Jared Leto no Cinema

Muito mais que um rostinho bonito

O ator americano, vocalista da banda 30 Seconds to Mars e escolhido para ser o novo Coringa no filme Esquadrão Suicida, é muito mais que um rostinho bonito. Sua história de vida é interessantíssima, assim como sua carreira cinematográfica que está recheada de ótimas atuações.

Infelizmente quando se fala em Jared Leto, as pessoas notam primeiro a sua beleza, e depois falam sobre sua carreira como cantor. Mas esquecem-se de comentar sobre seu talento como ator, que não é pouco, diga-se de passagem. Subestimado por ser cantor de banda “teen“, ele surpreende demais nas telonas.

Mas, quem é Jared Leto? Qual sua história de vida? Onde e quando ele começou a atuar?
Isso e mais um pouco, você descobrirá aqui!

Jared Leto teve uma vida muitJared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa épocao simples e não viveu por muito tempo no mesmo lugar. Abandonado pelo pai quando criança e criado por sua mãe, ele também foi adotado por um médico italiano e só então assumiu o sobrenome Leto. Seu pai biológico teve outros dois filhos e faleceu depois de passar anos na cadeia. Ele morou no Haiti, no Alasca e em vários outros estados norte-americanos. Teve uma adolescência um tanto que rebelde, abandonando a escola e sendo preso por um motivo que ainda não foi esclarecido. Sonhando em ganhar o mundo, saiu de casa muito jovem para ganhar a vida sozinho.

Em 1992 mudou-se para Los Angeles procurando uma oportunidade na vida de ator, sem dinheiro nenhum, chegando a morar num abrigo, conseguiu papéis pequenos em dois episódios da série Camp Wilder. Mas apenas dois anos depois conseguiu seu primeiro papel: Jordan Catalano, na série My So-Called Life, conhecida no Brasil como “Minha Vida de Cão (série que passou no Multishow). Depois dessa aparição, Jared se tornou conhecido nacionalmente. Infelizmente a série foi cancelada na primeira temporada, mudando novamente os rumos da vida do jovem ator.

Todo mundo conhece sua banda (ao menos eu acho), mas agora chegou a vez de conhecer uma lista de filmes que mostram que Jared Leto, é muito mais do que um vocalista bonito:

Colcha de Retalhos (1995) – Jocelyn Moorhouse

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Histórias costuradas que nos trazem um drama incrível. Jared teve um papel pequeno, mas de grande importância no filme. Ao lado da belíssima e talentosíssima atriz Winona Ryder, este é considerado seu primeiro filme (as datas podem até confundir, mas é só pela questão de lançamento).

Traição Fatal (1994) – Ralph Bakshi

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Em 1996, sua carreira começou a deslanchar. Jared dessa vez ganhou destaque na mídia como o protagonista Michael. Um drama forte e intenso, muito bem dirigido, que nos traz os problemas enfrentados pela gravidez e casamentos prematuros de jovens despreparados, e uma estrutura para a vida cheia de compromissos e proibições. Alicia Silverstone foi a musa da vez, brilhando tanto quanto o ator no longa.

Tempos de Rebeldia (1996) – David Keating

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Um jovem não sabe que rumo seguir na vida e sua família não ajuda muito, já que seu pai é um ator dedicado e sua mãe acredita ser descendente de uma família nobre da Irlanda. Apesar de tudo, ele tenta impressionar duas garotas, mas com tudo isso, sua missão fica meio complicada. Ricci de “A Família Addams” e Byrne de “Adoráveis Mulheres” estão no elenco deste filme, ao lado de Jared.

Lenda Urbana (1998) – Jamie Blanks

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Jared foi um dos personagens principais neste longa que conta a história de uma série de crimes inspirados em assassinatos do passado assolam uma localidade.

Réquiem para um Sonho (2000) – Darren Aronofsky

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Jared passou a ser conhecido mundialmente por este filme, que confesso estar entre meus favoritos. “Requiem for a Dream” é um dos filmes mais brilhantes (atuais) que já vi. Na trama ele interpreta um jovem viciado em drogas que tem a sua vida revolucionada pelo uso das substâncias. Para interpretar “Harry“, Jared perdeu 20 quilos e chegou a negar sexo à sua namorada (Cameron Diaz, na época) para não ganhar massa muscular. Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheias de sonhos. São poucos filmes que me abalaram tanto quanto este, e poucas atuações que me impressionaram tanto.

