Beat’em ups

Jogos que foram febre nos anos 90

Hoje trazemos para você uma matéria especial no quesito “nostalgia”. Vamos separar alguns dos melhores jogos no estilo Beat’em ups (explicaremos adiante o que significa) dos anos 90 que, com certeza, você deve ter jogado em algum fliperama ou vídeo game da era de ouro, os de 16-bits!

Beat’em ups são aqueles jogos conhecidos como os de “bater e andar” ou os de “brigas de rua”. São jogos focados no combate a corpo com vários inimigos ao redor. Geralmente esses jogos se desenrolam em cenários urbanos, onde a trama gira em torno do combate ao crime ou na vingança do protagonista, embora tenha outros temas e cenários mais fantasiosos e históricos. A maioria dos jogos eram feitos em duas dimensões, com vários planos de movimentações, os mais recentes são feitos em 3D. Este gênero de jogo fez muito sucesso, pois eram os que davam para jogar em cooperação naquela época.

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

O final dos anos 80 e início dos anos 90, deram partida à era de ouro dos beat’em ups. Tudo começou com o Double Dragon, onde as fases foram alongadas em caminhos lineares, que o jogador ou os jogadores teriam de atravessar, combatendo vários inimigos ao longo do caminho até chegar no final, onde encontravam o chefão/chefe/meste, como você preferir! Dois marcos principais que utilizaram esta aproximação eram Double Dragon e Final Fight; ambos jogos criaram privilégios que ainda sobrevivem até hoje, enquanto um pouco do rolamento mais popular de jogos de luta do fim do anos 80 a meados dos anos 90 utilizou a mesma aproximação de jogabilidade. À essa altura, o rolamento de lado era uma das espécies mais populares de jogos arcade.

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Esses jogos não fizeram sucesso só nos arcades (flipemaras), mas também nos consoles de 16-Bits, como Mega Drive e Super Nintendo, porém quando os jogos versus, mais conhecidos como jogos de lutas começaram a fazer sucesso, deu início ao declínio dos beat’ em ups. Só que essa é uma outra história, vamos ao que interessa! Abaixo, separamos alguns dos melhores games no gênero, só que quem vai falar um pouco sobre alguns deles é nosso amigo e especialista em jogos clássicos Celso Affini do canal do Youtube Defenestrando Jogos!

 Double Dragon

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Em 1988 cheguei na casa de veraneio de minha família na Praia Grande e como era de praxe, pedi dinheiro para minha mãe para tomar um sorvete, sendo que na verdade iria direto para o Fliperama que era ali pertinho e para minha surpresa ao entrar lá uma nova maquina ali estava. Com um música alta e ao chegar mais perto olhando sobre alguns ombros vi personagens grandes que pegavam seus inimigos pelo cabelo, arremessavam facas e usavam tacos de beisebol para acabar com os inimigos, quando os amigos que jogavam perderam a ficha, uma tela titulo surgiu com uma música que ainda vive em minha cabeça e o nome do jogo era DOUBLE DRAGON. Um dos jogos que mais me marcou pois até aquela data estava acostumado apenas com jogos simples, tipo Rally X, Pac-man, Galaga e outros que eram bem mais simples.

Em 1987 aconteceu a revolução nos beat´n up com a chegada desse jogo emblemático ele e o primeiro que dispunha do co-op ou melhor dizendo, dois jogadores simultâneos. O que revolucionou tudo a partir do sucesso desse jogo, lembrando que Kung Fu Master foi o primeiro Beat´n up seguido de muitos outros como RENEGADE que também foi criado por Yoshihisa Kishimoto também criador de Double Dragon e o mais curioso que esse jogo e todo baseado na vida e no último filme de Bruce Lee, Operação Dragão. Se não lembram os nomes dos personagens são Billy e Jimmy LEE e não só isso a maioria dos inimigos como Willians, Ropper e Bolo que virou ABOBO eram referências de personagens do filme de sucesso de um dos maiores artistas marciais de todos os tempos.

O diretor do jogo, Yoshihisa Kishimoto, alegadamente concebeu sua idéia inicial para Double Dragon em torno da data de 20 de julho de 1986, no 13 º aniversário da morte de Bruce Lee. As artes marciais fictícias praticadas pelos irmãos Lee é chamado Sousetsuken ou “Punho de Intercepção Gêmea”, que é descrito como uma combinação do templo de Shaolin (Kung Fu, Karatê e Tai Chi Chuan). O nome é derivado da própria arte marcial de Bruce Lee o estilo Jet Kun Do, ou Sekkendou em japonês, que é conhecido como o “Caminho do Punho Interceptador”. O terceiro kanji (caracteres chineses) na tela de título, que normalmente é lido como “Sou-Setsu Ryuu”, significa literalmente “Twin Dragon Interception” ou “Dragões Gêmeos Interceptadores”. Este é um exemplo de “gikun“, em que um kanji é usado para o seu significado e não pelo seu valor fonético.

Captain Commando

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Captain_Commando_-_1991_-_Capcom

Lançado no Japão em 1991 ele foi o 17º jogo a ser lançado no sistema CPS que era uma placa exclusiva da CAPCOM para os ARCADE´s. Algumas curiosidades sobre o jogo remetem que o nome do mesmo traz o logo da empresa CAPtain COMmando. Ginzu o Ninja (Sho na versão Japonesa) era uma referência às facas de mesmo nome. Captain Commando também era uma homenagem aos shows de TV e quadrinhos de ficção cientifica.

Esse jogo chegou no Brasil quase 1 ano depois e foi sucesso imediato nas casas de jogos ou também conhecidos como FLIPERAMAS. Muitas maquinas eram para quatro jogadores sendo que também podiam ser encontradas para três e dois jogadores. E claro quando mais gente jogando, mais difícil ficava e mais divertido também. Muitas fichas eram introduzidas nesse jogo que chegava a fazer fila para jogar

Cadillacs And Dinosaurs

Cadillacs-and-Dinosaurs1

4

Baseado em um quadrinho da Dark Horse, “Xenozoic Tales” foi um sucesso no final de 1980, ele trazia um mundo onde dinossauros e humanos vivem juntos, só que muita treta rola nessa história! E o jogo de 1993, traz tudo isso e algo mais feito pela Capcom no sistema CPS que fez um estrondoso sucesso nos ARCADE´s. Esse jogo podia ser jogado no máximo com três jogadores o que deixava o jogo ainda mais divertido.

Nos dias que a máquina chegou nos fliperamas que eu frequentava era febre total, com filas e amigos na escola comentando até aonde chegaram e não era um jogo fácil mesmo com 3 amigos jogando era extremamente difícil. Ele nunca foi lançado para nenhum console da época só saindo depois em coletâneas que a CAPCOM lançou para consoles como PS2, XBOX, LIVE e PSN.

Final Fight

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90! Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Metro City uma cidade tomada pelo crime e caos, com a chegada do novo prefeito Mike Haggar e sua politica de prender todo marginal nas ruas faz com que a gangue Mad Gear tome uma atitude e essa e de sequestrar a filha do prefeito, Jéssica fazendo com que seu namorado Cody e seu amigo Guy, se unam a Haggar para resgatar sua filha e por um ponto final nessa organização criminosa.

Como imaginar que em 1989 já existia um jogo com uma história assim nos ARCADE´s do Japão?Pois é! Esse jogo chegou no Brasil em 1990 e acredito que ele fez com que boa parte dos jogadores da época quisessem mais beat´n up. E podem ver que esse gênero floresceu na época. Esse jogo deveria ter saído com o nome de Street Fighter 89 mais graças aos deuses dos games isso não aconteceu, pois a CAPCOM talvez tivesse acabado com um dos jogos de luta de mais sucesso de todos os tempos.

Nos ARCADE´s existia a lenda que ninguém podia salvar aquele jogo com uma ficha e realmente ele era dificílimo, mais conheci muita gente que realizou essa façanha e eu mesmo já o realizei algumas vezes no passado. Claro que com caveirinhas, combo para matar os inimigos rapidamente entre outros macetes faziam toda a molecada pirar diante dessa maquina.

The Punisher

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Nem preciso dizer que quando essa máquina chegou em 1994 no fliperama lá da baixada santista foi amor à primeira vista! Sempre curti as histórias do Justiceiro um personagem criado pela Marvel Comics que fazia justiça com as próprias mãos, então o jogo seria no mesmo naipe. O que fez a CAPCOM lançar mais um grande sucesso para os fliperamas e deixar muita gente boquiaberta.
E não deu outra, um beat ´n up com muitas coisas a mais, armas de fogo, espadas e especiais aonde um granada era atirada e pedaços de vilões pulavam quase que pra fora da tela. Fora os chefões que eram enormes e traziam um desafio a parte para serem derrotados. Lógico que quem estava por trás era o Rei do Crime e com a ajuda de Nick Fury era possível jogar com um amigo e colocar fim no reinado do rolha de poço. Lembrando que esse jogo saiu no Japão em 1993.

