Transformers Begins – Como tudo começou

Com a chegada de mais um filme da franquia Transformers, muitos de nossos leitores ficaram curiosos pra saber como surgiram essas máquinas que passam de automóveis a robôs gigantes num piscar de olhos. Então, na matéria de hoje vamos contar o surgimento de Optimus Prime, Bumblebee, Megatron e cia.

diacolone-microman

Tudo começou há um tempo atrás na ilha do sol… com uma empresa de brinquedos japonesa chamada Takara. Essa empresa produzia duas linhas de brinquedos, uma chamada Diaclone e a outra chamada Microman. Essas duas linhas não eram muito divulgadas por parte das empresas japonesas. Basicamente eram brinquedos em sua embalagem com alguma descrição sobre os personagens ou, na maioria dos casos, apenas ilustrações e nada mais.

transformers_ano80

Eis que, em 1980, a Hasbro queria lançar uma nova linha de brinquedos, e através da maior feira de brinquedos do Japão, ela conheceu a  Takara. Fecharam contrato e a Hasbro passou a ter os direitos de distribuir os brinquedos nos Estados Unidos. Claro que essas duas linhas de brinquedos se transformariam em uma só e carregariam um novo nome: Transformers! Porém, diferente da fabricante japonesa, a Hasbro resolveu investir em propaganda para alavancar as vendas, mas não se tratava de algo comum como comerciais ou anúncios em periódicos, ela contratou a Marvel para criar histórias em quadrinhos. Jim Shooter (editor-chefe da Marvel na época) e Dennis O’Neil criaram toda a história, enquanto o escritor da Marvel Uk, Bob Bundiansky, criou os perfis e os nomes dos personagens. A ilustração ficou por conta de Floro Dery. Além da série em quadrinhos, foi encomendado um desenho animado, que foi produzido pela Sunbrow Production. E assim, uma nova era começou!

cybertron

A Origem de Cybertron

Na pesquisa realizada para essa matéria eu encontrei três histórias diferentes sobre o surgimento de Cybertron, a primeira segue a cronologia criada pela Marvel, a segunda segue a cronologia dos desenhos animados e a terceira é uma mistura das duas.

Segundo a Marvel…

A história contada pela Marvel é mais complexa, por causa das influências das histórias em quadrinhos. Numa galáxia muito, mas muito distante, antes mesmo do nosso universo existir, já existia Unicron. Para Unicron, a paz só era obtida a partir do momento que não houvesse mais um pingo de vida em canto nenhum. E para isso acontecer, Unicron passou a devorar todos os planetas e formas de vida existentes, até o material que seu próprio universo construía. Depois que ele conseguiu destruir tudo e o objetivo de “paz” alcançado, Unicron resolveu hibernar igual um ursinho. Mas como o universo dá voltas, assim como o mundo, os microscópicos fragmentos do universo que ainda restavam, reagiram um com o outro dando a origem ao Big Bang que todos conhecem e à criação de um novo universo.

hq-transformers-n-1

Através desse novo universo, surgiu um novo ser, Primus, um guerreiro cujo objetivo era derrotar Unicron e garantir a sobrevivência desse novo universo. Travaram diversas batalhas e em cada uma delas muitas vidas eram perdidas. Para não carregar ainda mais este fardo, Primus levou a batalha ao plano astral, e numa atitude suicida, trouxe de volta a batalha para o plano físico. Nenhum dos dois conseguiu recriar seus corpos e ficaram presos em asteroides, de maneira que tornou o destruidor de universos, inofensivo.

Só que a tática não deu 100% certo e, com o passar dos tempos, Unicron se tornou capaz de manipular a estrutura atômica do asteroide que habitava, e o transformou em um planeta metálico. Depois, aprendeu a assumir uma forma metálica gigante, semelhante à que possuía anteriormente. Em contra partida, Primus aprendeu a fazer o mesmo e manipulou o asteroide em que também se encontrava, e como era mais esperto, decidiu mudar as coisas. Ele transformou seu próprio corpo num planeta chamado Cybertron e, como um DEUS, criou os Transformers para povoar este planeta. Além de habitantes, os robozinhos ganharam poderes e conseguiram derrotar Unicron de uma vez por todas. Nessa versão, um fragmento de Primus virou o Matriz Autobot, ele permitia que os Transformers pudessem se reproduzir, para que outros fossem criados. Assim como Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, Primus fez os Autobots.

