Beat ‘Em Up

Os melhores games de briga de rua dos anos 90

Embarque no Delorean e vamos voltar direto para o inicio dos anos 90. Foi nessa época que algumas gerações conheceram um estilo de jogo que é lembrado com muito carinho até hoje. A era de ouro dos jogos de Beat ‘Em Up, de “brigas de rua” ou se ainda preferir de “bater e andar”.

Eles começaram a se popularizar com a chegada de Double Dragon que tinha fases com deslocamento lateral e o jogador (ou os jogadores) atravessavam descendo o sarrafo em vários inimigos ao longo do caminho até chegar no final. Nesse ponto, o player se deparava o chefão (chefe ou mestre) e era desafiado para um combate sério e de alto nível. Era coco, bate, soco, vira, soco, bate e vira e plau!

Beat 'Em Up | Os melhores games de briga de rua dos anos 90

Gabinete do jogo nas casas de fliperamas

 
A maioria dos cenários de jogos de beat ‘em up são urbanos, a trama gira em torno do combate ao crime ou na vingança do protagonista, embora tenha outros temas e cenários mais fantasiosos e históricos. O estilo se tornou uma febre nos fliperamas espalhados nos botecos fedidos a pinga com limão ou nas rodoviárias de algumas cidades espalhadas pelo país.
 
Beat 'Em Up | Os melhores games de briga de rua dos anos 90

Jogo clássico dos Simpsons que dava pra jogar com até quatro pessoas

 
Pode se dizer que o jogos de deslocamento lateral foram pioneiros no no sistema de cooperação, e em alguns rolavam até seis pessoas jogando ao mesmo tempo. Era uma alegria e tanto chamar a galera e gastar todo o dinheiro que sua mãe te dava para comprar lanches na cantina da escola com fichas pra zerar alguns dos jogos que vamos apresentar nesta lista.

 Double Dragon

Quem viu o nome grandão “Double Dragon” com um dragão no fundo surgindo na tela de um fliperama, seguido de uma trilha sonora em 8 bits, jamais esquecerá das sensações que romperam o seu corpo naquele momento. Pode se dizer que Double Dragon foi o começo de tudo e foi o jogo que iniciou a revolução dos games em beat ‘em up.
 
Yoshihisa Kishimoto, diretor do jogo, se inspirou na vida do grande Bruce Lee e também de seu último filme Operação Dragão (1973), para criar o enredo de Double Dragon vividos pelos irmãos Billy e Jimmy Lee. Em determinadas casas de fliperamas, a máquina que tinha esse jogo sempre estava ocupada.
 
Double Dragon foi o primeiro jogo que dispunha do co-op, além de emblemático, ele pavimentou a estrada para a chegada de outros jogos da lista. Não podemos esquecer também da importância de Kung Fu Master e Renegade para os jogos de beat ‘em up. Sem eles, o final dos anos 180 e toda a década de 1990 não seria tão especial quanto foi.

Captain Commando

Marcou a geração de quem jogava nos arcades e de quem conheceu no Super Nintendo. Não tem como não dizer que este é um dos melhores jogos de pancadaria de rua que já existiu no mundo. Lançado no Japão em 1991, Captain Command foi o 17º jogo a ser lançado no sistema CPS que era uma placa exclusiva da Capcom para fliperamas. 
 
O game esconde algumas curiosidades como o nome que traz o logo da empresa CAPtain COMmando, além de Ginzu, o ninja (Sho na versão Japonesa), era uma referência às facas de mesmo nome. 

Cadillacs And Dinosaurs

Baseado em um quadrinho da Dark Horse, “Xenozoic Tales” foi um sucesso no final de 1980 com um mundo onde dinossauros e humanos vivem juntos, só que muita treta rola nessa história. O game lançado em 1993, foi feito pela Capcom no sistema CPS que fez um estrondoso sucesso nos fliperamas. 

Leia mais: High Score Girl | Pura nostalgia gamer dos anos 90

Cadillacs And Dinosaurs podia ser jogado no máximo com três jogadores o que deixava o jogo ainda mais divertido. A fase que dá para pilotar um Cadillac era uma das melhores!

Final Fight

Esse jogo fez muita gente falir com o tanto de fichas que a galera comprava na tentativa de zerá-lo. Mas isso nem de perto foi uma das coisas que marcaram o jogo. Final Fight foi o game que aumentou a sede por mais jogos de beat ‘em up entre os jogadores. 
Foi também o que deixou personagens gravados na memória de muitos como Cody e Guy, e ainda por cima tem um roteiro incrível. Esse jogo era pra ser chamado de “Street Fighter 89”, mas graças aos deuses dos games, isso não aconteceu!

