HQ do Dia | Tina - Respeito
in

HQ do Dia | Tina – Respeito

O caminho mais curto para um mundo melhor, seria a desconstrução do homem em relação ao assédio moral e o assédio como a maioria conhece. Além disso, seria o mundo perfeito se nós, homens, tivesse como lema o respeito a tudo e a todos, mas principalmente às mulheres.

A graphic MSP “Tina – Respeito”, escrito e ilustrada por Fefê Torquato e com edição do idealizador do projeto, Sidney Gusman, tem uma lição forte sobre assédio. Seja no ambiente de trabalho ou na rua, por meio de Tina, uma das personagens da “Turma da Mônica” que nasceu na metade de 1960 e era Hippie, Fefê Torquato mostra como não se respeita uma mulher em qualquer ambiente só por ser mulher.

Tina não anda tranquilamente na rua sem que passe um homem em um carro mexendo com ela, se passar das 21hs, ela não consegue usar o transporte público de forma segura, também não consegue caminhar do ponto de ônibus até em casa tranquilamente. E não pode demonstrar suas fraquezas para amigos e até para mãe.

Leia mais: HQ do Dia | Pílulas Azuis

HQ do Dia | Tina - Respeito

Na graphic novel, Tina é uma jornalista que sonha em trabalhar numa redação. Eu também sou jornalista e já sonhei muito com isso e sei mais ou menos como esse tipo de coisa bate na gente. Ela trabalhou em casa durante anos, ganhava a vida com freelas e transformou sua newsletter em uma das mais lidas da grande metrópole e, claro, no famoso bairro do Limoeiro.

Seu sonho foi realizado, Tina conseguiu ser uma repórter em um dos jornais mais prestigiados e com feras dignas de admiração. Porém, com o passar dos dias na redação, ela foi percebendo o lado escuro da Força, digo, daquele ambiente de trabalho. Por mais que ela seja uma profissional competente, moderna, engajada e talentosa, isso não foi observado pelos dinossauros da redação.

Leia mais:HQ do Dia | Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas

HQ do Dia | Tina - Respeito

Ela sofre bullying de alguns colegas de profissão e um assédio tão tenebroso de um dos chefes, que é um dos grandes momentos do quadrinho, e o ponto de reflexão forte sobre a vida da mulher em um ambiente de trabalho. Seja ele qual for, do cargo mais simples ao mais importante, ele existe há anos e precisa acabar, o mundo precisa mudar, a história de Tina em “Tina – Respeito” se confunde com a história de muitas mulheres não só no Brasil, mas no mundo.

Leia mais: Os Serviços de Entregas da Kiki (1989) | Simples e mágico

HQ do Dia | Tina - Respeito

“Tina – Respeito” tem uma lição edificante e a mensagem passada é corajosa. Você vai se surpreender com o desfecho da história e vai entender que ser forte não é sobre ter força física, mas sobre aguentar a porrada e as consequências e mesmo assim seguir adiante e, claro, respeitar seus princípios.

Se você ficou interessado, “Tina – Respeito” está à venda nas melhores livrarias, por um excelente preço e você pode ajudar o Proibido Ler comprando seu exemplar clicando aqui.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Rocketman | Van Damme, seu lindo

Captain Tsubasa: Rise of New Champions recebe data de lançamento