20 cinebiografias de escritores, poetas ou dramaturgos(as)

As vidas dos escritores, poetas ou dramaturgos(as) são, muitas vezes, tão fascinantes quanto seu trabalho. Os filmes que selecionei aqui se concentram em pessoas diferentes em termos de personalidade, status social e circunstâncias – desde aristocratas até pessoas com as quais você poderia encontrar em seu dia-a-dia; de acadêmicos a políticos radicais; os que alcançaram sucesso e os que foram ignorados. O que eles têm em comum é terem escrito e, muitas vezes, sofrido por seu trabalho, além de terem deixado obras incríveis para que pudéssemos desfrutar.

Prepare a pipoca e escolha quais desses talentosos profissionais você quer conhecer melhor assistindo os filmes abaixo:

Barfly – Condenados Pelo Vício (1987)

cinebiografias-de-escritores (2)

Título original: Barfly
Direção: Barbet Schroeder
Autor(a): Charles Bukowski, interpretado por Mickey Rourke

Barfly é uma semi-autobiografia do poeta Charles Bukowski, cujo roteiro foi escrito pelo próprio, e retrata os tempos em que foi alcoólatra em Los Angeles, Califórnia. Na trama, Henry Chinaski é um escritor alcoólatra que inicia um romance cheio de contradições com Wanda Wilcox, outra frequentadora assídua dos bares de LA. Neste cenário, surge uma terceira pessoa que muda a relação do casal. O filme também conta com um cameo do próprio Bukowski.

Um Anjo em Minha Mesa (1990)

cinebiografias-de-escritores (1)

Título original: An Angel at My Table
Direção: Jane Campion
Autor(a): Janet Frame, interpretada por Kerry Fox

Baseado nos três livros autobiográficos de Janet Frame e nos relatos que a mesma fez à diretora Jane Campion, o filme é um retrato fiel da escritora, que fora diagnosticada com esquizofrenia e passou oito anos sendo tratada em um sanatório. Por pouco não submetida a uma lobotomia, sua salvação vem pelo fato de seu livro de contos “The Lagoon and Other Stories”, receber um importante prêmio literário. Ela se tornaria uma das mais aclamadas escritoras da Nova Zelândia.

Terra das Sombras (1993)

Título original: Shadowlands
Direção: Richard Attenborough
Autor(a): C.S. Lewis e Joy Davidman, interpretados por Anthony Hopkins e Debra Winger

O filme se baseia na peça teatral de William Nicholson sobre a relação entre C.S. Lewis e a poeta americana Joy Davidman, sua trágica morte e como isso desafiou a fé cristã de Lewis. Em 1952, na Universidade de Oxford, surge o relacionamento entre o professor e intelectual C.S. Lewis e a escritora americana Joy. Eles se encontraram após ela lhe ter escrito uma carta, sendo que esta correspondência a levou a sua primeira viagem à Inglaterra, que ela fez em companhia de Douglas Gresham, seu filho. Lewis a recebeu como cortesia, como parte da rotina de sua vida de professor, mas ele não sabia o que fazer quando lhe ficou claro que estava apaixonado.

Wilde – O Primeiro Homem Moderno (1997)

20-cinebiografias-de-escritores-poetas-ou-dramaturgos (1)

Título original: Wilde
Direção: Brian Gilbert
Autor(a): Oscar Wilde, interpretado por Stephen Fry

A história do poeta, dramaturgo e gênio da literatura irlandês, Oscar Wilde. O filme retrata como a auto realização de sua homossexualidade causou enorme tormento a Wilde, enquanto tentava conciliar paternidade, casamento e responsabilidade com o seu amor obsessivo pelo Lord Alfred Douglas, apelidado de Bosie. Após ação legal aberta pelo enfurecido Marquês de Queensberry, pai de Bosie, Wilde se recusa a fugir do país e é condenado a dois anos de trabalhos forçados pelo tribunal de uma intolerante sociedade vitoriana.

