Arquivo X

Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Arquivo X (The X-Files) foi um dos maiores sucessos do canal Fox, e estreou em 10 de setembro de 1993. A série teve 9 temporadas, e em 19 de maio de 2002, foi dada como encerrada. Para a alegria de quem sempre acreditou em seu retorno, uma  nova temporada foi confirmada essa semana.

Já fazia algum tempo que produtores, atores e fãs vinham pressionando a Fox para resgatar a série. Em janeiro, representantes do grupo Fox confirmaram que estavam abertos ao retorno de Arquivo X. Produzidos novamente por Chris Carter, os novos episódios contarão com as presenças de ícones do elenco original.

Saiba mais: Arquivo X | Retorno da série é confirmado com elenco original

Um dos maiores sucessos da televisão nos anos 90, Arquivo X ganhou a cultura pop mundial. Com seus bordões “A Verdade Está Lá Fora” e “Eu Quero Acreditar”, a trama marcou o imaginário de toda uma geração e até hoje é considerada a melhor série de ficção científica já criada. Sendo uma percursora do gênero na televisão, e fonte de inspiração de todas as outras produções que surgiram depois dela, tais como: Fringe e Supernatural. Tendo sido exibida no Brasil pela Rede Record e pela Fox Brasil, até hoje ela é reprisada no canal TCM, e tem espaço reservado também no Netflix.

Com uma das maiores audiências da TV, ela já foi exibida em mais de trinta países, e premiada com o Globo de Ouro (como melhor série dramática de televisão) e vários prêmios Emmy ao longo dos nove anos. Cada episódio levava, em média, oito semanas para ficar pronto, considerando o tempo de filmagem, produção e edição.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

A trama – desde seu começo na televisão americana – em 1993, é uma das mais populares no mundo todo, cativando um público de diversas idades. Recheada de espécies alienígenas, seres mutantes genéticos, insetos matadores e conspirações. Com dois personagens principais – os agentes do FBI, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) – que investigam os tais arquivos X, casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais, extraterrestres e coisas do gênero.

Arquivo X se tornou essencial para quem gosta de ficção científica. E para comemorar em grande estilo o retorno da série, conheça curiosidades de outro mundo sobre a melhor sci-fi da TV.


Inicialmente, Arquivo X não agradou a Fox.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Em 1992, Chris Carter foi chamado para produzir a série para a Fox. Apesar de anos fazendo comédias, Carter tinha a ideia de fazer uma produção sombria, que descreveu como uma versão mais nova de Kolchak e os demônios da noite, que também teria inspiração nas séries Além da Imaginação e Alfred Hitchcock Presents. Carter resolveu se basear em O Silêncio dos inocentes e firmar a série a partir de dois agentes do FBI que resolveriam casos não totalmente resolvidos. O projeto inicial do autor acabou sendo recusado pelos executivos da emissora, o que fez com que ele voltasse a revisar o conceito do projeto para reapresentá-lo algumas semanas depois. Após a revisão, o projeto obteve aprovação e Carter expandiu seu esboço de roteiro para um episódio piloto, que foi filmado ao longo de duas semanas em março de 1993. Só então a série ganhou um horário na noite de sexta.

Carter chegou a atuar no programa como um agente do FBI que interrogou a agente Scullyno vigésimo quinto episódio da 2ª temporada.

Os números 11:21 – que geralmente aparecem nos relógios da série – são uma homenagem de Chris Carter à sua mulher, que faz aniversário no dia 21 de novembro.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

 A trilha que ganhou o público.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

O compositor Mark Snow se envolveu com Arquivo X através de uma amizade com o produtor executivo R.W. Goodwin. Chris Carter não sabia informar a produção quem iria ser responsável pela trilha. Cerca de quinze pessoas foram ouvidas pela Fox, mas Goodwin continuou a pressionar para Snow ser o chefe de composição. Snow fez três audições, mas não recebeu nenhum aviso da produção se iria ou não trabalhar na série. Então um dia, ligaram para ele falando sobre o episódio piloto, e dizendo que ele havia conseguido.

