in

HQ do dia | The Multiversity: The Just #1

Na terceira One Shot da linha The Multiversity  o autor Grant Morrison nos mostra a Terra 16 do Multiverso DC. Trata-se de um Universo no qual todas as ameaças foram eliminadas pela geração passada de super-heróis. Com isso os filhos de Batman, Superman, Lex Luthor, Arqueiro Verde e muitos outros vivem como celebridades, desfrutando de uma vida fútil e complacente e só tem contato com ação de verdade através de encenações comemorativas de batalhas passadas. A situação muda completamente quando uma revista em quadrinhos “amaldiçoada” (é isso mesmo!) surge ameaçando a paz da Terra 16 e colocando Damian Wayne e Chris Kent para trabalhar.

Morrison nesta edição volta aos moldes de The Multiversity #1 e usa e abusa de metalinguagem para mostrar a futilidade da Terra 16 e por vezes fazer críticas sutis aosThe Multiversity: The Just #1 leitores de quadrinhos. No mundo de The Just os super-heróis se parecem mais com a família Kardashian do que com suas contrapartes nas outras Terras. Ao invés de salvar pessoas e defender o mundo eles planejam festas e discutem relacionamentos. Morrison por sua vez perde totalmente a noção do que é história e o que é quarta parede inclusive citando nomes de autores no meio do roteiro como se fosse a coisa mais normal do mundo. Se você curte esse tipo de formato de HQ é uma leitura revigorante, divertidíssima e incrível de experimentar. No entanto, posso entender perfeitamente que alguns leitores possam ser reticentes em relação a este material por causa do formato esquisito de se contar história. O roteiro não tem uma linearidade como as outras edições. Existe uma trama e ela se relaciona muito com os eventos de The Multiversity #1 (até mais do que a edição anterior que se passava na Terra 20), mas os personagens são apresentados de maneira bem casual e a princípio você vai encontrar certa dificuldade em identificar quem é quem e porque estão fazendo aquilo. Passado este estranhamento inicial a história é uma boa leitura e aumenta ainda mais a curiosidade do leitor sobre a tal HQ maldita que vem aparecendo em todas as edições de The Multiversity.

A arte aqui é de Ben Oliver e temos um belo trabalho do ilustrador. Diferente da primeira edição e da segunda, Oliver traz um visual totalmente fotográfico para a Terra 16. A HQ se assemelha muito a uma foto novela ou a uma publicação dessas revistas de fofocas. O traço é muito bonito, a caracterização do elenco (incluindo roupas, cortes de cabelo, moradia e traços de rosto) deve ter dado um trabalho absurdo para o desenhista e fica muito difícil não elogiar o trabalho do cara. O enquadramento não tem nada de ousado e as cenas mesmo sem muita ação tem um impacto enorme. As expressões de Damian e Chris (Batman e Superman respectivamente) são incríveis. Realmente a arte é um destaque e não poderia ter sido feita uma escolha mais acertada pra esse tipo de história.

The Just é mais um capítulo louco na história do Multiverso. A cada one shot dessas que leio fico mais convencido de que a DC deu as chaves do parquinho a Grant Morrison, que o roteirista tem permissão pra fazer o que quiser fora da Terra 0 e que o cara está se divertindo para caralho e colocando muito de sua personalidade nessas HQs. A arte de Ben Oliver foi escolhida a dedo e é simplesmente perfeita para este título. The Multiversity  já é o título mais “fora da caixa” da DC Comics atualmente e espero que assim continue, pois o mercado precisa de coisas novas e ousadas e este título é a síntese disso.

Leia as resenhas individuais de cada uma das partes de “The Multiversity”:

– The Multiversity #1
– The Multiversity: Society of Super-Heroes
– The Multiversity: Pax Americana
– The Multiversity: Thunderworld Adventures
– The Multiversity Guidebook
– The Multiversity: Mastermen
– The Multiversity: Ultra Comis
– The Multiversity #2

E aí, curtiu?

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0

Filmes proibidos e suas histórias polêmicas – Parte 2

HQ do Dia | Edward Mãos de Tesoura #1