Antes do Anoitecer (2000)

cinebiografias-de-escritores (4)

Título original: Before Night Falls
Direção: Julian Schnabel
Autor(a): Reinaldo Arenas, interpretado por Javier Bardem

O roteiro é baseado no romance autobiográfico do escritor cubano Reinaldo Arenas, contando a história de sua infância pobre numa área rural. Arenas fora educado em meio à Revolução Cubana, e mesmo com as dificuldades ante a censura do regime de Fidel Castro, é premiado nacionalmente pelo seu trabalho de escritor. Contudo, ele acaba sendo perseguido e preso pelo regime comunista por ser homossexual e exilado de seu país-natal, morando durante muitos anos em Nova York. “Antes que Anoiteça” recebeu o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio de Melhor Ator (Javier Bardem) no Festival de Veneza de 2000.

Iris (2001)

cinebiografias-de-escritores (9)

Título original: Iris
Direção: Richard Eyre
Autor(a): Iris Murdoch, interpretada por Judi Dench

Com roteiro baseado no livro “Iris – A Memoir and Elegy for Iris”, de John Bayley, o filme retrata a história de amor entre a filósofa e romancista Iris Murdoch e seu marido, o professor John Bayley, contada em duas épocas distintas; na juventude, quando se conheceram, e no princípio dos anos 90, quando Iris, uma das principais romancistas da sua época, começa a sentir as primeiras manifestações da doença de Alzheimer, que a levaria a perder as suas faculdades.

Sylvia: Paixão Além das Palavras (2003)

Título original: Sylvia
Direção: Christine Jeffs
Autor(a): Sylvia Plath e Ted Hughes, interpretados por Gwyneth Paltrow e Daniel Craig

Sylvia Plath merece uma cinebiografia melhor, mas essa é tudo o que temos. O filme narra a relação problemática entre os poetas Ted Hughes e Sylvia Plath, e os eventos que levaram ao suicídio de Plath, em 1963. Quando Plath conheceu Hughes na Universidade de Cambridge, em 1956, ela já tinha enfrentado crises extremas de depressão e já havia tentado suicídio. Embora, no filme, Sylvia confesse sua instabilidade mental para Ted, na vida real ela escondeu sua depressão dele. Há vários sinais de alerta e gatilhos apresentados ao longo que prenunciam seu suicídio, bem como conselhos da mãe de Plath para Ted, acerca de sua fragilidade. Os vários casos extra-conjugais de Hughes, os sentimentos legítimos de traição de Sylvia, que sempre se sentia ofuscada por seu marido, culminaram na tragédia.

Em Busca da Terra do Nunca (2004)

cinebiografias-de-escritores (7)

Título original: Finding Neverland
Direção: Marc Forster
Autor(a): J.M. Barrie, interpretado por Johnny Depp

Com roteiro baseado na peça teatral de Allan Knee, o filme conta a história de Sir James Matthew Barrie e de como sua relação com uma viúva e seus quatro filhos, lhe inspirou a escrever sua grande obra, Peter Pan.

Capote (2005)

cinebiografias-de-escritores (6)

Título original: Capote
Direção: Bennett Miller
Autor(a): Truman Capote, interpretado por Philip Seymour Hoffman

Em novembro de 1959, Truman Capote lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. O assunto chama sua atenção já que ele acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. Acompanhado por Harper Lee, sua amiga de infância, Capote viaja até lá e surpreende a sociedade local com sua voz infantil, seus maneirismos femininos e roupas não-convencionais. Logo, o escritor ganha a confiança de Alvin Dewey, o agente que lidera a investigação pelo assassinato. Pouco depois, os assassinos, Perry Smith e Dick Hickock, são capturados em Las Vegas e devolvidos ao Kansas, onde são julgados e condenados à morte. Capote os visita na prisão e percebe que a história pode render material suficiente para um livro, que poderia revolucionar a literatura moderna. Philip Seymour Hoffman ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator por sua atuação.

