Master System | 5 jogos inesquecíveis do console da SEGA
in

Master System | 5 jogos inesquecíveis do console da SEGA

Relembre alguns jogos que marcaram a vida desse clássico dos videogames

Lançado no Japão em 1986, com o nome de “Sega Mark III”, o Master System não era um concorrente forte para o já consolidado Nintendinho. Um dos problemas tem relação com a exclusividade que a Nintendo tinha junto às produtoras de games, fazendo os lançamentos do Master System depender exclusivamente da própria SEGA para desenvolvimento dos jogos.

O Master System chegou em setembro de 1989 ao País, iniciando a longa parceria da SEGA com e a TecToy. Nos primeiros anos de lançamento, a então fabricante de brinquedos eletrônicos brasileira, produziu 89 mil unidades do Master System e faturou cerca de 66 milhões de dólares.

Ao final dos anos 90, cerca de 280 mil unidades do console estavam espalhadas pelo Brasil inteiro. Era a maior base do Master System no mundo. Muito disso, se deve ao investimento pesado da TecToy em publicidade e em outros serviços como a “Hot Line” (o serviço que você ligava para obter dicas sobre alguns jogos) e um programa chamado “Master Dicas”, que passava na extinta “Sessão de Aventura” da Rede Globo.

Master System | 5 jogos inesquecíveis do console da SEGA

O Master System também fez muito sucesso na Austrália e Europa. Tanto é, que o videogame foi lançado no velho continente em setembro de 1987 e só foi descontinuado em 1996, tudo isso por causa do suporte da Sega Europeia. Enquanto a norte-americana descontinuou o Master System em 1992.

Para relembrar o sucesso do Master System, apresento abaixo cinco jogos inesquecíveis do console.

Alex Kidd in Miracle World

No planeta Aries, vivia um menino chamado Alex Kidd, que durante sete anos, morou no Monte Eterno estudando Shellcore, uma antiga arte marcial que ensinava as pessoas a serem as mais fortes do mundo. Certo dia, ao deixar o Monte Eterno para ir à sua terra natal, ele encontrou um ser que lhe disse que a cidade de Radactian corria um grande perigo. Antes de exalar o último suspiro, o homem deu a Alex o fragmento de um mapa e um medalhão feito com um pedaço da Pedra do Sol.

Basicamente um jogo de plataforma, que também incorpora estratégia e interpretação, o jogador deve terminar os níveis e superar os obstáculos e cenários em uma atmosfera 2D. Sua principal habilidade é o soco, que pode ser usado para atacar inimigos, quebrar certos tipos de pedras para abrir blocos, acessar novas áreas e coletar dinheiro. Ao longo dos 11 estágios, Alex Kidd enfrenta muitos monstros, além dos três capangas de Janken, o Grande, antes de enfrentar o próprio.

Castle of Illusion

Em “Castle of Illusion”, Mickey Mouse parte para o terrível castelo da bruxa Mizrabel, a fim de salvar Minnie Mouse. Para chegar ao tenebroso castelo, Mickey terá que atravessar grandes cenários como a floresta e a terra ocupada por brinquedos com vida própria. Embora o “Castle of Illusion” seja, basicamente, um jogo de ação em plataformas, nem tudo aqui se dá em ambientes bidimensionais.

Entre os saltos e arremessos tradicionais do personagem, Mickey por vezes terá também confrontar inimigos e realizar puzzles deslocando-se em todas as três dimensões. São caminhos espinhosos e chefes estilo jack in the box prontos para pegar jogadores incautos. O game apresenta uma aventura que pode parecer simples, mas é bem complexa, pois “Castle of Illusion” prolonga um pouco as coisas, dando mais objetivos a serem cumpridos por Mickey.

Jogos de Verão (California Games)

Os jogos de verão te levam ao sol das praias de toda a costa californiana, encarando os esportes mais radicais do mundo. Portado dos PC’s, o jogo tem gráficos e jogabilidade melhores que sua versão original, com sprites mais detalhados, com cenários mais coloridos e ricos. Prepare-se para entrar no mundo esportivo, dispute todos os títulos e consagre-se o supercampeão californiano.

Dispute com seus amigos em até 8 players por turnos de quem é o melhor nos mais variados esportes disponíveis na calorosa e descolada Califórnia dos anos 80. No game, o jogador pode fazer diversas coisas, como manobras de skate no half pipe, andar de patins ou BMX desviando de obstáculos, jogar discos de frisbee em 2 players simultâneos ou até mesmo competir nas embaixadinhas. 

Out Run

“OutRun” é um jogo de corrida originário dos fliperamas, levando-o para uma experiência de corrida marcante dos anos 90. Prepare-se para o melhor passeio da sua vida, mas fique alerta, a pista pode parecer fantástica, mas nessas intensas velocidades qualquer coisa pode se transformar em uma zona de perigo.

O jogador pode correr em terrenos variados em uma Ferrari por uma série de pistas curtas. Em cada seção, há uma bifurcação na estrada, permitindo ao jogador escolher em qual direção ele deseja seguir, precisando completar cinco seções da pista no total, das quinze presentes no jogo. Encare este desafio das pistas mais marcantes da época e seja o campeão de “OutRun”.

Black Belt 

O clássico jogo de karatê traz um cenário pós-guerra nuclear, em que os bandidos parecem estar recebendo o melhor das coisas. Usando todos seus conhecimentos de luta para tentar restaurar a ordem em um mundo caótico. Em cada rodada, o jogador deve lutar contra um bando de inimigos, e depois contra o seu devido líder.

O jogador assume o controle de um artista marcial chamado Riki, que decide resgatar sua namorada Kyoko de seu rival, Wang. O game é composto de seis estágios de rolagem lateral nos quais Riki deve se manter vivo contra os desafios que aparecem em seu caminho. O jogo foi inspirado nas histórias do mangá “Hokuto no Ken”.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe uma resposta

    One Ping

    1. Pingback:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    Loading…

    0

    Summer Game Fest | Veja tudo o que rolou no evento

    Minecraft anuncia novo update de 'Cave & Cliffs'

    Minecraft anuncia novo update de ‘Cave & Cliffs’