Top 10 – Julianne Moore

Muito além de um Oscar

Julie Anne Smith, conhecida como Julianne Moore, abocanhou nesse final de semana (22/02) o primeiro Oscar de sua carreira – de melhor atriz – no filme “Para Sempre Alice”, onde interpretou uma personagem com Alzheimer.

Mas se você pensa que essa foi sua primeira “marca” reconhecida no mundo do cinema – só porque essa foi laureada – pode ir se preparando para a maratona de filmes que vou recomendar.

Aos 54 anos – linda – a atriz norte-americana já fez papéis espetaculares e leva uma vida de Super-Mulher. Com mais de 50 filmes e muitos prêmios na bagagem. Julianne Moore, além de atriz, é embaixadora da E.U. da Save the Children, onde trabalha com crianças e famílias em áreas rurais, com foco em alfabetização e educação.

Filha de um juiz militar e de uma psicóloga, formada em arte dramática pela Universidade de Boston. Julianne Moore começou nas novelas da tarde, interpretando duas irmãs, que lhe renderam um Daytime Emmy em 1988. Em 1990, ela estreou na tela grande num dos segmentos de “Contos da Escuridão”. Em seguida apareceu em “A Mão que Balança o Berço” e gradualmente seus papéis foram melhorando.

Confira agora um TOP 10 dessa atriz brilhante – que ganhou seu primeiro Oscar – e que provou que o  prêmio não é o que a glorifica de verdade. Mas sim, suas atuações de primeira classe.

Veja também: Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015

1 – Fim de Caso (1999) Neil Jordan

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_1

Título original: The End of the Affair
(Indicada ao Oscar de melhor atriz)

Em 1946, o novelista Maurice Bendrix (Ralph Fiennes) encontra Henry Miles (Stephen Rea), marido de sua ex-amante Sarah (Julianne Moore). Maurice e Sarah tiveram um conturbado caso dois anos antes, até que, sem qualquer explicação, Sarah terminou o romance. O encontro reacende seu ciúme e ele tenta descobrir o motivo real da separação.

2 – Longe do Paraíso (2002) Todd Haynes

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_2

Título original: Far from Heaven
(Indicada ao Oscar de melhor atriz)

Nos anos 50, uma mulher leva sua vida dividida entre seu casamento, filhos e eventos sociais até descobrir um segredo sobre seu marido, que colocará em xeque todas as suas incertezas. Um retrato de tempos de ignorância e uma interpretação espetacular indicada a dezenas de prêmios

3 – Boogie Nights – Prazer Sem Limites (1996) Paul Thomas Anderson

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_3

(Indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante)

O filme fala sobre o auge da indústria de filmes pornô nos anos 70. E o papel de uma ex-dona de casa, que virou atriz pornô deu a Julianne sua primeira indicação ao Oscar e a colocou no mapa. outro grande filme de Paul Thomas Anderson.

Mas não foi só nos filmes indicados ao Oscar que ela brilhou.

4 –  Magnólia (1999) Paul Thomas Anderson

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_4

Uma obra-prima de Paul Thomas Anderson, um mosaico de personagens em busca de felicidade, perdão e sentido, Julianne tem um dos melhores personagens – que foi consagrado pela crítica – a esposa de um homem à beira da morte. O ponto comum entre toda essa gente? Todos vivem num bairro de Los Angeles, cortado por uma rua chamada Magnólia. E antes que este círculo de personagens se feche, o espectador se surpreende com o decorrer da história.

5 – O Preço da Traição (2010) Atom Egoyan

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_5

Título original: Chloe

Catherine (Julianne Moore) e David (Liam Neeson) ela uma médica, ele um professor, são à primeira vista, o casal perfeito. Felizes, com um filho adolescente talentoso, eles parecem ter uma vida idílica. Mas quando David perde um vôo e consequentemente sua festa de aniversário surpresa, Catherine começa suspeitar do marido. Colocando em cheque a sua fidelidade, ela decide contratar Chloe (Amanda Seyfried) uma acompanhante para seduzir David e testar sua lealdade.