Confidencial (2006)

cinebiografias-de-escritores (8)

Título original: Infamous
Direção: Douglas McGrath
Autor(a): Truman Capote, interpretado por Toby Jones

Outro filme sobre Truman Capote – e que vale a pena assistir também! Para narrar a trajetória dos assassinos, Perry Smith e Dick Hickock, Capote obteve a confiança e a amizade irrestrita destes e conseguiu fazê-los contar todos os detalhes do crime e também suas histórias de vida, visitando-os na prisão. Este longa é mais focado no laço que o escritor criou com os assassinos durante essas visitas, e em como a sentença de morte teve impacto sobre ele.

Miss Potter (2006)

Título original: Miss Potter
Direção: Chris Noonan
Autor(a): Beatrix Potter, interpretada por Renée Zellweger

O filme conta a história de Beatrix Potter, uma garota solteira de família rica que inventava pequenas fábulas e foi um verdadeiro fenômeno da literatura no início do século XX. Ela criou uma série de livros e personagens infantis que são amados até os dias atuais, como “Peter Rabbit”, além de serem adaptados para outras mídias. Mas, apesar do sucesso de seu trabalho, ela sempre manteve sua vida pessoal em segredo.

Amor e Inocência (2007)

cinebiografias-de-escritores (3)

Título original: Becoming Jane
Direção: Julian Jarrold
Autor(a): Jane Austen, interpretada por Anne Hathaway

Baseado na biografia da escritora Jane Austen, o longa retrata o romance de Jane com Thomas Lefroy, um advogado que fora obrigado por seu tio a passar um tempo com seus parentes. Com má fama, Lefroy conquista Jane, e ela o conquista com seu jeito diferente de ser e de pensar. Jane sofre muito pelo amor que sente pelo Lefroy. O romance teria inspirado a obra “Orgulho e Preconceito”, o mais renomado romance da autora.

O Brilho de uma Paixão (2009)

cinebiografias-de-escritores (5)

Título original: Bright Star
Direção: Jane Campion
Autor(a): John Keats, interpretado por Ben Whishaw

A história do filme é baseada nos três últimos anos da vida do poeta John Keats, focando seu relacionamento com Fanny Brawne. Londres, 1818. O jovem poeta John Keats é vizinho de Fanny Brawne, estudante de moda e dona de opiniões fortes. Seus mundos não poderiam ser mais distintos. Quando o irmão de John adoece, Fanny oferece seus cuidados. Encantado, John se aproxima da moça e se oferece para ensiná-la poesia. Os dois terminam se apaixonando. Quando a mãe de Fanny e o melhor amigo de John descobrem o caso, já é tarde demais para tentarem desaconselhá-los.

A Última Estação (2009)

cinebiografias-de-escritores (14)

Título original: The Last Station
Direção: Michael Hoffman
Autor(a): Leo Tolstói, interpretado por Christopher Plummer

Baseado no romance biográfico homônimo de 1990 escrito por Jay Parini, o filme retrata a batalha entre os discípulos de Tolstói, chamados de “Tolstoianos”, e liderados por Vladimir Chertkov, contra a esposa do escritor, Sophia, sobre o controle da obra do marido, além de dramatizar os últimos momentos de vida de Tolstói na estação ferroviária de Astapovo. Helen Mirren foi laureada com o Prêmio de Melhor Atriz no Festival Internacional de Filmes de Roma por sua atuação em “A Última Estação”.

Uivo (2010)

cinebiografias-de-escritores (16)

Título original: Howl
Direção: Rob Epstein e Jeffrey Friedman
Autor(a): Allen Ginsberg, interpretado por James Franco

Em São Francisco, 1957, uma obra-prima americana é colocada em julgamento. “Uivo” reconta este momento obscuro usando três perspectivas diferentes: os tumultuados eventos da vida que levaram o jovem Allen Ginsberg a descobrir sua verdadeira voz como um artista; a reação da sociedade em relação à sua obra; e uma animação que reflete a originalidade do poema em si. As três histórias se entrelaçam para contar o nascimento da contra-cultura americana dos anos 50, que ficou conhecida como “Beat Generation”.

