in

HQ do Dia | Avengers & X-Men: Axis #1

Eu sei, eu sei… Muitos de vocês ainda nem pegaram Original Sin pra ler direito e a Marvel já inventa mais um de seus “Mega-Eventos-Revolucionários-que-vão-mudar-todo-o-status-quo-da-editora”. O fato é que, para quem está acompanhando as notícias, e principalmente para quem está lendo Fabulosos Vingadores do autor Rick Remender AXIS (EIXO) é um caminho inevitável.

Não pretendo entrar em pormenores da premissa do evento, mesmo porque posso acabar fazendo algum spoiler indevido. Tudo que você precisa saber sobre esta primeira edição AXIS_1(está no ótimo recap da primeira edição) é que o Caveira Vermelha se apoderou de uma das armas mais poderosas do Universo Marvel (vira e mexe ele faz isso, né?). O nazistão feioso usa então essa “arma” para criar campos de concentração mutantes em Genosha e promover uma onda de ódio e caos por todo o planeta Terra. Os Vingadores inicialmente ficam confusos pois não sabem a origem do problema, mas logo se unem aos X-Men para combater o vilão.

O argumento desta primeira edição é estranhamente simples, beirando o infantil. Algo que definitivamente não esperava de um autor como Remender e que faz um bem danado a esta edição inicial. O que vemos aqui basicamente é o Caveira manipulando os heróis uns contra os outros o tempo inteiro enquanto é atacado por todos os lados. Temos algumas (aparentes) resoluções de rusgas passadas, principalmente entre Vampira e a Feiticeira Escarlate, além de Scott Summers e os X-Men. Tudo naquele esquema de “Pra que brigar entre si se tem um puta vilão escroto na nossa frente?”. Nada muito original, mas mesmo assim é um argumento extremamente eficiente e que deixa o ritmo da HQ muito bom. O autor ainda peca um pouco nos diálogos, pois tenta inserir falas engraçadas para todos os personagens, sendo que muitos deles nunca tiveram um senso de humor muito apurado (como é o caso de Tempestade). Ignorando isso, os diálogos são divertidos e não complicam muito o desenvolvimento da história.

A arte desta edição fica a cargo do veterano Adam Kubert, que é “pau pra toda obra” na editora. Kubert entrega uma primeira edição com momentos muito legais e outros onde nota-se claramente um desgaste. Principalmente nas cenas com muitos personagem e planos mais abertos o desenhista acaba se atrapalhando um pouco com as caracterizações e alguns personagens ficam com um visual “meia bomba”. Nas cenas com menor quantidade de personagens, no entanto o ilustrador nos entrega quadros muito bons, principalmente nas cenas entre a Feiticeira e Vampira, além das partes com Magneto e os irmãos Summers. A arte não atrapalha a leitura, mas acredito que uma divisão de arte entre mais de um desenhista poderia beneficiar o título.

Axis #1 é somente o início do primeiro ato de uma saga que promete inverter os papéis entre vilões e heróis na Marvel. A edição de estréia é bem simples de ler e divertida, não necessitando muito conhecimento de eventos prévios. É fato que o problema do Caveira Vermelha teria de ser abordado em algum momento em algum título da editora e um evento que une mutantes e não mutantes contra uma ameaça comum é até uma premissa bem plausível. No entanto, o formato de roteiro mais simples onde é “todos contra o Caveira” pode não agradar o povo que geralmente torce o nariz para premissas desse tipo. Sinceramente, a primeira edição acabou me agradando justamente por ter bastante ação e um vilão fácil de se identificar. A arte é razoável e satisfaz o roteiro. Só não espere nada revolucionário ou sensacional e com certeza você irá se divertir lendo isso aqui também.

LEIA MINHA ÚLTIMA RESENHA: HQ do Dia | Batgirl #35

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Image Comics | Confirmado o retorno do Spawn original na edição 250

Robert Downey Jr. confirma “Sherlock Holmes 3”