6 – Ensaio sobre a Cegueira (2008) Fernando Meirelles

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_6

Título original: Blindness

Adaptação de Fernando Meirelles da obra-prima de José Saramago. Julianne destaca entre os personagens sem nome, como a mulher do médico, que é uma das únicas imunes à epidemia de cegueira que se abate sobre todo o planeta.

7 –  O Mapa do Mundo (1999) Scott Elliott

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_7

Título original: A Map of the World

Alice e Howard Goodwin se mudaram recentemente para Wiscosin, causando desconfiança entre a vizinhança logo em sua chegada. Entretanto, o casal se torna amigo de Theresa (Julianne Moore) e Dan Collins, também seus vizinhos, chegando até a servirem de babás de seus filhos. Alice então descobre que a filha de Theresa se afogou em uma lagoa próxima à sua casa, e as coisas começam a mudar completamente.

8 – A Cor de um Crime (2006) Joe Roth

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_8

Título original: Freedomland

Durante a madrugada, em um subúrbio de classe média de Nova Jersey, uma mulher ensanguentada aparece muda e estupefata no Centro Médico de Dempsy. Ela é Brenda Martin (Julianne Moore), que, após ser tratada contra choque e histeria, conta ao detetive Lorenzo Council (Samuel L. Jackson) o que lhe aconteceu.

9 – Os Esquecidos (2004) Joseph Ruben

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_9

Título original: The Forgotten

Kelly Paretta (Julianne Moore) é uma mulher atormentada com a morte de San, seu filho pequeno, em um acidente aéreo ocorrido há pouco mais de um ano. Por causa disto ela cada vez mais se afasta de seu marido, Jim (Anthony Edwards). Ao visitar o Dr. Munce (Gary Sinise), seu psiquiatra, ele lhe diz que seu filho nunca existiu e que ela inventou todas as lembranças que possui em relação a ele. Chocada, Kelly começa a procurar provas da existência de Sam entre seus pertences, mas tudo desapareceu. Acreditando estar enlouquecendo, Kelly consegue encontrar Ash Correll (Dominic West), o pai de outra criança que também foi vítima do acidente. Juntos eles tentam encontrar provas da existência de seus filhos e recuperar a sanidade.

10 – Pecados Inocentes (2007) Tom Kalin

top-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscar_10

Título original: Savage Grace

Barbara Daly Baekeland (Julianne Moore) é uma mulher bonita e carismática. Mas isso não é suficiente para apagar o abismo de classes existente entre ela e seu marido, Brooks (Stephen Dillane), o herdeiro da fábrica de plásticos Bakelite. Quando Tony (Eddie Redmayne), o único filho do casal, nasce, essa delicada relação desaba. Tony é visto pelo pai como um fracassado e, conforme amadurece, se aproxima da solitária mãe.


Menções Honrosas: no filme “As Horas”- de 2002 – ela foi indicada como melhor atriz coadjuvante – o filme não foi incluso na lista, por já ter sido incluso nessa AQUI. Julianne Moore ganhou 3 milhões pela atuação em “Hannibal”.


Julianne Moortop-10-julianne-moore-muito-alem-de-um-oscare é uma atriz estupenda e versátil, com uma filmografia diversificada, e mesmo nos seus piores filmes, ela dá o melhor de si em suas atuações.
O Oscar que ela levou para casa – não só foi merecido, como foi batalhado – durante muitos anos. E como você pode notar, ela é muito mais do que uma estrela do cinema glorificada por uma estatueta, é uma grande atriz, que sempre nos surpreende.

Espero que tenha gostado do top 10 – se não gostou, segue em frente… tem outras listas –
Lembrando sempre que: recomendações são bem vindas!

Veja também:
Top 10 – Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.