Até hoje, a trilha de Arquivo X é uma das mais aclamadas da TV.

No Brasil.

Quando a primeira temporada de Arquivo X foi exibida por aqui, houve um erro na dublagem no qual a palavra abduzir foi trocada por sequestrar. O erro foi arrumado mas não esquecido pelos fãs brasileiros.

Além disso, o Agente Mulder teve duas vozes diferentes na dublagem brasileira. Do início da série até a metade da segunda temporada Jorge Eduardo dublava Fox Mulder, sendo substituído por Eduardo Boghetti, que ficou até o final da quinta temporada, sendo substituído por Jorge Eduardo novamente.

Sobre os agentes, o elenco e as inspirações de Arquivo X.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Dana Scully foi assim nomeada em homenagem a Vin Scully, um famoso narrador esportivo norte-americano. Fox Mulder recebeu este nome por causa da mãe do criador da série, Chris Carter.

Nas primeiras temporadas de Arquivo X, Mulder acredita em extraterrestres e Scully é cética, mas na vida real, acontece exatamente o contrário. David Duchovny é cético quanto a esses assuntos, enquanto Gillian Anderson acredita em extraterrestres.

Na abertura de Arquivo X, nas identificações do FBI de Mulder e Scully tem escrito “Federal Bureau of Justice, United States Department of Investigation”. Essa alteração é necessária porque, mesmo para propósitos ficcionais, falsificar uma identificação do FBI é ilegal.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Gillian Anderson (Dana), ficou grávida na segunda temporada da série, o que levou Chris Carter a optar pela abdução da personagem. Durante sua gravidez, as cenas foram gravadas com dublês, tudo para esconder a barriga. Ela ficou de fora apenas do episódio sete “A Trindade”, voltando no seguinte “Por Um Fio”. O nome do episódio “O Mistério do Piper Maru” é uma homenagem à filha dela (que tem o mesmo nome) e que nasceu em 25 de setembro de 1994.

O contrato de Gillian Anderson estabelecia que a atriz não poderia mais interpretar uma agente do FBI em nenhuma outra produção durante os anos em que a série estava em vigor. Isso fez com que ela perdesse o papel de Clarice Starling no filme Hannibal (2001), para Julianne Moore.

Veja também: Top 10 – Julianne Moore | Muito além de um Oscar

A família de Scully adorava Moby Dick: ela era chamada de Starbuck pelo pai (se você não sabia, a marca de café foi inspirada na sereia com duas caudas de Moby Dick), o nome do cachorro da família é Queequeg e ela chama o pai de Capitão Ahab. Inclusive, a atriz Gillian Anderson apareceu em uma versão de Moby Dick com Ethan Hawke e Donald Sutherland.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

A produção de Arquivo X aconteceu em Vancouver, no Canadá, até a quinta temporada. Depois mudou para Los Angeles a pedido de David Duchovny, que exigiu a mudança para continuar na série como Fox Mulder e poder ficar mais próximo de sua família.

Tanto David Duchovny quanto Fox Mulder possuem o mesmo nome do meio: William. Após o término da série David só se consagrou de verdade na série Californication, onde interpreta um protagonista mulherengo.

O personagem Fox Mulder, viu o filme Plano 9 do Espaço Sideral, de Edward D. Wood Jr, 42 vezes. Ele também mora no apartamento número 42. Esse número é recorrente na série por fazer referência à resposta para a vida, o universo e tudo mais da série de livros de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Mulder tem um certo apego à materiais eróticos, principalmente filmes. Foi sugerido em um episódio onde havia um homem capaz de prever a morte das pessoas, que ele morreria por asfixia auto-erótica.

