HQ do Dia

Aurora na Sombras

Existem histórias que mexem conosco,  especialmente nosso psicológico, aquelas que nos trazem uma total aversão a natureza humana, questionar pensamentos e críticas sobre o poder de nossos atos e emoções relacionadas,  “Aurora nas Sombras” é uma destas obras-primas, não à toa que ganhou o prêmio Eisner em 2015.

Lançado na França em 2009 como “Jolies Ténèbres” e nos Estados Unidos como “Beautiful Darkness” em 2014, a HQ é escrita pelos franceses Fabien Vehlmann e ilustrada pelo casal Marie Pommepuy e Sébastien Cosset que assume o nome artístico de Kerascoët.

HQ do Dia | Aurora na Sombras

Páginas de “Aurora nas Sombras”

Percebeu o tamanho da qualidade dessa obra? Aqui no Brasil o título chegou maravilhosamente pelas mãos da editora Darkside Books, e graças a sua essência no terror fantástico era de esperar que recebesse um cuidado especial na edição por parte dela.

Leia mais: HQ do Dia | Black Hole

Seres pequenos vivem isolados em um ambiente seguro, mas após uma destruição repentina e sem abrigo, precisam encontrar novas maneiras de sobreviver em um novo ambiente. A delicada, ingênua e boazinha Aurora toma a frente como líder e a grande surpresa fica por conta de seu antigo abrigo dentro do corpo de uma garota morta.

HQ do Dia | Aurora na Sombras

Páginas de “Aurora nas Sombras”

Todos precisam viver em harmonia em um ambiente hostil e cheio de surpresas, perigoso e com animais selvagens, na floresta são criadas situações ou experiências que testarão cada indivíduo ao máximo de seu controle emocional. A luta pela sobrevivência está em jogo e somente o mais forte vencerá. É tenebroso mas realista ao mesmo tempo. 

Não se iluda pela arte, pode parecer um belo conto de fadas, pelo contrário, a história é direta, brutal e sem pudor para a violência e obscuridade. Os conflitos vividos pelos personagens e a necessidade de sobrevivência é posta em prova,  a fofura é apenas uma falsa máscara para executar atos mortais e perturbadores. Uma história desafiadora para os pessoas de corações fracos.

HQ do Dia | Aurora na Sombras

Páginas de “Aurora nas Sombras”

A narrativa questiona uma análise psicológica, os seres podem ser representações das emoções perdidas pela menina morta ou até mesmo seus amigos imaginários que se desprenderam de seu subconsciente após sua partida e passaram a acreditar que estavam vivos naturalmente, mas nos dois olhares os conflitos e perdas se mantém alinhados ao limite da moralidade e da conquista guiado pelo ego inflado.

Leia mais: HQ do Dia | À Deriva

Tudo é questionável, até mesmo como cada “ser” lida com a sobrevivência criando uma analogia talvez a nós seres humanos. Até que ponto somos colocados ao nível máximo de nossa sanidade para sobreviver? Causar a morte em outros é a solução? O certo e errado sai fora de cena para dar abertura ao devo fazer e posso fazer. No final, são sempre escolhas e consequências de como a mente não equilibrada é uma arma letal.

HQ do Dia | Aurora na Sombras

Páginas de “Aurora nas Sombras”

Tal sanidade é transmitida pela arte de Kerascoët, com cores e traços de pinceis aquela visual de aquarela, linda e ofuscante em momentos harmônicos, porém esconde alguma escuridão, justamente para dar transparência nas emoções, na ordem e caos no decorrer de cada página.

“Aurora nas Sombras” é uma leitura espetacular seja por sua arte ou por sua história. É fácil se encantar pela profundidade psicológica, apesar de perturbadora, é cativante, o quadrinho traz aquele ar de bonito, mas perigoso, uma flecha certeira no coração da humanidade pode ser boa, porém cruel.

 

Se você ficou interessado, “Aurora nas Sombras” está à venda nas melhores livrarias, por um excelente preço, e você pode ajudar o Proibido Ler comprando seu exemplar por meio do link abaixo. 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.