Dicas para comprar videogame com segurança pela internet

Leia em: 9 minutos

Desde o início da pandemia e do isolamento social, o consumo de compras pela internet aumentou 81%, além disso, quem já tinha o hábito de fazer uma ou outra compra pela internet, passou a comprar mais.

Com o crescimento na procura e com a mudança de hábito dos consumidores, as fraudes e golpes aumentam na mesma proporção. Eu passei um mês frequentando grupos de venda e troca de videogames no Facebook, acompanhei anúncios suspeitos no Mercado Livre, OLX e Enjoei e como os “vendedores” negociam “produtos” com preços convidativos para não dizer irreais.

Antes de mais nada, só foi possível chegar nessas dicas pelo simples motivo de eu já ter caído em alguns golpes e por pesquisar muito sobre o assunto. Antes que qualquer um venha dizer que tem que ser muito ingênuo pra cair em golpes pela internet, a culpa não é da vítima e nunca será.

Dicas para comprar videogame com segurança pela internet

Comprando na OLX

A OLX é uma plataforma que está no mercado há alguns anos, é bem conhecida, muita gente já vendeu e comprou por meio dela. Há prós e contras nas ferramentas que ela disponibiliza para negociação entre as partes. Abaixo vão dicas para comprar um produto de forma mais segura possível.

• Tente manter a conversa sempre pelo chat. A maioria dos vendedores não utilizam a ferramenta e preferem fazer tudo pelo WhatsApp. Mas é aí que acontece o primeiro erro, se houver uma fraude, a plataforma não vai se responsabilizar, pois a negociação foi feita fora da plataforma.

• Não faça nenhuma transferência, depósito em conta bancária ou pagamento via aplicativos, sem que você esteja com o produto em mãos. Se possível, faça uma análise minuciosa, veja se está de acordo com o anunciado, faça testes e depois de sanar todas as dúvidas, siga com o pagamento.

• É muito comum em caso de compra de videogames, o vendedor oferecer um PS4 Pro, Nintendo Switch ou games, por exemplo, com um valor bem diferente do praticado no mercado ou em outros anúncios, e quando você chega em casa e vai ligar o console ele simplesmente não funciona. Se isso acontecer, já era! Por isso a importância de fazer os testes antes da compra.

• Lembre-se: você não está fazendo um favor para o vendedor, você está comprando um produto e tem o direito de questionar e tirar todas as dúvidas antes de realizar a compra.

• Concretize a negociação sempre em locais públicos e de grandes movimentos.

• Se você estiver realizando uma negociação com um vendedor de outro estado ou cidade, peça para ele criar um anúncio no Mercado Livre ou que faça a negociação pelo PagSeguro. Ele só recebe a grana depois que o produto estiver em suas mãos.

Leia mais: 56 livros da coleção Primeiros Passos para baixar gratuitamente

Dicas para comprar videogame com segurança pela internet

Comprando no Mercado Livre

A plataforma mais antiga e tradicional de classificados da internet. Ao longo dos anos, o Mercado Livre foi se blindando e oferecendo recursos mais seguros para quem vende e quem compra. Porém, ainda assim, tem gente que consegue aplicar os mais variados golpes. Alguns chegam até dar combo hits de tanto que  é qualificado e poderoso. Abaixo, vão dicas para comprar um produto de forma mais segura possível.

• Toda a negociação precisa ser feita dentro da plataforma. Repito, TODA a negociação tem que ser feita dentro do Mercado Livre. Recuse falar pelo WhatsApp e evite comprar de quem não faça entregas via mercado envios.

• Faça uma verificação da seção de dúvidas do anúncio. Se o vendedor não responde os possíveis clientes, é um bom sinal de que o anúncio é fraudulento.

• Veja também a reputação dele e quantos produtos semelhantes ele já vendeu.

• Atualmente, a plataforma está tão moderna que você não precisa interagir com o vendedor/loja. É clicar em comprar e esperar chegar. Se veio com problema você pode devolver de forma gratuita ou abrir uma reclamação para solucionar o caso da melhor forma possível.

• Mas a gente sabe que nem sempre é assim, né? Se o anúncio não oferecer envio via mercado envios, pergunte ao vendedor antes de fechar a compra, o valor do frete e peça para ele fazer a alteração no valor e embutir no produto.

• Não aceite brindes, QR Codes do Mercado Pago e não abra possíveis e-mails de confirmação de compra. NÃO trate nenhuma venda via e-mail. SEMPRE na PLATAFORMA e acompanhe tudo por ela. É muito comum um vendedor dizer pra você que a entrega do produto vai sofrer um atraso, mas para te compensar vai te mandar um brinde que vai chegar antes do produto. Esse brinde é enviado com as etiquetas do anúncio do produto e assim que você recebe o golpe acontece. Para o Mercado Livre, o produto que chegou pra você foi o anunciado e não o brinde, sendo assim, ele libera o dinheiro pro vendedor e você nunca mais vai receber e nem vai ter como comprovar que não foi o produto comprado que recebeu.

• Não aceite fazer qualquer tipo de pagamento fora do que está no anúncio. É muito comum o vendedor falar pelo WhatsApp que só vai enviar o produto se você pagar a taxa que a plataforma cobra de comissão ou do valor do anúncio. Geralmente, estes vendedores já embutiram todas as taxas no valor do produto e, se você pagar o valor extra que ele pede, é aí que o golpe acontece. O vendedor embolsa a grana e cancela a compra. O que você pagou para o Mercado Livre é devolvido, mas o valor extra que você transferiu pra ele não.