Em “Bastidores”, o livro oficial da Série Arquivo-X, de Brian Lowry isso é abordado.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Os objetos que se encontravam no escritório de Mulder estão atualmente em exposição no Hollywood Entertainment Museum, em Los Angeles. O cartaz com a famosa frase “I Want to Believe” (Eu quero acreditar) tem que ser constantemente substituído, pois, de acordo com o museu, “eles querem acreditar que desaparecem misteriosamente”.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Arquivo X é uma série clássica, sendo considerada semelhante a outras séries, tais como: A Quinta Dimensão e Além da Imaginação, inclusive pelo seu público “bizarro”. A história assim como a das séries citadas, abordava frequentemente temas mais místicos, como satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo, e outros arquivos x sem explicações.

A clássica série cult dos anos 90 Twin Peaks foi uma grande influência para a criação da atmosfera obscura misturada com um toque surreal de drama e ironia dada a série. Alguns atores apareceram nas duas séries. Duchovny já havia aparecido travestido como uma agente da DEA (primeira imagem da montagem abaixo) e o personagem dele, Mulder, havia sido comparado com o também agente do FBI Dale Cooper, de Twin Peaks. Ambas as séries  são consideradas as mais influentes MindFucks da TV, e estarão de volta em breve.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Veja também: Twin Peaks | Série clássica está de volta em 2016

Os filmes All the President’s Men, Three Days of the Condor, Close Encounters of the Third Kind, Raiders of the Lost Ark, Rashomon, The Thing, The Boys from Brazil e JFK também foram citados como inspirações pelos produtores. O episódio “Triangle” teve o uso de planos contínuos inspirado em Rope, de Alfred Hitchcock.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Além deste, outros capítulos tiveram seus roteiros influenciados e foram base de outras grandes obras do cinema e da televisão. Arquivo X teve dois filmes, um em 1998 e outro em 2008.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!A história de “Arquivo X – O Filme” acontece entre o final da 5ª temporada e o início da 6ª, e foi lançado em 1998, dirigido por Rob Bowman. Já o segundo filme “Arquivo X – Eu Quero Acreditar” dirigido por Chris Carter, decorre após o final da última temporada e foi lançado em 2008. Por incrível que pareça, foi o de Carter que não agradou muito os fãs.

Além disso, Arquivo X fez tanto sucesso que originou um spin-off  Millennium”. E outra chamada The Lone Gunmen (Os Pistoleiros Solitários) focada nos três amigos de Mulder que investigam atividades secretas do governo norte-americano.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!A série já foi parodiada em Os Simpsons no episódio The Springfield Files e contou com a participação de David Duchovny e Gillian Anderson dublando seus próprios personagens.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

TRUSTNO1 é a senha do Macintosh de Mulder. No episódio A Besta Humana (da primeira temporada) é dito que John Edgar Hoover foi quem abriu o primeiro Arquivo X em 1946. Para quem não sabe Edgar Hoover foi, durante 48 anos, o chefe do FBI, a mais importante organização policial do mundo, que pertence aos EUA, sendo considerado seu patrono.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

William B. Davis (que interpreta o Canceroso) não é fumante. Os cigarros que ele usa em cena não possuem tabaco.

Arquivo X | Curiosidades sobre a série sci-fi mais aclamada da TV!

Nicholas Lea (que interpreta o agente Alex Krycek) fez todas suas cenas sem dublê. Vários integrantes da produção da série apareceram em episódios ou tiveram seus nomes usados.


Na cultuada série de TV, o criador, roteirista e diretor Chris Carter soube mesclar com perfeição, elementos de ficção científica com suspense. Arquivo X foi acolhida de uma forma assustadora pela crítica e pelo público, tornando-se um fenômeno internacional da cultura pop.

O tom conspiratório que mistura paranoia e terror encantou os telespectadores que são fãs de ficção científica. Muitos acompanharam fielmente os nove anos da saga e os dois filmes sobre a história. Sem contar as teorias da conspiração sobre o seu término, que são criadas pelos aficionados, diariamente.

Com a volta da série a caixa preta será reaberta e muitas curiosidades estão por vir, comente por aqui se lembrar de alguma que eu não citei. Eu quero acreditar que esse retorno será a peça que faltava. E você?

Confira a nossa última lista de curiosidades:
Curiosidades sobre a animação “Procurando Nemo” (2003)


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.