Conheça um pouco da história da Rockstar Games, responsável pela criação de GTA
in

Conheça um pouco da história da Rockstar Games, responsável pela criação de GTA

A gigante do setor revolucionou o mercado ao aplicar com maestria o conceito de jogo de mundo aberto

A gigante no mundo dos games Rockstar completa 28 anos de existência em 2022. O estúdio, fundado em New York (EUA), no ano de 1994, ainda com o nome de BMG Interactive e que mais tarde trocou o nome para Rockstar, é um dos mais importantes para a história dos videogames, e possui um local especial no coração de todo gamer.

O grande diferencial do estúdio não foi criar franquias memoráveis e jogos superavançados para a época, e sim redefinir o gênero de games de mundo aberto e trazer a atividade de jogar videogame mais próxima para o público adulto.

Veja alguns dos jogos mais emblemáticos do estúdio ao longo de toda sua trajetória.

Grand Theft Auto

Conheça um pouco da história da Rockstar Games, responsável pela criação de GTA

Não tem como falar de Rockstar sem mencionar o tão querido “GTA”. O nome da série é um termo utilizado pela polícia dos Estados Unidos para identificar roubos de veículos, e sua tradução livre seria algo como Roubo Qualificado de Automóveis. O primeiro jogo da franquia foi também o primeiro game do estúdio, lançado em 1998 para PlayStation 1.

No título, o jogador incorpora um criminoso, e o enredo gira em torno da vida desse personagem e de sua gangue, através de missões de roubos de veículos, dinheiro, drogas e até prostituição, sempre recheado com muita violência. O recebimento pelo público foi misto, sendo muito criticado pelos palavrões e pela violência explícita. Mas isso não abalou o estúdio, que, em 1999, lança o segundo título, “GTA 2”, já com gráficos melhores e uma história mais envolvente.

Os próximos títulos só aumentaram a fama do estúdio, até culminar no famoso “GTA: San Andreas”, em 2004; o quinto título da franquia se tornou o jogo mais vendido do ano, e durante um bom tempo foi o game mais conhecido da história. Em 2013, a proeza foi repetida com o lançamento de “GTA V”, o primeiro game da franquia com 3 personagens principais – o jogador vai alternando entre eles durante o decorrer da história que envolve os criminosos.

A revolução gerada pela franquia “GTA” é a possibilidade de cumprir missões para o progresso da história de forma não linear, além de participar de missões secundárias ao explorar o mapa de mundo aberto. Em todos os games, cada cidade é inspirada em localidades reais, como New York e Los Angeles.

Red Dead Redemption

Conheça um pouco da história da Rockstar Games, responsável pela criação de GTA

Fugindo da tradição de jogos de mundo aberto, a Rockstar lança em 2004 o primeiro jogo da franquia “Red Dead”, o chamado “Red Dead Revolver”, na qual o jogador controla Red Harlow no Velho Oeste americano, em 1880, atrás de vingança pela morte de seus pais; a recepção foi mista, com muitos críticos alegando que se o jogo fosse em mundo aberto as possibilidades seriam infinitas.

Já em 2010, a pedido da crítica, a Rockstar lança seu sucessor, “Red Dead Redemption” (este já projetado para mundo aberto e missões não lineares). Ambientado no oeste ficcional dos Estados Unidos, em 1911, durante os últimos anos e declínio da era do Velho Oeste, o jogo acompanha a história de John Marston, um antigo fora da lei que fora traído pela sua gangue, que fez com que sua esposa e seu filho sejam tomados como reféns pelo governo; em troca da liberdade de sua família, o personagem é forçado a trabalhar como um pistoleiro contratado, mas secretamente ele planeja sua vingança, e parte em uma jornada para levar seus companheiros de gangue à justiça.

Seu sucessor, “Red Dead Redemption 2”, lançado em 2018, se passa alguns anos antes, em 1899, no mesmo local. O jogador incorpora Arthur Morgan, um fora da lei que precisa lidar com o declínio do Velho Oeste e sobreviver a todo custo à pressão da sociedade, perseguição do governo e gangues rivais. Seu lançamento foi estrondoso: 48 horas após ser divulgado, apenas nos Estados Unidos já tinha arrecadado 725 milhões de dólares.

A crítica foi extremamente positiva, com muitos elogios pela história, personagens cativantes e atenção aos detalhes. Para completar o jogo, sem fazer as missões secundárias, é preciso pelo menos 60 horas. Milhões de jogadores ficaram grudados em uma cadeira gamer para desvendar o final do jogo, que muitos alegam ser digno de aplausos, tal qual um grande filme de cinema.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
Conheça jogos gratuitos e educativos para seus filhos

Conheça jogos gratuitos e educativos para seus filhos

The Bear (1ª temporada) | A crise de ansiedade mais saborosa do ano

The Bear (1ª temporada) | A crise de ansiedade mais saborosa do ano