• Por essas e outras coisas, é importante se certificar de que você sempre esteja fazendo a negociação do começo ao fim pela plataforma.

• Lembre-se: Mercado Livre e Mercado Pago são coisas diferentes. Apesar de pertencer à mesma empresa, o primeiro é o lugar que você faz a negociação, o segundo é o que confirma seu pagamento. Se vendedor vir com papinho de que precisa de mais dinheiro ou te oferecendo boletos ou QR Codes do MP, não aceite.

• Não aceite concretizar a negociação por Sedex ou PAC a cobrar. Os Correios não autorizam você abrir a encomenda antes de realizar o pagamento da postagem e do produto. A chance de você receber um tijolo ou qualquer outra coisa que não seja o produto é grande e não vai ter pra quem reclamar depois.

• Não faça compras fora da plataforma. Já falei isso, né? Então!

Leia mais: Games na “Steam” para jogar de graça

Dicas para comprar videogame com segurança pela internet

Comprando no Enjoei

A diferença entre eles e o Mercado Livre é pequena. Ela oferece serviços de compra protegida e fornece os dados do vendedor após a compra para continuar a negociação. Não há suporte para auxílio além de uma seção de perguntas frequentes e se algum problema acontecer vais ser duro resolver. Por exemplo: se você comprar um produto e o vendedor não enviar, são 20 dias corridos para que compra seja cancelada e só depois eles entram com o procedimento de estorno. Este por sua vez, demora mais um pouco mais pra ser efetivado.

• Faça toda a negociação pela plataforma

• Não aceite fazer pagamentos por fora em qualquer circunstância. Se o vendedor anunciou um determinado produto e ele está público, ele aceitou os termos e condições do Enjoei.

• Suspeitou de fraude em alguma negociação, denuncie. Apesar de não responderem na maioria dos casos, é importante fazer esse procedimento pra te resguardar.

• Tire todas as dúvidas com o vendedor antes da compra.

• Assim como no ML, é possível fazer uma comprar segura sem qualquer contato com o vendedor e você também pode resolver tudo pela plataforma.

Leia mais: HQ do Dia| Preacher

Dicas para comprar videogame com segurança pela internet

Compras em grupos de Facebook

Aqui a coisa é um pouco mais complexa. Apesar de existir uma ferramenta de Market place da rede social, ainda não há um jeito de fazer uma compra 100% segura como nas plataformas citadas até então.

Existe uma série de grupos específicos para venda e troca de videogames que vai de retrogames a consoles da última geração. Nestes grupos existem vendedores conhecidos, gente enlouquecida por determinado item e, claro, golpistas. Não adianta achar que só porque é um local feito de fãs da Nintendo, por exemplo, não vai ter gente querendo aplicar um golpe.

Eu mesmo já caí em um golpe comprando quadrinhos em um grupo feito só pra isso. O golpe foi simples: transferi o dinheiro pro vendedor e ele não me entregou, me bloqueou e sumiu no mundo. Fiz B.O, denunciei no próprio grupo e nunca mais vi minhas HQs do Preacher. Tudo isso porque achei que estava em um ambiente seguro. Mas, enfim… vamos às dicas.

• Pergunte sempre se o vendedor faz a venda via Mercado Livre, pois é o jeito mais seguro. Se ele reclamar das taxas, diga que você arca com elas e peça pra ele embutir no valor do anúncio.

• Faça uma pesquisa sobre a pessoa, veja o perfil pessoal dela, atente-se a data de criação, se ela interage com amigos e a quantidade de publicações. Se o perfil foi criado recentemente e os amigos são pessoas genéricas, não proceda com a compra.

• Veja se ela já fez outras vendas no grupo e se o administrador ou os moderadores conhecem ela.

• Peça referências de outros membros e tente sempre levar para o caminho de compra via Mercado Livre.

• Se não for possível seguir via ML, siga as mesmas dicas de compras feitas pela OLX.

• Geralmente, pessoas conhecidas e ativas no grupo são de confiança e têm boa reputação. Elas trabalham com o objetivo de deixar o cliente mais seguro possível, pois sabem que se acontecer qualquer problema pode prejudicar vendas futuras.

• Se independentemente de todos os alertas você quiser correr o risco de pagar um produto por transferência, dê um sinal no ato da compra e pague o restante quando o produto chegar. Lembrando que mesmo assim, não há qualquer garantia de que o vendedor vai enviar o produto e que você não vai sofrer um prejuízo.

• Desconfie de videogames com valor abaixo do praticado por outros vendedores e que tenha muita gente louco pra comprar nos comentários. O golpe pode ser certeiro e bem doloroso. Mesmo assim, se quiser arriscar, pergunte sempre se é possível fazer a compra via Mercado Livre ou que dê para vocês negociarem pessoalmente.

• Peça sempre pro vendedor gravar um vídeo mostrando como está o produto, quais itens vão com ele e como está estado deles também.

• Desconfie sempre do vendedor que não mostra fotos reais do produto e, se quiser fazer negócio com ele, peça fotos reais e siga a dica acima.

Essas dicas são básicas para comprar videogame ou qualquer produto. Seguindo tudo isso e tendo um pouco de atenção e paciência, você vai conseguir se proteger um pouco mais e seguir com uma negociação segura.

Nessas horas é importante também deixar a ansiedade de lado e, principalmente, não ficar alucinado em ter o produto o quanto antes. Esses sentimentos são perigosos no ato de fazer a compra, pois faz a gente ficar menos atento aos detalhes e são neles que os golpistas moram.