The Punisher

Em 1994 (a versão japonesa surgiu em 1993) já dava pra fazer o Justiceiro descer a porrada em vagabundo! O que a Capcom fez com esse jogo não está nos gibis. Sim, havia uma série de diferenças de tudo que ela tinha lançado anteriormente como: armas de fogo, espadas e especiais que ativaram granadas e pedaços de vilões pulavam quase que pra fora da tela. 
 
Sem falar dos chefões que eram enormes e traziam um desafio a parte para serem derrotados. O grande vilão do game era o Rei do Crime, mas com a ajuda de Nick Fury, era possível jogar com um amigo e colocar fim no reinado de Wilson Fisk.

X-Men: The Arcade Game

Na época em que esse jogo estourou, os mutantes mais amados do mundo também eram sucesso na TV. Era quase um sonho poder encarnar na pele do seu X-Men favorito em um jogo tão fantástico como esse! E melhor, dava pra jogar com até cinco amigos de uma só vez no mesmo fliperama. O problema era a briga que dava pra saber quem ia escolher o Wolverine.

Beat 'Em Up | Os melhores games de briga de rua dos anos 90

Fliperama icônico dos X-men

 Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game

Leonardo, Michaelangelo, Donatello e Raphael, as Tartarugas Ninjas foram sucesso nas manhãs de muitos no final dos anos 80 e começo dos 90 com o desenho que passava na TV aberta. Destruir o Clã do Pé, derrotar Krang e o Destruidor livrando Nova York de uma invasão de ninjas e alienígenas, era o suprassumo do melhor roteiro oitentista que se tinha na época. Dava pra jogar com até três amigos.

Leia mais: Origens & Evoluções | As Tartarugas Ninja

Alien vs. Predator

Antes mesmo de Hollywood imaginar o embate dessas duas criaturas, a CAPCOM com o sistema CPS fez o inimaginável e trouxe os dois bichões mais temidos do universo num embate onde apenas um sobreviveria. O game foi lançado em 1994 e fez muito sucesso ao proporcionar gameplay frenético, cheio de armas e especiais explosivos com quatro personagens (sendo dois humanos e dois predadores). 

The Simpsons Arcade Game

Outro game que ficou popular por aqui por causa do desenho que passava nas manhãs de domingo na TV aberta. A Konami trouxe um título com quatro jogadores simultâneos numa aventura emocionante e divertida. Muitos pais chegaram a formar dupla com seus filhos para derrotar o Sr. Burns, e recuperar a pequena Maggie Simpson que foi raptada pelos capangas do velhote encrenqueiro de Springfield. Quem tem PS3 ou Xbox 360 ainda consegue pegar a versão digital do game.

Leia mais: Arrase no jogo The Simpsons Tapped Out.

Golden Axe

Pegando embalo no sucesso de Conan, o Bárbaro, a SEGA mandou bem demais ao trazer personagens que podiam soltar magias que evaporavam os inimigos. Raios, terremotos e dragões eram alguns dos poderes que eram invocados por eles, sem falar  no clima medieval que dava a atmosfera de uma grande aventura de RPG ao melhor estilo Dungeons & Dragons.
 

Mighty Morphin Power Rangers

Go, Go, Power Rangers! Depois do sucesso que o filme fez em 1995, nada mais justo do que a Bandai lançar um jogo inspirado nele e com todas as características que deixavam os fãs de beat ‘em up malucos. Você poderia escolher qualquer um dos Rangers – inclusive o branco – logo de cara e já chegava na Alameda dos Anjos morfadão para detonar os capangas da Rita Repulsa. Dava pra soltar golpes especiais e até lutar com robôs gigantes como no filme e no seriado da TV.

Leia mais: Especial 20 anos de Power Rangers

Trilogia Streets of Rage

Um verdadeiro clássico do Mega Drive e um game que tem cadeira cativa nas listas de melhores jogos do console. Com uma jogabilidade formidável e uma trilha sonora marcante, o primeiro jogo de Streets of Rage marcou a franquia para sempre, conquistou uma legião de fãs e até criou uma rivalidade entre eles e o Final Fight, da Capcom. 
 
O sucesso foi tão grande que a SEGA lançou mais duas sequências e  anunciaram o quarto título da franquia. Será que vai ser tão bom quanto seus irmãos mais velhos?

 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.