Connect with us

Inscreva-se

Cinema

Stephen King | As melhores adaptações de suas obras

Stephen King está tão presente na cultura pop que chega a ser impossível não se deparar com suas obras. Confira os melhores longas do autor:

US author Stephen King poses for the cameras, during a promotional tour for his latest novel, 'Doctor Sleep', a sequel to 'The Shining', at a library in Paris, Wednesday, Nov. 13, 2013. (AP Photo/Francois Mori)

O isolamento, os trilhos do trem, as cidadezinhas e é claro, o Maine.

A personificação dos sentimentos obscuros em pessoas, acomodações e objetos. Os grupos infantis inseparáveis.

Stephen King está tão presente na cultura pop que chega a ser virtualmente impossível não se deparar com alguma de suas obras. Separo aqui nesta lista os melhores longas baseados no autor. Talvez, é claro, algum fique de fora – principalmente porque esta lista tem como base minha opinião pessoal:


 

O Iluminado (1980)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-18-min

The Shining

Durante o inverno, Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia no hotel Overlook no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho mediúnico passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado.

King possui uma certa “crença” literária onde as coisas possuem espirito, o que não é diferente aqui. A adaptação porém, além de se basear na obra, alimenta-se do espiritismo. Este é portanto o motivo pelo qual o autor não ficou tão feliz assim com o longa, e é também o que o torna único.

Livro vs Filme | “O Iluminado” – por Stephen King e Stanley Kubrick

O Nevoeiro (2007)

giphy-2

The Mist

Após uma violenta tempestade devastar a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e Billy (Nathan Gamble), seu filho de 8 anos, correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem.

Porém um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no estabelecimento. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.

Uma das maiores cartas de King é o isolamento, quando o desespero se torna loucura e a loucura ganha fiéis. Baseado em um curto conto, O Nevoeiro é cruel e até mesmo hilariante em sua ironia sádica.

1408 (2007)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-4-min

Mike Enslin (John Cusack) é um escritor fracassado que precisou se vender, escrevendo livros sobre fenômenos paranormais, mais precisamente, hotéis “assombrados”.

Por se habituar ao meio histórico foi se tornando cada vez mais cético, e quando quis passar a noite no quarto 1408, no Dolphin Hotel, nem todos os avisos e suplicas do gerente Gerald Olin (Samuel L. Jackson) o fizeram desistir.

Mike ficará frente a frente com os demônios do passado enquanto o quarto lhe oferece álcool e desespero.

Conta Comigo (1986)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-15-min

Stand By Me

O escritor Gordie Lachance (Richard Dreyfuss) recorda sua infância na pequena Castle Rock, Oregon.

Seus amigos inseparáveis eram Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O’Connell). Chris era o líder natural e irmão do delinquente da cidade, Teddy era emocionalmente perturbado por conta do pai e Vern era o mais infantil – basicamente, o amigo gordo e inocente do grupo.

Foi nessa época que Gordie perdeu seu irmão mais velho Denny (John Cusack) e preferido da família – O que lhe trouxe uma espécie de “síndrome do sobrevivente”.

Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio (Casey Siemaszko) e Charlie Hogan (Gary Riley) comentarem sobre terem encontrado o corpo do garoto desaparecido Ray Brower, e então o grupo inicia uma aventura em busca deste, enquanto sonham com dinheiro e fama. Essa viagem se torna então uma jornada de autodescoberta.

Não precisamos nos conformar com tudo, nem devemos.

Saiba como estão os atores do filme “Conta Comigo” hoje em dia

It – Uma Obra Prima Do Medo (1990)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-11-min

It

Derry é uma pacata cidade no Maine que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como “A Coisa”. Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois.

Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry.

Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O’Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens lutaram contra “A Coisa” e juraram combatê-la caso surgisse outra vez.

Em It, King personifica o medo enquanto conta a história dos pontos de vista infantis e adultos de cada integrante dos “Lucky Seven”- O grupo formado pelas crianças “peculiares” da cidade. Os que não se encaixavam em lugar algum e por isso sofriam com os valentões.

Cada personagem possui individualidades significativas e portanto você não sente aquele foco protagonístico em apenas um.

Todos são importantes e carismáticos, enquanto Tim Curry no papel de Pennywise é como um toque de humor negro aterrorizante.

Visual do novo Pennywise é divulgado (tw: Coulrofobia)

Lembranças De Um Verão (2001)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-14-min

Hearts In Atlantis

Robert Garfield (David Morse) é um fotógrafo de meia idade que após a morte de um amigo passa a relembrar seu passado, mais especificamente o verão que passou quando tinha apenas onze anos.

Foi uma época marcada pela amizade com Carol (Mika Boorem) e Sully (Will Rothhaar) e também pela chegada de um novo vizinho, Ted Brautigan (Anthony Hopkins).

Robert já era órfão de pai naquela época e vivia com sua mãe (Hope Davis), e enquanto sua mãe manchava ainda mais a imagem do falecido, o estranho e misterioso vizinho se torna para ele uma figura paterna.

