York City Center, no Rio de Janeiro.  Para saber mais clique aqui!

Ingressos: R$65,00

 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2018 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.