Vídeo compila todas as aberturas da franquia 007

Leia em: 2 minutos

A franquia 007 é um tema recorrente aqui no site. Contando com cinquenta anos de história, vilões icônicos, trilha sonora incrível, histórias diversificadas e uma legião de fãs ao redor do mundo, não é de se estranhar que James Bond gere muito conteúdo para quem trabalha com cultura pop, como nós.

Vale lembrar também que o agente secreto fictício, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953, já foi tema de um seriado de televisão americano, dois filmes independentes (fora da franquia original), quadrinhos, jogos de videogame e de muitas paródias.

Vídeo compila todas as aberturas da franquia 007

O assunto de hoje são as sempre inovadoras vinhetas de apresentação na abertura dos filmes, onde James Bond aparece atirando na tela. Elas foram criadas pelo artista gráfico Maurice Binder, tornaram-se uma atração à parte em cada um dos filmes, além de revolucionar o design cinematográfico nos anos 1960 e 70.

Este vídeo compila as vinhetas de abertura de cada um dos filmes da franquia 007 lançados até hoje. Além de relembrar os filmes, é possível acompanhar a evolução que a série teve desde 1962 até 2012. Assista:

Por não ter estreado ainda, o mais novo longa (007 Contra Spectre) ficou de fora.

James Bond já foi interpretado por Sean Connery, George Lazenby, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig. A franquia 007 é, atualmente, a terceira mais lucrativa de todos os tempos, perdendo apenas para o Universo Marvel e Harry Potter.

Apesar de ser a franquia mais longeva e bem-sucedida da história do cinema, 007 teve seus altos e baixos, com alguns filmes excepcionais e outros horríveis. Acima de tudo, esses longas construíram um legado que vai além de garotas bonitas, carros caros e vilões excêntricos: 007 influenciou (aliás, influencia até hoje) o estilo do gênero de ação ao passar dos anos, deixando um legado fortíssimo para diversas gerações.


A seguir, confira algumas matérias interessantes que já publicamos sobre a franquia 007: