As garotas exemplares por trás do filme “Garota Exemplar” (2014)

3 anos atrás ( 16/01/2015 )

Em 2012, quando o romance de Gillian Flynn, Garota Exemplar, começou a fazer sucesso, Reese Witherspoon estava de olho nos seus direitos (caso você não saiba, ela é co-fundadora da empresa cinematográfica Pacific Standard, que comprou os direitos de “Garota Exemplar” em 2012). O filme é protagonizado pelo casal Nick e Amy, interpretados por Ben Affleck Rosamund Pike.

Ué, mas Reese Witherspoon tem a mesma idade, as mesmas características, já estava envolvida com o projeto desde 2012 e também é atriz, por que não interpretou a Amy?

As garotas exemplares por trás do filme "Garota Exemplar" (2014)

Na verdade, ela realmente tinha intenções de conseguir o papel de Amy. Witherspoon assinou como produtora do filme desde o início, mas a parte da atuação seria resolvida mais tarde com o diretor do longa. A atriz revelou que tudo se resolveu com uma conversa franca que teve com o diretor David Fincher:

“Sempre que David Fincher diz que quer um projeto, é só sentar e dizer: ‘Faça o que quiser.’ Tivemos uma longa conversa em que ele me disse ‘Você não é a escolha certa para ele [o papel]. E é por isso.’ E eu, na verdade, concordei completamente com ele.”

A parte mais surpreendente disso é que, embora mídia seja apaixonada por histórias sobre as mulheres brigando ou disputando entre si, em nenhum momento Rosamund Pike teve que “disputar” ou “derrotar” Reese Witherspoon para ganhar o papel. A britânica foi escolhida entre outras talentosas atrizes que fizeram os testes, claro, como Natalie Portman, Emily Blunt, e outras. Mas no caso de Reese Witherspoon, não houve nenhum tipo de teste entre as duas. Reese tomou a decisão com Fincher e apoiou Pike desde o primeiro dia no set.

As garotas exemplares por trás do filme "Garota Exemplar" (2014)

Quando chegou o momento em que os abutres cercaram Witherspoon em busca de lágrimas, indícios de inveja ou indignação contra Pike ou Fincher, sua resposta foi inesperadamente incrível: Reese, além de confirmar sua posição de produtora em Garota Exemplar, assumiu a produção e o papel de Cheryl, a protagonista do longa “Livre” (2014), dirigido por Jean-Marc Vallée.

As garotas exemplares por trás do filme "Garota Exemplar" (2014)

Reese Witherspoon, na verdade, conquistou muito. Quando ela fundou a Pacific Standard, junto com a produtora australiana Bruna Papandrea, foi em situação de desespero. O ano era 2012, e Reese passava por uma série de reuniões com estúdios que só faziam deixá-la mais frustrada por não terem uma resposta satisfatória para a simples pergunta: “Qual projeto está em desenvolvimento para as mulheres?”

“Apenas um estúdio, literalmente, mostrou um projeto com uma protagonista feminina acima de 30 anos. E eu pensei comigo mesma: eu tenho que trabalhar! Após essas reuniões, senti um vazio muito grande. Minha filha tinha 13 anos, e eu queria que ela assistisse filmes com protagonistas mulheres, heroínas e histórias de vida. Eu liguei para o meu agente e disse: ‘Eu preciso de um parceiro de produção, e eu realmente quero alguém respeitado, que tenha experiência em desenvolvimento e no set.” E cá estamos, dois anos depois, com Garota Exemplar (2014) e Livre (2014) colecionando elogios, críticas positivas e prêmios.

As garotas exemplares por trás do filme "Garota Exemplar" (2014)

Bruna Papandrea e Reese Witherspoon.

A melhor parte? Rosamund Pike e Reese Witherspoon não só foram indicadas ao Globo de Ouro 2015, como também estão concorrendo lado-a-lado ao Oscar 2015. Isso é o que eu chamo de garotas exemplares!

Eu não consigo expressar em palavras o que sinto ao saber que mulheres estão conquistando o espaço que lhes é negado. Reese Witherspoon poderia ter voltado para casa, chorado no banho e se entupido de sorvete para acalmar a tristeza de se sentir desvalorizada no mercado de trabalho, mas ao contrário, ela correu atrás do que acreditava e fundou a própria empresa. Decidida e forte, ela encontrou os projetos que queria e seus filmes com protagonistas femininas figuram entre os melhores da nossa época. Reese Witherspoon é importante.

As garotas exemplares por trás do filme "Garota Exemplar" (2014)

Reese Witherspoon, Rosamund Pike e Bruna Papandrea.

Leia mais Textões da Louise


© 2017 Proibido Ler | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro & Baruch Vitorino