Em meados dos anos 90, um duende de pouco mais de 200 anos de vida, invadiu a programação da TV aberta e deixou a molecada doida demais. As manhãs do Canal 11 de São Paulo, mais conhecida como CNT/Gazeta, recebia o programa do “Hugo” ou “Jogo do Hugo” – o primeiro game interativo da televisão brasileira.
O formato do programa era totalmente diferente de tudo que a televisão já tinha testado até então, não tinha nada a ver, por exemplo, com a interatividade dos programas do palhaço Bozo como foi mostrado no filme “Bingo – O Rei das Manhãs” (2017). O telespectador controlava o personagem do jogo pelas teclas do telefone, e se chegasse ao final ganhava prêmios. Tudo isso acontecia AO VIVO sempre nas manhãs ou às 18h10 – horário que ficou conhecido como a “hora do programa do Hugo”.
O “Jogo do Hugo” era um verdadeiro campeão de audiência, chegou a somar quatro pontos de Ibope à época, e a receber mais de 1 milhão de ligações por dia causando um grande congestionamento nas linhas telefônicas da emissora.
A história
Apesar do sucesso no Brasil, o “Jogo do Hugo” foi criado por uma empresa dinamarquesa chamada Interactive Television Entertainment em 1990, e era destinado ao publico infantil. Após grande sucesso na Dinamarca, a Interactive distribuiu o formato para mais de 40 países. No Brasil, o programa passou por uma redublagem feita pela Herbert Richards em 1995 criando frases icônicas como:
- Não tem chororô, este jogo acabou.
- Pronto, passou. Uma vida acabou.
- Se Liga! É a última vida.
- Não dê moleza, que voar é uma beleza
- Obrigado. Caí sentado!
- Subindo a montanha, sem fazer manha.
- Não desanima que a vida termina!
- Errei a mira, cai na China.
O game
Hugo vivia em uma floresta com sua esposa Hugolina e seus três filhos Rat, Rit e Rut. Mas como nem em jogos de videogame os personagens podem viver felizes e tranquilos por muito tempo, uma bruxa chamada Mortícia resolveu raptar sua esposa e os três filhos. Ela trancafiou todo mundo em uma jaula que ficava em sua casa numa caverna. Tudo que o jogador tinha que fazer era conduzir Hugo até a caverna da bruxa e resgatar a sua família.
O jogo tinha a fase do trem, do avião e da floresta encantada, apenas estas fases eram jogáveis pelo telefone, quando chegava no “chefão”, ou seja, na caverna da bruxa, não exigia mais habilidade do jogador e o mesmo contava apenas com a sorte em escolher a tecla certa para salvar Hugolina e seus três filhos.
A participação
Essa era a parte mais difícil pra todo mundo. Você tinha que ligar para o famoso número 0900-701212 e rezar para ter sorte de conseguir participar. Os números “0900” eram “hot-lines” bem famosas na época. Quando o jogador conseguia ser atendido pela produção do programa, era realizado um cadastro e, além disso, o jogador tinha que responder a algumas perguntas como: “O que você mais gosta de fazer?”, “em qual série escolar você estava?”, “qual era o seu hobby?”, etc.
Depois era só aguardar um retorno por parte da produção para poder participar ao vivo. Quando dava certo, o jogador tinha que controlar o personagem pelas teclas 3 e 6 de um aparelho de telefone fixo. O número três controlava o Hugo para a esquerda e o número 6 para a direita. Era SÓ ISSO!
Se o jogador fosse bom e conseguisse salvar a família do Hugo, ele era presenteado com vários prêmios como: Banco Imobiliário, Jogo da Vida, bonés e camisetas personalizadas do Hugo, Patins, Walkman, uma TV de 20 polegadas e, se tivesse muita sorte MESMO, rolava até um Nintendo 64.
O programa
O “Jogo do Hugo” foi apresentado por Matheus Petinnati pelas manhãs e Vanessa Vholker na parte da tarde nos dois primeiro anos. Depois de ter ficado fora do ar por alguns meses, o programa retornou à emissora totalmente reformulado e foi apresentado por Andrea Pujol e Rodrigo Brassolotto até encerrar as atividades em 1998. Veja como eram as duas apresentações:
Momento nostalgia
O jogo do Hugo fez tanto sucesso que foi lançado para algumas plataformas como Playstation, GameBoy, Game Cube e WiiU, por exemplo. Hoje em dia, é possível jogar por meio de emuladores ou baixando o game “Hugo Retro Mania” gratuitamente para Android.
Comentários
Loading…
Loading…