 X-Men

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Quem e fã de videogames geralmente também curtia histórias em quadrinhos e sempre esperava encontrar um jogo dos maiores heróis da época os X-MEN e em 1992 eu tive uma agradável surpresa ao ir até o shopping Morumbi. Ao chegar lá, dava pra ouvir muitas vozes e muito barulho e ao longe um maquina enorme com duas televisões estava lotada de uma ponta a outra e ao se aproximar lá estavam meus personagens preferidos nos quadrinhos. Ciclope, Colossus, Wolverine, Tempestade, Nortuno e Crystal. Nem preciso dizer que Magneto mais uma vez pretendia acabar com a humanidade se aliando a vários vilões como Pyron, Blob, Wendigo, Juggernaut, molde Mestre e Mistica.

Mas o mais incrível, é que o jogo trazia a possibilidade de seis jogadores ao mesmo tempo. Com duas telas de TV ligadas uma a outra e um gabinete enorme, era possível muita diversão com os amigos e até desconhecidos, por quê mesmo na época eu não tinha tantos amigos assim… hahaha. Claro que todos brigavam para jogar com o Wolverine que sempre fez muito sucesso, mas meu negocio era usar o Noturno e com ele finalizei diversas vezes esse jogo incrível.

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Chegar num bar e ver um fliperama como esse a vida se enchia de uma alegria contagiante! Hoje o jogo está disponível na PSN para download.

 Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90! as-tartarugas-ninja-encheram-os-fliperamas-ao-reunir-quatro-amigos-em-uma-mesma-maquina-para-jogar-tnmt-arcade-game-1346973409074_678x500

Leonardo, Michaelangelo, Donatello e Raphael as Tartarugas Ninjas foram sucesso nas manhãs de muitos no final dos anos 80 e começo dos 90 com o desenho que passava no show da Xuxa. Claro que um jogo era mais do que esperado e lembro até hoje de chegar no finado Playcenter e ver essa maquina com 4 jogadores fez com que eu nem entrasse em nenhum brinquedo do parque e passe-se o dia todo diante daquela coisa maravilhosa.

Origens & Evoluções | As Tartarugas Ninja

Com meus 13 anos foi muito divertido em 1989 jogar com mais três amigos que fizeram questão de pagar umas fichas para mim já que fui o único a chegar mais longe e acredito que todos devem lembrar a premissa do desenho que era a mesma do jogo. Destruir o clã do pé e derrotar Krang e o Destruidor livrando Nova York de uma invasão de ninjas e alienígenas. Bem a cara dos anos 80… hahaha.

Alien vs. Predator

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Antes mesmo de Hollywood imaginar o embate dessas duas criaturas a CAPCOM com o sistema CPS fez o inimaginável trouxe as duas criaturas mais temidas do universo num empate onde apenas uma delas podiam sobreviver. Claro que humanos estavam envolvidos, mas a história se passa num futuro distante onde um general inescrupuloso pretende usar os Aliens como uma arma, mas esses escapam e encurralam alguns soldados que são salvos por predadores que dizem apenas o seguinte: “Se vocês querem viver, venham conosco”.

Um jogo como esse que saiu em 1994 fez muito sucesso e trazia um jogo frenético, cheio de armas, e especiais explosivos com quatro personagens, sendo dois humanos e dois predadores. Lembro até hoje no Shopping Paulista o alvoroço que essa maquina fez ao chegar, foi uma sorte estar trabalhando no Shopping na época que isso aconteceu e tive o prazer de ser quase um dos primeiros a jogar pela primeira vez. E o mais interessante que demorou para alguém colocar uma ficha, ninguém queria ser a primeira múmia a perder no jogo.

The Simpsons Arcade Game

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90! Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Sucesso das manhãs de Domingo na Globo, quando esse jogo chegou nos fliperamas foi febre imediata! Sendo possível ver alguns pais que também curtiam o seriado jogando com os filhos, foram poucas vezes mais vi em raras ocasiões. A Konami trouxe um jogo com quatro jogadores simultâneos era bárbaro para o ano de 1991 muitos outros jogos figuravam nas casas de jogos com essa configuração o que deixavam muito mais atraentes, ainda mais se você ia com amigos para lá.

Arrase no jogo The Simpsons Tapped Out

A história era simples, aonde o Sr. Burns que havia roubado um diamante tromba com Marge Simpons o que faz Maggie pegar o diamante como chupeta e esta ação leva os vilões a sequestrarem o bebê. E é claro que a família se une para resgatá-la e acabar com os planos do velhote encrenqueiro de Springfield. Um jogo que até hoje é diversão garantida assim como o seriado que ainda passa há mais de 20 anos. Para quem quiser matar as saudades ou conhecer este jogo, ele foi remasterizado recentemente e está disponível para compra na PSN e Xbox Live.