 Segundo o desenho animado…

autobots 1980

A primeira versão da história contada através dos desenhos animados conta-se da seguinte forma: Cybertron era um planeta deserto e uma raça alienígena conhecida como Quintessons fazia deste planeta praticamente um operário. Ele servia apenas para produzir utensílios de guerra e equipamentos militares. Nesse universo, quem controlava a inteligência artificial e a personalidade dos  Transformers era o supercomputador Vector Sigma. Depois de longos anos de escravidão, os Transformers se rebelaram, resolveram tomar o poder e batizaram o planeta de Cybertron, proclamando a si mesmos como seres desse planeta.

quintessons-vector-sigma

Segundo versão com a mescla entre os quadrinhos e os desenhos…

A segunda versão da história é um pouco parecida com a primeira (Marvel), porém tem algumas diferenças que vamos contar a seguir. Nesta versão, a série começa quando os Quintessons desenvolvem duas raças de robôs para serem escravos. Essas raças eram divididas em duas classes: os operários (Autobots) e os militares (Decepticons). Como de costume, os militares eram superiores aos operários, por serem mais poderosos e também por utilizarem de força para dominar os mais fracos, sendo assim, eles acabaram tomando o poder. Cansados de tanta opressão, os Autobots decidiram lutar por sua liberdade e foi assim que as guerras Cybertrononianas começaram. Essa guerra se alastrou por eras, destruindo tudo que havia ao seu redor e também consumindo várias fontes de energia de Cybertron. A fonte principal de energia se chama Energon e é essencial para a existência dos robôs. Como os Autobots foram robôs projetados para servir e não para lutar, sempre estavam em desvantagem em relação aos Decepticons .

energon-a-arca-nemesis

Diante da escassez de energia em Cybertron, os Autobots, liderados por Optimus Prime, embarcam numa nave especial chamada A Arca e vão em busca de novas fontes de energia. Seu plano é descoberto pelo líder dos Decepticons, Megatron e uma perseguição sem fim é iniciada. Megatron vai atrás dos Autobots com a nave Nemesis. Para despistar os Decepticons, os Autobots se escondem e um cinturão de asteroides (aqui entra a relação com a história da Marvel), mas isso não foi suficiente e os Decepcticons conseguem parar Optimus Prime.

Sem ninguém para guiar a A Arca, ela acaba afundando cada vez mais dentro do cinturão de asteroides e é danificada por vários deles. Todos os robôs que estavam lá dentro tiveram seus sistemas desligados e a nave ficou à deriva no espaço, até ser atraída pelo campo gravitacional da Terra.

teletran1-skywarp-starscream

Os seres de Cybertron permaneceram desativados por 4 milhões de anos até que, em 1984, uma erupção vulcânica reativou o super computador d’A Arca, chamado Teletran 1 e, a partir disso, a nave começa um processo de auto-reparo. Teletran 1 lança um satélite para orbitar a Terra e localizar formas de vida que possam servir de camuflagem para os robôs. Sobre a mesa do Teletran 1 estava um Decepticon chamado Skywarp, o satélite, então, resolve utilizar formas mecânicas para reconstruir Skywarp e após essa reconstrução, Skywarp se transforma em um F-15 Eagle. Vendo a sua situação, Skywarp pega todos os seus companheiros e coloca um a um na mesa para serem reestruturados e reativados também.

Após a reativação, os Decepticons saem d’A Arca e abandonam os Autobots, todos desativados “para sempre”. Para se certificar que os Autobots não seriam reativados, um dos Decepticons, chamado Starscream, causa um soterramento na nave. O ataque foi tão forte, que o impacto causado na nave fez com que Optimus Prime caísse na frente do sensor do Teletran 1. Ele foi reativado, reestruturado e reviveu todos os Autobots. Uma nova era começou.

Os Decepticons descobriram que o planeta era rico em fontes naturais de energia e começaram a explorá-lo com fins bélicos e também para abastecer toda sua horda em Cybertron. Os Autobots percebem o novo plano de Megatron de querer acabar com a Terra e transformar Cybertron num planeta soberano e decidem detê-lo. Assim começa toda essa história que você conhece e envolve a proteção da Terra e dos humanos.

primus

A história não termina aqui, mas para não ficar cansativo, o Pablo Peixto do canal Qu4tro Coisas vai explicar um pouco mais para você sobre todas as animações já produzidas da franquia Transformers e também um pouco mais sobre o novo filme, confira:

Pra completar a missão, tem dois posts que você vai curtir, dessa vez sobre o novo filme que está em cartaz Transformers 4: A Era da Extinção:
Dinobots: os dinossauros metálicos de Transformers 4: A Era da Extinção
Entenda por que você tem que assistir Transformers 4: A Era da Extinção
Conheça todos os possantes de Transformers 4


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.