Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015

Ontem (22/02) foi a cerimônia do Oscar 2015, encerrando a temporada de premiações que vinha acontecendo. Entre os belos vestidos, as emoções e os momentos polêmicos, algo que se destacou foi a beleza e a força dos discursos dos premiados. Não só no Oscar, mas em cerimônias anteriores também.

Embora tenham sido ditas belíssimas palavras por profissionais de ambos os sexos, foram os discursos das atrizes que me deixaram muito emocionada. Por mais que estejamos no ano de 2015, não é todo dia que vemos mulheres subindo em palcos, recebendo prêmios e optando por discursar em prol de temas que precisam de voz – pelo menos, até agora.

Este ano, as atrizes fizeram com que o mundo as escutasse. E esses discursos valem a pena serem lembrados e passados adiante. Confira:

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Amy Adams – Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical:

“É maravilhoso que as mulheres, hoje em dia, tenham uma voz tão forte. Eu tenho uma filha de 4 anos e meio e sou muito grata a todas as mulheres aqui presentes; vocês falam com ela de uma forma tão alta. Ela assiste e vê tudo. Eu sou muito grata a todas as mulheres aqui presentes por terem essas vozes tão belas e encantadoras.”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Julianne Moore – Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama:

“Quando Lisa Genova escreveu esse livro, ela me contou que ninguém quis adaptá-lo para o cinema porque ninguém queria assistir um filme sobre uma mulher de meia-idade. Por isso eu quero agradecer as pessoas que fizeram este filme, James Brown e Lex Lutzus, Sony Classics, meus grandes amigos da Killer Films, este elenco maravilhoso e nossos cineastas, que em meio a sua própria crise, vinda de uma doença degenerativa – ALS – decidiram que queriam fazer este filme.”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Maggie Gyllenhaal – Globo de Ouro de Melhor Atriz em Minissérie:

“Tenho notado que as pessoas andam falando muito sobre a riqueza de mulheres poderosas na televisão ultimamente, e quando eu olho ao redor desta sala, para as mulheres que estão aqui, vejo que as performances que assisti este ano, na verdade, são de mulheres, por vezes, poderosas, e às vezes não. Às vezes sexy, e às vezes não. Às vezes honradas, e às vezes não. O que eu acho que é novo é a riqueza de mulheres reais na televisão e no cinema. Isso é o que eu acho que é revolucionário e evolutivo.”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Patricia Arquette – Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante:

“Você [Richard Linklater, o diretor de ‘Boyhood’] colocou em minhas mãos o papel de Olivia [nome da sua personagem no filme], uma mãe solteira e subestimada. Obrigada por lançar uma luz sobre esta e outras milhões de mulheres que são como ela. E obrigada por me permitir honrar a minha própria mãe com esta personagem tão linda.”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Joanne Froggatt – Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme:

“Eu recebi algumas cartas de pessoas que sobreviveram a abusos sexuais. Uma mulher se destacou entre as demais, dizendo que não sabia porque tinha escrito, mas que sentiu que, de alguma forma, queria ser ouvida. Eu gostaria de dizer que eu escutei você e espero que dizendo isso publicamente, de alguma forma, você sinta que o mundo também escutou sua voz.”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Emily Blunt – Critics Choice Awards de Melhor Atriz em Filme de Ação:

“É extremamente gratificante não ser uma donzela em perigo em um filme de ação, e eu serei para sempre grata pelo título de Megera de Ferro.”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Viola Davis – SAG Awards de Melhor Atriz em Série de Drama:
A atriz foi alvo de uma colunista do New York Times, que a comparou com a atriz Kerry Washington (protagonista da série “Scandal”), chamando-a de “mais velha, de pele escura e menos classicamente bonita”. Quando recebeu o prêmio, seu discurso foi certeiro:

“Quando eu conto histórias para minha filha à noite, inevitavelmente, algumas coisas acontecem. Número um: eu uso a minha imaginação. Eu sempre começo com a vida, e então eu crio a história a partir daí. E a outra coisa que acontece é que ela sempre diz: ‘Mamãe, você pode me colocar na história? E, sabe, ela começa a partir do topo. Muito obrigada aos criadores da série e aos executivos da ABC por pensarem que uma mulher misteriosa, sexualizada e desarrumada poderia ser uma afro-americana de 49 anos com a pele escura que se parece comigo.”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Jessica Chastain – Critics’ Choice Awards de Mais Valiosa Atriz:

“Hoje é o aniversário de Martin Luther King Jr., e isso me fez pensar sobre a necessidade de construir a força da diversidade em nossa indústria e nos mantermos unidos contra a homofobia, sexismo, misoginia, anti-semitismo e racismo. Eu sou otimista e posso não conseguir ajudar tanto, mas me sinto esperançosa sobre o futuro do cinema, especialmente olhando para todas as pessoas nesta sala. Martin Luther King Jr. disse, ‘Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam’. Eu gostaria de encorajar a todos nesta sala a falar o que pensam. Obrigada.”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Patricia Arquette – Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante:

“Aos meus heróis, voluntários e especialistas que me ajudaram a trazer saneamento ecológico para o mundo em desenvolvimento com o GiveLove.org. Para cada mulher que deu a luz, para cada contribuinte e cidadão deste país, temos lutado pela igualdade de direitos de todos. É a nossa hora de ter igualdade salarial de uma vez por todas, e direitos iguais para as mulheres nos Estados Unidos da América!”

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015Juliane Moore – Oscar de Melhor Atriz Principal:

“Não existe essa coisa de “melhor atriz”, e isso é comprovado pelas performances das minhas colegas que também foram indicadas. Eu tenho a honra de estar entre vocês a cada passo da minha carreira. Eu sou grata por isso e grata pela oportunidade de estar aqui em cima para agradecer às pessoas que amo. […] Eu estou tão feliz – estou muito feliz, na verdade, por termos sido capazes de lançar uma luz sobre a doença de Alzheimer. Muitas pessoas com esta doença se sentem isoladas e marginalizadas, e uma das coisas maravilhosas sobre filmes, é que eles nos fazem ser vistos e não nos sentimos mais sozinhos. As pessoas com a doença de Alzheimer merecem ser vistas para que possamos encontrar uma cura.”

Não são todas as premiações de 2015 que estão aí, selecionei alguns discursos que achei realmente fortes e incluí, mas se você acha que está faltando algum que fará diferença, poste nos comentários que com certeza será incluído!

Who run the world?
Girls!

Discursos marcantes de mulheres durante premiações em 2015

Leia mais Textões da Louise

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.