A Espera De Um Milagre (1999)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-16-min

The Green mile

Ambientado em 1935, no corredor da morte de uma prisão da Louisiana, A Espera De Um Milagre conta a história da relação entre Paul Edgecomb, o chefe de guarda da prisão, e um de seus prisioneiros, John Coffey – Como café (coffee), só que escrito diferente.

Coffey é um homem negro de grandes proporções, de uma personalidade simples e pura, condenado à morte pelo assassinato e estupro de duas garotas brancas.

Aos poucos, desenvolve-se entre Edgecomb e Coffey uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.

O guarda se debate em um conflito moral entre o cumprimento do dever e a consciência de que o prisioneiro que deverá morrer pelas suas mãos pode não ser o culpado de um crime tão brutal.

A história é contada em flash-back por Edgecombe, durante sua velhice em um asilo. Além da relação com Coffey, Edgecomb relata as histórias de outros guardas e condenados.

Um Sonho de Liberdade (1994)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-17-min

The Shawshank Redemption

Em 1946, o jovem e bem-sucedido banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) é sentenciado a duas prisões perpétuas consecutivas pelo assassinato de sua esposa e de seu amante, a serem cumpridas na Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine, dirigida pelo cristão devoto, todavia cruel agente penitenciário Samuel Norton (Bob Gunton).

Rapidamente, Andy se torna amigo de Ellis “Red” Redding (Morgan Freeman), interno influente, também sentenciado à prisão perpétua, que controla o mercado negro do presídio. Ao longo das quase duas décadas na prisão, ele se revela um interno incomum, buscando seus objetivos através de seus próprios meios.

Uma das coisas mais importantes em Um Sonho De Liberdade, pelo menos pra mim, é a ideia de que a liberdade está dentro de nós, que nos prendemos ao meio e criamos uma zona de “conforto” dolorosa, ao qual temos que é claro, lutar contra.

Cujo (1983)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-19-min

Em uma fazenda no meio do nada em Castle Rock, Maine.

Um São Bernardo chamado Cujo é mordido por um morcego e se torna raivoso.

Enquanto isso, na área urbana da pequena cidade, a família Trenton passa por conflitos.

Donna é uma dona de casa infiel; Tad, o filho do casal, é um garotinho assustado de apenas quatro anos e Vic, que após descobrir sobre a infidelidade da esposa com o seu melhor amigo, viaja a negócios.

Em meio a todo esse caos, o carro de Donna está como sempre, com defeito. É aí que ela decide ir com o filho para a fazenda, onde o melhor mecânico da região mora.

Chegando lá ela não encontra ninguém, e para piorar, o carro estraga.

Os Trenton se encontram com Cujo, e a partir daí mãe e filho precisam sobreviver a fúria animal sem poder pedir ajuda e basicamente, presos dentro de um carro por dias.

A Good Marriage (2014)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-3-min

Darcy e Bob são casados há 25 anos e levam um relacionamento tranquilo e amoroso.

Casos de um serial killer brutal conhecido como Beadie pipocam por todo o canto.

Darcy, sem querer, descobre que o marido é na verdade Beadie e a partir de então tudo muda. Mas se você acha que não pode piorar, bem…

Bob aparece na mesma noite e chantageia Darcy, convencendo-a a seguir a vida como se nada tivesse acontecido. Seria ela capaz de negar a verdade?

Impulso De Vingança (2014)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-5-min

Big Driver

Tess Thorne é autora de uma franquia de romances de mistérios resolvidos por idosas.

Após um encontro com fãs, ela descobre um atalho para chegar em casa.

Ela se perde no meio do caminho e sofre um acidente.

Parada no meio do nada, Tess pede ajuda para todos os poucos motoristas que passam, até que um homem enorme para e começa a trocar os seus pneus.

Este homem a estupra por dias e, quando acha que ela está morta, joga seu corpo em um duto de esgoto, onde os restos de suas outras vitimas residem.

Tess acorda desorientada e vai para casa. Ela não conta a ninguém o que aconteceu pois acredita que sua imagem seria ferida.

O trauma nunca poderia sumir de sua vida, então ela passa a buscar o motorista em busca de vingança unindo sua imaginação fértil ao desejo de matar.

Louca Obsessão (1990)

giphy-3

Misery

O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sente-se saturado por toda a franquia de romances Misery. Ele então termina o último livro, matando a protagonista, e passa a escrever um romance inédito em um lugar isolado.

Ao finalmente terminar seu romance, ele toma uma taça de vinho, fuma um cigarro e entra no carro para voltar a civilização.

No entanto uma imensa nevasca se inicia e Sheldon sofre um acidente, sendo socorrido por uma fã.

A fã em questão é Annie (Kathy Bates) uma ex-enfermeira. Sheldon se machucou muito no acidente e portanto Annie passa cuidar dele com todo o carinho do mundo – até descobrir que sua personagem favorita morre.

Sheldon por sua vez descobre que Annie é uma mulher perigosa e psicótica, este então, invalido, fica a mercê de sua admiradora e de seus caprichos.

Eclipse Total (1995)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-10-min

Dolores Clairbone

King ficou fascinado pela atuação de Kathy Bates em Louca Obsessão e portanto escreveu um romance se baseando na atriz.

