Top 10 – Audrey Tautou

Muito além de Amélie Poulain

Audrey Tautou, a adorável francesa de 36 anos, conhecida mundialmente por sua personagem Amélie Poulain, é muito mais do que o sucesso de um filme. Nasceu em Puy-de-Dôme, localidade de Auvergne e foi criada em Montluçon. Seu pai era dentista e sua mãe professora. Se interessou pela comédia ainda pequena e começou a ter aulas de atuação na escola de alto prestígio Corus Florent.

  • Seus atores preferidos: Meryl Streep, Paul Newman, Juliette Lewis, Jodie Foster e Julianne Moore.
  • Seus autores preferidos: Victor Hugo, Oscar Wilde, Paul Auster, e Timothy Zahn.
  • Seus poetas favoritos são: Charles Baudelaire e Tristan Tzara.
  • Curiosidade: ela tira fotos de cada repórter que a entrevista e as mantêm em um livro de colagens.

Antes que questionem o título, vou esclarecer que não, eu não tenho nada contra Amélie. Apenas acho que as pessoas se prendem muito a essa atuação da Audrey Tautou, ao estereótipo da personagem e por tal motivo se esquecem de buscar mais.

Com uma bagagem cultural maravilhosa, dominando várias línguas, Audrey Tautou já participou de mais de 30 produções, entre tv, longas e curtas-metragens. Desde que a conheci verdadeiramente como atriz, tenho total certeza de que Hepburn não foi a única Audrey que nasceu para atuar.

Tendo em vista isso, preparei uma lista com 10 filmes que provam que Audrey Tautou é muito mais do que Amélie, e que seus filmes são tão cativantes quanto seus olhos grandes e expressivos. Vamos ao que interessa: o Top 10!

Menções Honrosas:O Fabuloso destino de Amélie Poulain” e “O Código da Vinci” não serão inclusos nesse top 10, pois eles já são reconhecidos mundialmente, e meu intuito é apresentar atuações não tão conhecidas dela para você. O que não minimiza a atuação fantástica dela nos dois, que eu já assisti e super recomendo.

1. Bem Me Quer, Mal Me quer (2002) – Laetitia Colombani

Top 10 – Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain
Título original: À la folie… pas du tout
Personagem: Angélique

Angélique (Audrey Tautou), uma artista plástica apaixonada pelo médico Loïc (Samuel Le Bihan), que vai te envolver em uma história de amor vista de outro ângulo. Um filme onde as pessoas sempre pecam na sinopse, tirando o saborear da trama e dando spoilers desmedidos. Ele está na minha lista de favoritos, e foi uma das atuações mais fantásticas que já vi de Audrey Tautou (e olha que é complicado escolher um favorito dela, mas sem dúvida alguma esse é o meu).

2. Coisas Belas e Sujas (2002) – Stephen Frear

Top 10 – Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain
Título original: Dirty Pretty Things
Personagem: Senay Gelik

(ESSE FILME ESTÁ DISPONÍVEL NO NETFLIX)

Em Londres um nigeriano, Okwe (Chiwetel Ejiofor), que trabalha como motorista de táxi de dia e à noite é o recepcionista do Baltic, um pequeno hotel. Numa noite, ao vistoriar o quarto 510, repara que o vaso sanitário estava entupido e toma um choque ao saber o motivo do entupimento: um coração humano. Ele pensa em delatar o caso para a polícia mas recua, pois Okwe está ilegal na Inglaterra. Ele só confia realmente em uma pessoa, Senay (Audrey Tautou), uma turca que trabalha no Baltic como camareira. Senay não poderia trabalhar em lugar nenhum, pois ela entrou com um pedido para legalizar sua permanência e enquanto a imigração não toma uma decisão não pode ter emprego. Com isso ambos estão em uma situação muito vulnerável, envolvendo até tráfico de órgãos.
– Um filme que te faz pensar como é dura a vida de um imigrante ilegal, os tipos de humilhações que essas pessoas sofrem na busca por uma vida melhor.

3. Therese D. (2012) – Claude Miller

Top 10 – Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain

Título original: Thérèse Desqueyroux
Personagem: Thérèse Larroque – épouse Desqueyroux

Uma mulher infeliz no casamento se esforça para se libertar das pressões sociais e de sua entediante vida suburbana. Baseado na obra homônima de François Mauriac. E também o último filme de Claude Miller.

 Veja também: 5 filmes que podem te ajudar a entender a importância do feminismo

4. Voyous Voyelles (1999) – Serge Meynard

Top 10 – Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain

Título original: Voyous voyelles
Personagem: Anne-Sophie

Um dos filmes de Tautou mais aclamados na França. Um drama (até para conseguir baixar, não sei nem se o lado negro da internet pode te ajudar nessa, mas vale a tentativa).