Alexandre (2004) – Oliver Stone

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Foi nesse longa que Jared encarou um desafio: o de interpretar Hephaestion, o par amoroso de Alexandre, interpretado por Colin Farrell. Mais tarde, em entrevista, Colin referiu que Jared fazia qualquer homem duvidar de sua heterossexualidade, devido sua genial interpretação. Um filme que gerou polêmica, além de homofobia, por retratar a homossexualidade de Alexandre, ou apenas sua liberdade sexual. O que é de se espantar, sendo que um pouco de conhecimento é o suficiente para lembrar que homens da civilização grega tinham costume de se relacionar com outros homens, e isso era bem aceito na sociedade da época. Tanto que Hefestion foi um grande amor na vida de Alexandre, segundo inúmeras fontes. O filme apenas foi lá e retratou o que realmente acontecia e ficava encoberto entre os panos.

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

O Senhor das Armas (2005) – Andrew Niccol

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Neste filme, Jared contracenou com Nicolas Cage e desempenhou o papel de Vitaly Orlov, um dos personagens principais da trama que conta a história de Yuri Orlov, um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra.

Capítulo 27 – O Assassinato de John Lennon (2007) – J.P. Schaefer

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Drama biográfico que descreve a vida de Mark David Chapman, momentos antes de ele se tornar mundialmente conhecido como o assassino do Beatle John Lennon. Chapman atirou em Lennon em frente ao apartamento do músico (o edifício Dakota) em Nova York, em 8 de dezembro de 1980. Jared ganhou quase 30 quilos para interpretá-lo, mas recuperou seu peso normal em semanas. Entretanto, o sacrifício rendeu-lhe problemas. Por causa da perda radical de peso com o término das gravações, Jared foi diagnosticado com gota.

Sr. Ninguém (2009) – Jaco Van Dormael

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Um dos filmes mais “poéticos” do ator. Em um futuro não muito distante, Nemo Nobody, interpretado por Jared Leto, tem 118 anos e é o último mortal a conviver com as pessoas imortais. Durante esse período, ele relembra os seus anos, paixões e deslumbres. A maquiagem feita para interpretar Nemo deixa Jared irreconhecível. O filme mostra várias fases de sua vida, e nos transporta para um mundo de fantasia, de onde eu particularmente quase nem quis sair.

Clube de Compras Dallas (2013) – Jean-Marc Vallée

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época

Um dos filmes mais destruidores de 2013, que conta a história de Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e criou uma operação de tráfico de remédios alternativos, na época ilegais. Foi impressionante como Jared se doou integralmente ao personagem (coadjuvante) e superou as expectativas do público, mais uma vez emagrecendo absurdamente para o papel, como você pode observar na foto abaixo:

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época
Não sou de julgar um filme pelo Oscar conquistado, mas se teve uma atuação que mereceu a estatueta que recebeu nos últimos anos, foi a de Jared Leto. Que não só levou o Oscar para casa, como levou aplausos de uma multidão.

Jared Leto no Cinema | Grandes momentos de um dos maiores atores da nossa época


Depois de todas essas provas de que ele é um ator sensacional, infelizmente ainda existem muitas pessoas que o limitam a sua banda, e até mesmo a sua aparência. Sem nem procurarem saber sobre sua carreira e notarem sua bela interpretação. Jared Leto, é sem dúvidas um dos maiores talentos no cinema “de nossa época”. Suas interpretações são fabulosas, e ele consegue fazer o que muitos atores consagrados nunca conseguiram: roubar a cena nas telonas. Muito além da aparência (para o pesar das inimigas) com seus 42 anos (pasme) ele continua a surpreender no mundo da atuação, interpretando papéis sempre fortes e superando suas próprias barreiras.

Não me considero a maior fã de Jared Leto, nem de sua banda, mas o admiro de uma forma que admiro poucos atores atuais, e observo há longos anos seu grande talento, como muitos não conseguem por se ligar aos estereótipos da mídia.

Adendo: ele atuou em outros filmes, tais como o consagrado Clube da luta, Psicopata Americano, Garota Interrompida, entre outros . Entretanto, preferi mostrar seus maiores destaques no cinema, para que você possa avaliar seu crescimento como ator e para que as pessoas pensem fora da caixinha em relação as suas interpretações. Sem contar que o filme terá chance de entrar em outras listas, e não destacou apenas ele.

jared-leto-no-cinema

Menção honrosa: Jared, também atuou fabulosamente em O Quarto do Pânico, 2002 – Dirigido por David Fincher.

Todos esperam ansiosos pela sua atuação como Coringa (inclusive eu).

Espero que tenha gostado dessa lista, que também é uma pequena biografia. Comente aqui quais são suas expectativas quanto a interpretação de Jared Leto em “Esquadrão Suicida”, e não se esqueçam de conferir essa matéria destruidora sobre o filme:

Esquadrão Suicida | Conheça o elenco oficial do filme

Até mais, e não se esqueça de uma coisa: conheça sempre o conteúdo, antes de julgar um livro pela capa!

Veja também: David Bowie no Cinema


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.