Mônica é daltônica? | Novas cores para a clássica história da dentuça
in

Mônica é daltônica? | Novas cores para a clássica história da dentuça

Em 1970 pela editora Abril, saiu a primeira história da personagem mais valente do bairro do Limoeiro. Há época o bairro não exista, e Limoeiro era só o nome da rua em que vivia a turminha.

“Mônica é daltônica?” conta a história de um plano bem orquestrado por Zé Luís Cascão, Cebolinha, Franjinha, Xaveco e Manezinho, para acabar com as forças da Mônica sem que eles tomassem uma surra e algumas coelhadas. Mas aqui, quem bola o plano não é Cebolinha, e sim o Zé Luís. Ele não tem tanto destaque atualmente, mas no início era o irmão mais velho da dona da rua, mas logo depois essa ideia foi abandonada por Maurício e a personagem seguiu reinando em sua trajetória.

Após a reunião, todos deram um jeito de dizer que a Mônica é daltônica. Ela ficou triste por achar que não estava enxergando cores como o vermelho, por exemplo, que é a sua favorita. Por causa disso também, ficou isolada dentro de casa e não queria mais contato com ninguém, já que a vida não tinha mais o mesmo brilho.

Leia mais: HQ do Dia | Tina – Respeito

Mônica é daltônica? | Novas cores para a clássica história da dentuça

Desta forma, Zé Luís e os outros meninos acabaria com a dona da rua sem muito esforço. No início, o plano até que dá celto, mas sabe como é, né? Cebolinha e Cascão em algum momento iriam vacilar e dentuça acabaria descobrindo. Mas aqui, você só vai saber se ela tem daltonismo ou não lendo a história. Ok?

Transformar uma HQ em literatura infantil deveria ser comum. Eu compreendo que não seja fácil e nem todas são adaptáveis, mas confesso que “Mônica é daltônica?” me fez voltar aos tempos que frequentava a biblioteca da escola. Era o meu lugar preferido e meu amor por livros e gibis começou por lá.

Leia mais: Turma da Mônica – Laços (2019) | Só o cinema é capaz de realizar tais sonhos

Mônica é daltônica? | Novas cores para a clássica história da dentuça

Odilon Moraes fez a primeira história da personagem ser doce, não ter o peso do gibi e sua releitura ficou como uma pintura em um quadro de um artista que você ama. Posso encher essa parte de elogios, mas vou deixar para você sentir na pele quando devorar o livro publicado pela Companhia das Letrinhas, selo de livros infantis da editora Companhia das Letras.

Se você é leitor das graphics MSP, precisa guardar um tempo para viajar na obra de arte Odilon feita com os filhos do mestre Maurício de Sousa.

Se você ficou interessado, “Mônica é daltônica?” está à venda nas melhores livrarias, por um excelente preço e você pode ajudar o Proibido Ler comprando seu exemplar clicando aqui.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
Batman | Do pior ao melhor filme, segundo o IMDB

Batman | Do pior ao melhor filme, segundo o IMDB

Michael Cera

Michael Cera | Ele fica engraçado em qualquer foto