Golden Axe

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90! golden-axe-1

A SEGA marcou toda uma geração ainda mais que esse jogo pegou embalo no sucesso de Conan o Bárbaro, trazendo personagens que podiam soltar magias que literalmente evaporavam os inimigos. Raios, terremotos e dragões eram alguns dos poderes que eram invocados, fora que o clima medieval dava todo um clima ao jogo, luta de espadas, montarias e gigantes com marretas enormes ajudavam mais ainda a molecada a gastarem rios de dinheiro no jogo.

A história era tensa para um jogo de 1989: “Num reino distante Death Adder deixou um rastro de morte e sangue a fim de possuir o Golden Axe que lhe daria direito ao trono e poderes incríveis com os quase poderia reinar invencível. Porém três guerreiros se unem para vingar a morte de seus entes queridos, mortos pelo o assassino que reina soberano agora.”.

Tudo isso fez desse jogo um clássico e até hoje referência de muitos para falar daquele fliperama perto de casa.

Mighty Morphin Power Rangers

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90! power-rangers2

Primeira versão para SNES

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

Versão “The Movie”

Grande sucesso na TV o seriado que era baseado nos Super Sentais japoneses trouxe novamente pessoas fantasiadas cada uma de uma cor lutando contra monstros e seres de outro planeta que queria dominar a terra. Lógico que isso daria um belo jogo e tanto o SNES quanto o Mega Drive ganharam várias versões desse seriado emblemático.

Especial 20 anos de Power Rangers

Mais a versão “The Movie” foi a que mais joguei e era um beat n´up de respeito com todos os elementos característicos desses jogos. Especiais que derrubam os inimigos que lhe cercam, muitos golpes e até lutas com robôs gigantes como era no seriado de TV. Tudo isso começando em 1994 e olha que continuou saindo jogos até o ano passado.

Reboot dos Power Rangers já tem data de estreia

Mesmo não sendo fãs do seriado, o jogo trazia algo diferenciado e que todo garoto na época queria jogar e o jogo era garantia de diversão sendo possível um amigo jogar junto era certeza de diversão.

Trilogia Streets of Rage

Beat'em ups | Jogos que foram febre nos anos 90!

A saga começou no ano de 1991 trazendo para o Mega Drive o mesmo que só podia se ter em um fliperama. Beat n´Up nessa época era algo que todo garoto entre 13 e 16 anos queria jogar e com a chegada dessa série para o console da SEGA, foi criada a famosa rivalidade entre SOR(Street of Rage) e FF(Final Fight).

O primeiro jogo marcou demais pela trilha sonora feita pelo mago “Yuzo Koshiro”, além de uma jogabilidade sólida, três personagens a escolha, podendo ser jogado com dois jogadores simultâneos. Fora que chamar o carro da policia era épico e marcou demais esse jogo, pois se soltasse errado já ia levar ferro nos chefões.

O segundo jogo chegou um ano depois e trazia um jogo todo novo, sprites maiores em relação ao primeiro jogo, uma jogabilidade mais precisa e rápida para o jogo, fora que o carro foi tirado, mas vários golpes especiais foram acrescentados em seu lugar continuando com a maravilhosa trilha sonora de Yuzo Koshiro.

Já o terceiro jogo traz mais novidades ainda, golpes especiais que não gastam energias se forem utilizados dentro de um tempo limite, movimentos de esquiva, corrida, golpes com armas e uma história totalmente psicodélica bem com a cara dos filmes da mesma época. Porém, um ponto fraco foi sua trilha sonora que não foi muito bem aceita pelos fãs.

Até hoje e uma das series de jogos que mais marcou minha vida, Streets of Rage 2 e meu jogo preferido no Mega Drive e acredito que marcou a vida de muitos que viviam nas locadoras e lembro bem, que nem aluguei o jogo, eu já comprei logo que saiu, pois não ia querer ficar apenas 3 dias com ele em casa.

“E isso ai pessoal, espero que tenham gostado de algumas de minhas experiências e informações que passei desses jogos incríveis, recomendo que peguem agora aquele console guardado no armário ou vá correndo baixar um emulador para jogar esses jogaços, eu estou indo lá agora, mas antes queria agradecer a todos do Proibido Ler pelo convite e espero que possamos figurar mais participações no BLOG. FUI!”

Tema

E, para finalizar, quem gostou da participação do nosso amigo gamer Celso Affini e quiser conhecer mais sobre o trabalho que ele faz em seu canal no Youtube só clicar na imagem acima! Nela você encontra o Celso comentando e jogando vários jogos que marcaram épocas na era ouro do mundo dos games! E se você quiser que exista uma segunda parte para esse post, deixe nos comentários os jogos que ficaram faltando nesta lista, ok?  Até a próxima!


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.