Jogo do Hugo | Conheça como era o primeiro game interativo da TV
in

Jogo do Hugo | Conheça como era o primeiro game interativo da TV

Um dos momentos mais épicos da televisão brasileira, em que era possível jogar videogame usando um aparelho de telefone fixo

Em meados dos anos 90, um duende de pouco mais de 200 anos de vida, invadiu a programação da TV aberta e deixou a molecada doida demais. As manhãs do Canal 11 de São Paulo, mais conhecida como CNT/Gazeta, recebia o programa do “Hugo” ou “Jogo do Hugo” – o primeiro game interativo da televisão brasileira.

O formato do programa era totalmente diferente de tudo que a televisão já tinha testado até então, não tinha nada a ver, por exemplo, com a interatividade dos programas do palhaço Bozo como foi mostrado no filme “Bingo – O Rei das Manhãs” (2017). O telespectador controlava o personagem do jogo pelas teclas do telefone, e se chegasse ao final ganhava prêmios. Tudo isso acontecia AO VIVO sempre nas manhãs ou às 18h10 – horário que ficou conhecido como a “hora do programa do Hugo”.

O “Jogo do Hugo” era um verdadeiro campeão de audiência, chegou a somar quatro pontos de Ibope à época, e a receber mais de 1 milhão de ligações por dia causando um grande congestionamento nas linhas telefônicas da emissora.

A história

Jogo do Hugo | Conheça como era o primeiro game interativo da TV

Apesar do sucesso no Brasil, o “Jogo do Hugo” foi criado por uma empresa dinamarquesa chamada Interactive Television Entertainment em 1990, e era destinado ao publico infantil. Após grande sucesso na Dinamarca, a Interactive distribuiu o formato para mais de 40 países. No Brasil, o programa passou por uma redublagem feita pela Herbert Richards em 1995 criando frases icônicas como:

  • Não tem chororô, este jogo acabou.
  • Pronto, passou. Uma vida acabou.
  • Se Liga! É a última vida.
  • Não dê moleza, que voar é uma beleza
  • Obrigado. Caí sentado!
  • Subindo a montanha, sem fazer manha.
  • Não desanima que a vida termina!
  • Errei a mira, cai na China.

O game

Jogo do Hugo | Conheça como era o primeiro game interativo da TV

Hugo vivia em uma floresta com sua esposa Hugolina e seus três filhos Rat, Rit e Rut. Mas como nem em jogos de videogame os personagens podem viver felizes e tranquilos por muito tempo, uma bruxa chamada Mortícia resolveu raptar sua esposa e os três filhos. Ela trancafiou todo mundo em uma jaula que ficava em sua casa numa caverna. Tudo que o jogador tinha que fazer era conduzir Hugo até a caverna da bruxa e resgatar a sua família.

O jogo tinha a fase do trem, do avião e da floresta encantada, apenas estas fases eram jogáveis pelo telefone, quando chegava no “chefão”, ou seja, na caverna da bruxa, não exigia mais habilidade do jogador e o mesmo contava apenas com a sorte em escolher a tecla certa para salvar Hugolina e seus três filhos.

A participação

Jogo do Hugo | Conheça como era o primeiro game interativo da TV

Essa era a parte mais difícil pra todo mundo. Você tinha que ligar para o famoso número 0900-701212 e rezar para ter sorte de conseguir participar. Os números “0900” eram “hot-lines” bem famosas na época. Quando o jogador conseguia ser atendido pela produção do programa, era realizado um cadastro e, além disso, o jogador tinha que responder a algumas perguntas como: “O que você mais gosta de fazer?”, “em qual série escolar você estava?”, “qual era o seu hobby?”, etc.

Depois era só aguardar um retorno por parte da produção para poder participar ao vivo. Quando dava certo, o jogador tinha que controlar o personagem pelas teclas 3 e 6 de um aparelho de telefone fixo. O número três controlava o Hugo para a esquerda e o número 6 para a direita. Era SÓ ISSO!

Se o jogador fosse bom e conseguisse salvar a família do Hugo, ele era presenteado com vários prêmios como: Banco Imobiliário, Jogo da Vida, bonés e camisetas personalizadas do Hugo, Patins, Walkman, uma TV de 20 polegadas e, se tivesse muita sorte MESMO, rolava até um Nintendo 64.

O programa

O “Jogo do Hugo” foi apresentado por Matheus Petinnati pelas manhãs e Vanessa Vholker na parte da tarde nos dois primeiro anos. Depois de ter ficado fora do ar por alguns meses, o programa retornou à emissora totalmente reformulado e foi apresentado por Andrea Pujol e Rodrigo Brassolotto até encerrar as atividades em 1998. Veja como eram as duas apresentações:

Momento nostalgia

Jogo do Hugo | Conheça como era o primeiro game interativo da TV

O jogo do Hugo fez tanto sucesso que foi lançado para algumas plataformas como Playstation, GameBoy, Game Cube e WiiU, por exemplo. Hoje em dia, é possível jogar por meio de emuladores ou baixando o game “Hugo Retro Mania” gratuitamente para Android ou iOS.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
Canal no YouTube apresenta filme dublado gratuito toda sexta-feira

Canal no YouTube apresenta filme dublado gratuito toda sexta-feira

HQ do Dia | Lore Olympus: Histórias do Olimpo: 1 - Rachel Smythe

HQ do Dia | Lore Olympus: Histórias do Olimpo: 1 – Rachel Smythe