Léa e Aurélie são irmãs. O pai sumiu de casa e a mãe agora tem um caso com o policial que faz a ronda no bairro. Já Anne-Sophie (Audrey Tautou) diz à mãe que vai esquiar, mas na realidade vai morar com o namorado, mas é surpreendida ao chegar em sua nova casa. As três garotas um dia se conhecem e entre elas nasce uma cumplicidade. Identificadas pela experiência amarga com os homens, elas se unem para se vingar de todos em geral, até o dia em que o jogo não é mais um jogo.

5. Na Boca, Não! (2003) – Alain Resnais

Top 10 – Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain
Título original: Pas sur la bouche
Personagem: Huguette Verberie

Um próspero industrial de metalurgia, Georges Valandrey, é casado com Gilberte e acha que é seu primeiro homem. Gilberte esconde-lhe que já havia sido casada, com o americano Eric Thomson e que quebrou seus votos porque este não suportava ser beijado na boca. Por um conjunto de circunstâncias extraordinárias, George convida Eric para o jantar para tratarem de negócios.

Spoiler fofo: Audrey cantando no filme.

6. O Bater de Asas da Borboleta (2000) – Laurent Firode

Top 10 – Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain
Título original: Le battement d’ailes du papillon
Personagem: Irène

A teoria do caos em uma versão francesa menos apelona que as continuações de efeito borboleta. Em Paris, um secretário de igreja nascido em 1977 escuta seu horóscopo no caminho do trabalho: hoje deve encontrar o grande amor de sua vida, mas terá de ser paciente. Antes que o dia termine, 20 vidas se cruzam em um caminho imprevisível e fatalmente ligado, mostrando que pequenas mudanças podem afetar a histórias de muitas pessoas.

7. Uma doce mentira (2011) – Pierre Salvadori

Top 10 - Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain
Título original: De vrais mensonges
Personagem: Émilie Dandrieux

Numa manhã de primavera, Emilie (Audrey Tautou) recebe uma linda carta de amor anônima. Sua primeira reação é jogar a carta no lixo. Mas ela vislumbra uma forma de salvar sua mãe, uma mulher triste e isolada desde a partida de seu marido. Sem pensar muito, ela envia a carta para a mãe, sem imaginar que seu gesto desencadeará uma série de desentendimentos, criando situações fora de controle.

8. A Delicadeza do Amor (2011) –
David Foenkinos & Stéphane Foenkinos

Top 10 - Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain
Título original: La délicatesse
Personagem: Nathalie Kerr

(ESSE FILME TAMBÉM ESTÁ NO NETFLIX)

Nathalie (Audrey Tautou) é uma jovem que tem um casamento perfeito e leva uma vida tranquila. Contudo, quando um acidente muda sua vida de cabeça para baixo, ela decide se dedicar ao trabalho e deixa de lado seus sentimentos. Isso é claro, sem imaginar que o amor a surpreenderia.

9. A Espuma dos Dias (2013) – Michel Gondry

Top 10 - Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain
Título original: L’écume des jours
Personagem: Chloé

Baseado no livro homônimo, uma experiência incrível nas folhas e nas telas. Um dos filmes que te faz rir e chorar na mesma proporção, ou seja, sem medidas. Colin (Romain Duris) é um homem rico e despreocupado, que nunca precisou trabalhar. Tímido, ele nunca teve muito sucesso com as mulheres, até ser apresentado a Chloé (Audrey Tautou) durante uma festa. Um encontro que mudou a vida dos dois para sempre. E um livro que mudou a minha também.

10. Coco Antes de Chanel (2009) – Anne Fontaine

Top 10 - Audrey Tautou | Muito além de Amélie Poulain
Título original: Coco avant Chanel
Personagem: Gabrielle ‘Coco’ Chanel

Cinebiografia que mostra a juventude da estilista Chanel e sua fase de aprendizado, além de sua infância no orfanato, o começo de sua vida como modista antes da glória e seus primeiros sucessos. Uma vida cheia de amores e desaforos, intuição e ousadia, muitas verdades ou apenas fantasias são promessas para o documentário. Audrey Tautou conseguiu se desfazer do estereótipo construído em Amélie, adotando uma postura indiferente, curiosa e desconfiada de Coco Chanel.

O segundo filme mais aclamado da atriz encerra essa pequena lista.


Espero que tenha gostado das recomendações desse Top 10, lembrando que sempre faltará um filme ou outro em uma lista, por questão da seletividade. Mas fique a vontade para recomendar outros filmes da atriz, e comentar o que achou dos filmes indicados quando os assistir.

Veja também: Jared Leto no Cinema | Muito mais que um rostinho bonito


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.