Tell Me Why | Seguir em frente é necessário
in

Tell Me Why | Seguir em frente é necessário

O passado não jamais precisa definir quem seremos no futuro

A Dontnod é uma desenvolvedora que tem um papel muito importante dentro da área dos games, que é: falar sobre tabus, relações humanas, preconceito, crescimento e superação. Obviamente que esses não são os únicos tópicos, mas com toda certeza são importantes.

Após uma jornada incrível com Max em “Life is Strange”, depois com Chloe em “LiS: Before The Storm e com os irmãos Diaz em Life is Strange 2, temos uma aventura totalmente diferente e desvinculada desse mundo, chamado “Tell Me Why“, em que acompanharemos Tyler e Allison em busca de respostas sobre seu passado e mais sobre a morte de sua mãe.

 

Durante a campanha iremos conhecer Tyler e Alisson, dois irmãos gêmeos que por dez anos ficaram separados após um acidente envolvendo sua mãe, que tentou matar Tyler por conta dos problemas que encarava ao saber que ele não se identificava como uma menina, mas sim como um menino. Pelo menos a gente achava que era isso que estava acontecendo, porem o retorno dos irmãos até a antiga casa da família irá trazer uma nova perspectiva e descobertas que podem mudar a visão deles sobre sua falecida mãe.

Em ambos os capítulos, em muitos momentos, jogaremos pedaços específicos da história com cada um sempre de forma alternada. Isso com toda certeza foi um ponto muito forte para mim durante a gameplay, dessa forma conseguia até me identificar mais com algum dos gêmeos e também conhecer mais sobre sua personalidade e maneiras de pensar em cada dialogo – mesmo que o jogador acabe sempre escolhendo que caminho e resposta iremos tomar no momento.

A exploração é sempre muito importante durante a campanha, já que encontraremos objetos especiais e até cartas que podem explicar um pouco mais sobre quem era a mãe deles e quem estava ao seu redor. A conexão de gêmeos também é super bem explorada, trazendo uma voz dentro deles que ajuda em sua comunicação meio que por pensamento e a possibilidade de compartilhar lembranças de sua infância, dando um paralelo de quando precisamos decidir qual lembrança seguir caso ambos tenham uma visão diferente do ocorrido da época.

Tell Me Why | Seguir em frente é necessário
Captura do game “Tell Me Why” – Lembrança

Cada decisão tomada em Tell Me Why levará os irmãos e o jogador para caminhos diferentes, principalmente no final da campanha contendo um plot que fará toda a diferença no futuro deles. Cada diálogo com os personagens da história é importante, então fique bem atento a TUDO que ocorrer, principalmente no livro de história de sua mãe, que contém detalhes de sua vida e pessoas ao seu redor em um formato de “conto de fadas”.

Em certos momentos será necessário abrir o livro e investigar um pouco para resolver puzzles deixados pela falecida ou apenas para descobrir algo para um dialogo, então se necessário também anote tudo em uma folha, dessa forma você não se perde e tudo fica fácil e fluido, caso puzzles não sejam muito seu estilo. Mas tudo que é feito pela Dontnod é maravilhoso, então duvido que você vá achar ruim.

Acho que é sempre justo fazer alguma crítica sobre o game, dessa forma ajuda na melhora de próximos, mas em “Tell Me Why” não consegui enxergar nenhum problema. Toda a jogabilidade alterada e sempre em movimento não sendo necessário cutscenes, as opções de diálogos com os outros personagens e o formato para usar a voz de Tyler e Alisson funciona super bem, criando mais oportunidades. Pode ser que em alguns momentos não tenham escolhas que causem tanto impacto, mas o que as pessoas devem lembrar é que essa é uma história totalmente diferente e que foge daquilo que foi LiS, podendo ser simples e também impactante.

Tell Me Why | Seguir em frente é necessário
Captura do game “Tell Me Why” – Livro de contos

Enquanto jogava senti uma ampla quantidade de emoções que realmente não estava esperando. O luto da perda de alguém da família – mesmo após muitos anos -, superação de traumas vividos, seguir em frente e decidir o que queremos para nosso futuro. Tem coisas que passamos em nossa vida que são necessárias que encaremos de frente para ter a possibilidade de seguir, tornando principalmente nossa vida mais fácil de ser vivida.

“Tell Me Why” não só é um game que emociona, mas também diverte e te faz entender um outro lado que uma história de mistérios e puzzles pode conter. Você vai ser divertir, emocionar e entender como nossa mente as vezes pode enganar nossas lembranças, mas que isso não pode definir quem seremos lá na frente.

“Tell Me Why” encontra-se disponível para Xbox One – tanto para compra quanto no Gamepass – e PC, via Steam. Também estará disponível para Xbox Series X na nova geração.

E aí, curtiu?

Escrito por Guta Cundari

Do cinema para o jornalismo. Amante de filmes e games, fã filmes de terror trash e joguitos que duram meses. As Premiações pelo mundo todo que me aguardem e os noobs que sofram.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
5 personagens inspiradores da história do cinema

5 personagens inspiradores da história do cinema

Popular no Japão | Games para gastar dinheiro na PSN esse mês