O Nosso Segredo (2013)

Título original: The Invisible Woman
Direção: Ralph Fiennes
Autor(a): Charles Dickens, interpretado por Ralph Fiennes

Com roteiro baseado no livro homônimo de Claire Tomalin, o filme retrata o relacionamento de Charles Dickens, o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana, com sua amante, Nelly Ternan. No ponto mais alto de sua carreira de sucesso, Dickens conhece uma jovem atriz chamada Nelly, que aos poucos cria um forte laço de amizade e paixão pelo escritor.

Violette (2013)

cinebiografias-de-escritores (17)

Título original: Violette
Direção: Martin Provost
Autor(a): Violette Leduc e Simone de Beauvoir, interpretadas por Emmanuelle Devos e Sandrine Kiberlain

No início dos anos XX, a escritora Violette Leduc encontra a filosofa Simone de Beauvoir. Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao passo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina.

Trumbo – Lista Negra (2015)

cinebiografias-de-escritores (15)

Título original: Trumbo
Direção: Jay Roach
Autor(a): Dalton Trumbo, interpretado por Bryan Cranston

O filme conta a história do roteirista Dalton Trumbo, renomado escritor norte-americano que pertencia ao grupo “Hollywood Ten”, formado por profissionais de Hollywood que se recusaram a responder perguntas do governo dos EUA. Em 1940, os EUA instauraram comissões para descobrir se comunistas estavam infiltrados no país – uma das áreas suspeitas era a indústria cinematográfica, da qual Trumbo era expoente. Apesar de ter escrito algumas das histórias de maior sucesso da época, como “A Princesa e o Plebeu”, ele se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso e acabou preso e proibido de trabalhar. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas envolvendo familiares e amigos próximos.

O Fim da Turnê (2015)

20-cinebiografias-de-escritores-poetas-ou-dramaturgos (2)

Título original: The End of the Tour
Direção: James Ponsoldt
Autor(a): David Foster Wallace e David Lipsky, interpretados por Jason Segel e Jesse Eisenberg

Com roteiro baseado no livro “Although Of Course You End Up Becoming Yourself: A Road Trip With David Foster Wallace”, de David Lipsky, o filme retrata a viagem de cinco dias em que o jornalista David Lipsky acompanhou o escritor David Foster Wallace durante uma turnê para a divulgação do livro “Infinite Jest”, em 1996. Ao longo do caminho, o ciúme e o clima de competição surgem em suas discussões sobre mulheres, depressão e os prós e contras da fama. O resultado desta viagem foi o livro em que o filme se baseia.

MENÇÃO HONROSA:

As Horas (2002)

cinebiografias-de-escritores (18)

Título original: The Hours
Direção: Stephen Daldry
Autor(a): Virginia Woolf, interpretada por Nicole Kidman

Não é realmente uma cinebiografia, mas merece estar aqui por retratar a escritora Virginia Woolf. A adaptação cinematográfica indicada ao Oscar do romance homônimo ganhador do Pulitzer foca em três mulheres depressivas de diferentes eras, durante um único dia. Alternando entre a escritora Virginia Woolf em 1923, a dona de casa Laura Brown em 1951 e a moderna e independente novaiorquina Clarissa Vaughan em 2001, as três protagonistas são interligadas pelo livro “Mrs. Dollaway”, de Woolf. Enquanto Virginia escreve os capítulos, Laura os lê e é influenciada pelos mesmos, e Clarissa parece ser a personificação da personagem do romance.


É claro que existem muitos outros filmes sobre este mesmo assunto que acabaram ficando de fora da lista porque, apesar de trabalhar com cinema, ainda não posso dizer que assisti ou que conheço todos os filmes do mundo. Mas você pode me ajudar!

Quais filmes da lista você já assistiu? Qual filme ficou faltando e merece estar na parte 2? Responda nos comentários!


Algumas listas que você pode gostar também:
26 filmes sobre ícones da música
15 Adaptações cinematográficas de clássicos da literatura brasileira
20 filmes que abordam o tema depressão da maneira certa

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.