in

Dia do Cinema Brasileiro: 5 filmes nacionais imperdíveis

Nosso cinema precisa ser comemorado todos os dias!

No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Um cinema construído com muita luta e suor e pouco apreciado dentro de sua própria casa enquanto é reverenciado no resto do mundo. Existe cinema do Brasil desde os primórdios da sétima arte e passamos por inúmeros movimentos cinematográficos, muitas vezes em resposta ao que estava saindo lá fora.

Nunca nosso cinema deve ser visto como pequeno ou menor, e por mais que atualmente a cultura do País esteja sendo sucateada, nós resistiremos e sairemos dessa mais fortes porque ainda temos muitas histórias para contar para o mundo. Veja uma lista de 5 filmes brasileiros disponíveis para assistir em casa.

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (1964)

Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Enquanto isso, Antônio das Mortes, um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Ano: 1964 | Duração: 2h 5m

Direção: Glauber Rocha

Onde assistir: Globoplay e Telecine

EDIFÍCIO MASTER (2002)

O filme registra o cotidiano dos moradores do Edifício Master, em Copacabana, e apresenta um rico painel de histórias. Com 276 apartamentos e 12 andares, o local serve de moradia aos entrevistados, que revelam dramas, solidões, desejos e vaidades.

Ano: 2002 | Duração: 1h 50m

Direção: Eduardo Coutinho

Onde assistir: Globoplay e Telecine

FLORES RARAS (2013)

Elizabeth Bishop é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell. Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soare. A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra.

Ano: 2013 | Duração: 1h 58m

Direção: Bruno Barreto

Onde assistir: Globoplay

AS BOAS MANEIRAS (2017)

Ana, uma mulher rica e misteriosa, contrata a enfermeira Clara para ser a babá de seu filho que ainda não nasceu. Quando a lua cheia traz o nascimento de um lobisomem, Clara assume a missão de cuidar do bebê e protegê-lo de outras pessoas.

Ano: 2017 | Duração: 2h 15m

Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra

Onde assistir: Globoplay e Telecine

SINFONIA DA NECRÓPOLE (2014)

Deodato é um aprendiz de coveiro pouco animado com o ofício. A paixão por Jaqueline, funcionária do serviço funerário, o impede de pedir demissão, mas estranhos eventos abalam seu estado psicológico.

Ano: 2014 | Duração: 1h 25m

Direção: Juliana Rojas

Onde assistir: Netflix

Viva o Cinema Brasileiro!

E aí, curtiu?

Escrito por Charlie Grandchamp

Devoradora de cultura pop que não se importa em levar spoiler. Sonha em ser o cara da locadora. Carteira assinada na comunidade LGBTQ+. Realmente acredita que é a Garota Esquilo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
Liga da Justiça | Versão de Zack Snyder chega em Blu-ray ao Brasil

Liga da Justiça | Versão de Zack Snyder chega em Blu-ray ao Brasil

Sweet Tooth | Os paralelos entre a série, quadrinhos e vida

Sweet Tooth | Os paralelos entre a série, quadrinhos e vida