in

HQ do Dia | The Multiversity: Guidebook #1

Satisfação. Esta palavra define precisamente a leitura do sexto capítulo da viagem de Grant Morrison pelo Multiverso DC Comics. Guidebook, ao contrário do que possa se imaginar pelo título simples e direto não é somente um guia com os 52 universo mapeados do Multiverso DC. A revista com suas mais de 70 páginas é muito mais do que isso.
 
 
Primeiramente temos uma história envolvendo a Terra-51 na qual acompanhamos Kamandi, o peculiar BioOMAC e os Novos Deuses desvendando os
Multiversity-guidebook-9b802 mistérios de toda a criação do Universo DC desde suas origens através de alegorias metalinguísticas disfarçadas de histórias em quadrinhos (novamente é o caso da HQ dentro da HQ). A segunda história que corre paralelamente a primeira envolve o Batman da Terra-17 conhecido como o Cavaleiro Atômico e o pequeno Batman da série Lil’ Gotham da Terra-42 enfrentando juntos um exército de robôs controlado pela maligna Liga dos Silvanas enquanto descobrem todas as Terras do Multiverso DC através novamente de uma revista em quadrinhos. No meio destas duas aventuras, Morrison presenteia os leitores com a sua visão própria da criação e das transformações da DC Comics através do tempo. Iniciando lá em Flash of two Worlds, passando pelasCrises e caminhando até a era atual dosNovos 52. Tudo escrito, apresentado e desenvolvido como se fosse uma história em quadrinhos e quase como um conto de fadas na verdade. Para leitores tradicionais da DC é um desbunde em forma de HQ. Além disso temos TODAS as Terras do Novo Multiverso mapeadas com pequenas sinopses e ilustradas pelos maiores talentos da indústria de quadrinhos atualmente. Só pra citar alguns deste talentos: Rafael Albuquerque, Gene Ha, Gary Frank, Cameron Stewart, David Finch, Darwyn Cooke, Bryan Hitch, Kelley Jones, Declan Shalvey, Emanuela Lupacchino entre muitos outros. No final ainda temos uma ótima conclusão interligando os eventos desta edição com o conceito apresentado na primeira edição de Multiversity e uma HQ que teoricamente demoraria uma hora em média pra ler passa na tua frente em 20 a 30 minutos e deixa com vontade de ler histórias sobre todo o Multiverso.
 
 
A arte em Guidebook é bem diversificada. As sequências na Terra-51 são brilhantemente desenhadas em estilo tradicional por Paulo Siqueira. Usando uma visão aérea o ilustrador pouco a pouco revela que a Terra-51 é observada das alturas pelos Novos Deuses. Enquanto isso a sequência mais energética da revista é desenhada por Marcus To que tem a árdua tarefa de misturar os protagonistas “fofinhos” de Lil’ Gotham com os personagens amargurados da pós apocalíptica Terra-17. To faz um trabalho excelente misturando uma Legião de Silvanas nessa sequência que seria extremamente complicada para qualquer outro ilustrador.
 
 
Guidebook é desconjuntada, é confusa, é enorme, é diversificada, mas acima de tudo é magnífica e EXTREMAMENTE divertida. A revista é um presente para qualquer fã da DC Comics. Além de incluir duas histórias loucas totalmente interligadas e muito bem ilustradas ainda nos dá um panorama geral da rica história editorial do Multiverso e um guia com todas as Terras da DC Comics. Não tem como ficar melhor do que isso.

Leia as resenhas individuais de cada uma das partes de “The Multiversity”:

– The Multiversity #1
– The Multiversity: Society of Super-Heroes
– The Multiveristy: The Just
– The Multiversity: Pax Americana
– The Multiversity: Thunderworld Adventures
– The Multiversity: Mastermen
– The Multiversity: Ultra Comis
– The Multiversity #2

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Dark Places | Primeiro pôster do novo filme baseado em livro da autora de “Garota Exemplar”

The Crowded Room | Leonardo DiCaprio protagoniza esquizofrênico com 24 personalidades