Filmes e livros para entender a tragédia de Hiroshima e Nagasaki
in ,

Filmes e livros para entender o horror em Hiroshima e Nagasaki

75 anos das bombas atômicas lançadas nas cidades japonesas

O desastre em Hiroshima e Nagasaki foi, e ainda é um dos maiores ataques de bomba atômica da história. O ocorrido no final da Segunda Guerra Mundial pelos Estados Unidos nas ilhas localizadas no Japão, deixaram certa de 140 mil pessoas mortas em Hiroshima e pelo menos 74 mil em Nagasaki. Aqueles que sobreviveram continuam até hoje contando suas histórias e revivendo em suas mentes o trágico dia que abalou o mundo.

Algo que deve sempre ser lembrado, principalmente por ter ocorrido a pouco tempo se formos analisar, decidimos trazer um pouco de conhecimento e apresentar alguns filmes, animações e livros que contam como tudo aconteceu e como a população ficou após o acidente. Os bombardeios aconteceram em 6 e 9 de agosto.

Muitos dos livros deixarei o link da Amazon, caso se interesse em comprar. Já os filmes, deixarei  eles completos no YouTube, já que podem ser um pouco difíceis de serem encontrados em serviços de streaming.

Luz Branca, Chuva Negra: A destruição de Hiroshima e Nagasaki (2007)

Um documentário que mostra a motivação norte-americana para o ataque nuclear ao Japão em 1945, e os impactos que permanecem até hoje para o povo japonês. Com imagens da época e depoimentos reais, é possível entender melhor as proporções desse desastre que matou 210 mil pessoas.

Gen pés-descalços

Clássico japonês, a animação adapta o clássico mangá de mesmo nome, mostrando toda a devastação e sofrimento infligidos pela explosão da bomba atômica de Hiroshima, através da perspectiva de um mero garoto.

Filhos de Hiroshima (1952)

Obra-prima do cinema japonês. Um dos mais belos filmes já realizados na história do cinema, conta a vida de pessoas simples depois do horror da Segunda Guerra Mundial.

Hiroshima, de John Hersey

Filmes e livros para entender a tragédia de Hiroshima e Nagasaki

A reportagem de John Hersey foi escrita um ano após a bomba ter atingindo a cidade japonesa. Escrito em formato literário, a narrativa denúncia os horrores da guerra por meio de seis relatos de sobreviventes.  Você pode comprar o livro aqui!

O Ultimo Trem de Hiroshima, de Charles Pellegrino

Filmes e livros para entender a tragédia de Hiroshima e Nagasaki

Baseado em relatos de sobreviventes a obra conta a história de um grupo de pessoas que fugiram da bomba de Hiroshima, por meio de um trem. Ao chegar em Nagasaki, presenciaram a segunda bomba. Você pode comprar o livro aqui.

Hiroshima: The Autobiography of Barefoot Gen (versão em inglês), de Nakazawa Keiji

Esta autobiografia conta a história do artista Nakazawa Keiji que tinha seis anos quando a bomba atingiu Hiroshima. Ele constrói a obra por meio de suas memórias e seu olhar de quando era criança. Você pode comprar o livro em inglês aqui. Ou caso prefira, deixarei o link da versão do manga em português aqui, dividido em 10 volumes.   

E aí, curtiu?

Escrito por Guta Cundari

Do cinema para o jornalismo. Amante de filmes e games, fã filmes de terror trash e joguitos que duram meses. As Premiações pelo mundo todo que me aguardem e os noobs que sofram.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
Eles também são heróis: 15 pais que emocionaram o cinema

Eles também são heróis: 15 pais que emocionaram o cinema

Fall Guys: Ultimate Knockout | Olimpíadas do 'Faustão' é pura diversão

Fall Guys: Ultimate Knockout | Olimpíadas do ‘Faustão’ é pura diversão