Carisma e simpatia! Revelamos o segredo do Joey, do canal Mangatube
in ,

Carisma e simpatia! Revelamos o segredo do Joey, do canal Mangatube

Conheça a história do YouTuber que conquistou a internet falando de mangás e animes de um jeito só seu

Câmera, tripé e um cenário repleto de mangás e quadrinhos. É nesse ambiente que o Youtuber e supervisor de atendimento faz o que sabe de melhor e de um jeito único.

Joey é de Guarulhos, a segunda maior cidade de São Paulo, e ao lado do primo, fala pra quase 200 mil pessoas sobre cultura pop japonesa no canal Mangatube. De review de mangás a matérias especiais sobre animes, ele incentiva a leitura, diz se vale a pena ou não comprar um determinado título e conta os bastidores e segredos de grandes produções como “Death Note”, por exemplo.

“Eu e meu primo sempre gostamos de gravar vídeos pra internet. Antes do Mangatube, nós já tivemos canal de redublagem e até um de séries que mais parecia uma sitcom. Aí surgiu a ideia de fazer alguma coisa que a gente gostava, estávamos muito nessa vibe de mangá e anime, foi bem na minha fase de otakinho. Como os outros não estava dando muito certo, resolvemos tentar emplacar de vez um que falasse só sobre mangás e animes e criamos o Mangatube no final de 2011.”

Apesar de alguns percalços com o canal, algo que qualquer pessoa que resolve criar conteúdo pra internet passa, Joey e o primo perseverou, venceu as fases ruins como num shonen de batalha e alcançou a fluidez que tanto queria.

Carisma e simpatia! Revelamos o segredo do Joey, do canal Mangatube

Aliás, foi falando do anime que nem eu nem você gostaria de estar no caderno da morte, que Joey achou uma direção.

“No começo a gente comentava os capítulos semanais de mangás que líamos em scan e tentávamos trazer algumas curiosidades também. O canal ficou parado por um tempo, mas em 2016 voltamos com ele e focamos nas compras, reviews, vídeos de curiosidades com foco em anime. Foi aí que os vídeos de ‘Death Note’ começaram a bombar e ganhou um lugar especial no Mangatube.”

Com o caminho livre, Joey foi pra jornada assim como o Ash seguiu em “Pokémon”. Mas engana-se que ser um treinador de Pokémon nunca foi sua vontade, esse ainda é um sonho que ele tem, mas enquanto isso não acontece, o cara tenta fazer a engrenagem dos algoritmos do YouTube entender que tudo que ele faz tem qualidade e merece ser visto.

Carisma e simpatia! Revelamos o segredo do Joey, do canal Mangatube

“O Mangatube tem público nichado. A galera que gosta de mangá não necessariamente vai curtir um vídeo sobre ‘Death Note’, por exemplo. Nosso maior desafio é produzir um conteúdo que atraia todos os tipos de público, para que qualquer vídeo consiga ter uma quantidade alta de visualizações e assim mais gente conhecer o canal.”

Formado em publicidade e propaganda, Joey tem que dividir seu tempo dedicado ao Mangatube com o emprego dito “normal”. O canal é um hobby, algo que ele faz por diversão.

“Ele não chega a dar lucro. Tudo que a gente arrecada com ele, é revertido pra todos os gastos que ele gera. Pagar estúdio, edição, os mangás etc. Eu sou supervisor de uma equipe de atendimento e já estou na empresa há 10 anos e tiro minha fonte daí. Graças a minha formação, foi que eu consegui um cargo de liderança nessa empresa, por isso estudem, viu galera?”

Em uma década de existência do Mangatube e quase 200 mil inscritos, Joey conseguiu criar uma comunidade e uma linguagem certeira, graças a essa paixão que alimenta pelos mangás.

“Falar com essas galera me deixa bastante feliz. Um dos intuitos era ter com quem conversar, pois meu grupo de amigos na época da faculdade ou no trabalho não rolava falar sobre mangás e o canal me trouxe isso. Hoje, essa galera toda que eu consigo falar sobre esses assuntos, faz com que eu enxergue os inscritos como amigos e não como números.”

+ Veja abaixo como e o encontro com os inscritos do Mangatube

Uma vez por mês ele faz um encontro com seus inscritos no coração da cultura japonesa em São Paulo, o bairro da Liberdade.

“O encontro pra mim é um dia muito importante e bem aguardado, porque nesse dia nos unimos para celebrar o que mais gostamos que são o mangas e animes. O Joey é um cara muito acolhedor, ele tem o poder de unir as pessoas, mesmo nós sendo de varias tribos diferentes, porém tendo o hobby de colecionar mangás em comum. A inclusão é total, tem pessoas de vários estados e de várias orientações sexuais, e todos se dão bem. Por meio desses encontros, ganhei amigos pra vida toda e que posso contar quando estou com dificuldades.”, conta Thiago Lopez, um dos inscritos do Mangatube.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
HQ do Dia | Bordados - Marjane Satrapi

HQ do Dia | Bordados – Marjane Satrapi

‘Rainbow Six Extraction’ e os principais games de janeiro