O romance se tornou best seller e é claro, ganhou uma adaptação.

Dolores Clairbone (Kathy Bates) é uma mulher forte, do tipo que não leva desaforo para casa e chega a ser até mesmo “bruta”.

Selena St. George (Jennifer Jason Leigh) é uma jornalista viciada em trabalho e filha de Dolores.

Um dia Selena recebe um fax com uma página do jornal de sua terra natal, onde Dolores está nas manchetes acusada de assassinato – mais uma vez.

Selena volta a sua terra natal a contra gosto e o encontro entre mãe e filha abre feridas antigas.

Na primeira vez em que Dolores foi acusada de assassinato, a vitima em questão era seu marido e pai de Selena.

O passado é convocado várias e várias vezes durante o longa, criando dúvidas e mais dúvidas ao espectador, até que as linhas começam a se encontrar.

Carrie, A Estranha (1976)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-6-min

Carrie

Carrie White (Sissy Spacek) possui como mãe Margareth (Piper Laurie) uma mulher extremamente religiosa.

O fato em questão fez com que Carrie criasse para si uma personalidade tímida e uma ignorância para a vida.

Um dia ela tem sua primeira menstruação no banho com as colegas de classe e fica desesperada, suas colegas por sua vez a humilham enquanto ela acredita estar morrendo.

Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que a zombaram, se arrepende e pede a Tommy Ross (Wiliam Katt) que a leve ao baile em seu lugar.

A professora de educação física passa a castigar as alunas com detenção depois das aulas, Chris Hargenson (Nancy Allen) culpa Carrie e decide se vingar.

Em meio a isso, Carrie descobre poderes telecinéticos.

A versão de 2002 talvez seja a mais conhecida entre nós por ser transmitida na TV aberta vez e outra, porém a versão de 1976 é também muito boa, talvez – e provavelmente, dependendo do seu gosto pessoal – melhor.

O Aprendiz (1998)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras

Apt Pupil

Na década de 1980 no sul da Califórnia, o estudante do ensino médio Todd Bowden (Brad Renfro) descobre que um velho senhor fugitivo nazista é o criminoso de guerra Kurt Dussander (Ian McKellen) que vive no seu bairro sob o pseudônimo de Arthur Denker.

O jovem Todd Bowden, obcecado com os atos de nazismo e do holocausto da Segunda Guerra Mundial, chantageia o velho senhor Dussander, ameaçando entregar-lhe à policia caso se recusasse a lhe contar tudo que viveu durante o tempo em que serviu ao exército alemão nacionalista, e sua relação de maldade em cada uma delas.

Todd acredita estar manipulando Dussander, mas ele, apesar da idade, é ainda um homem perigoso. Um jogo psicológico se inicia.

Christine – O Carro Assassino (1983)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-8-min

Christine

Arnie Cunningham (Keith Gordon) encontra um carro velho a venda e se apaixona a primeira vista.

Christine é um carro modelo 1958 Plymouth Fury em péssimo estado. Arnie então faz de Christine seu projeto pessoal e passa os seus dias restaurando-a a todo custo, afastando-se de todos e da realidade em si.

Leigh (Alexandra Paul), sua namorada, e Dennis (John Stockwell), seu melhor amigo, procuram o antigo dono de Christine e descobrem que o mesmo aconteceu com o irmão dele – o dono original, que se matou dentro do veículo – É quando eles chegam à conclusão que o único meio de resgatar Arnie é destruindo Christine.

Christine é um carro amaldiçoado que conversa através do rádio com músicas antigas, é como uma garota obcecada por Arnie na mesma intensidade em que ele é obcecado por ela.

Olhos De Gato (1985)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-7-min

Cat’s Eye

Olhos De Gato é uma adaptação de três histórias de King interligadas por um gato:

Um homem descobre que parar de fumar vai ser um pesadelo maior do que temia – baseado no conto ExFumantes Ltda.

Um jogador de tênis é forçado a participar de um jogo mortal, porque tinha um caso com a mulher de um terrível mafioso – baseado no conto O Ressalto.

Uma menina é aterrorizada por um pequeno monstro – Escrito especialmente para o longa.

Além de ser um longa acima da média, Olhos De Gato é recheado de referencias as obras de King – Ainda mais do que o normal.

Creepshow – Arrepio Do Medo (1982)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-9-min

Creepshow

Baseado nos Contos Da Cripta, Creepshow  leva consigo as seguintes histórias:

Dia dos Pais: Nathan Grantham (Jon Lormer), um velho demente que após 7 anos, volta do sepulcro para comer o bolo de Dia dos Pais e se vingar de Bedelia (Viveca Lindfors), a filha que o matou, pois não suportava mais seu jeito grosseiro. Além disto Nathan matou Peter, o grande amor de Bedelia.

A Morte Solitária de Jordy Verrill: Jordy Verrill (Stephen King), um pequeno fazendeiro bem abobado que vê um meteoro cair nas suas terras. Ele pensa então em vendê-lo por US$ 200 para poder pagar as dívidas, mas ao tocar no meteoro contraiu algo que gradativamente o transforma em um planta. Além disto um líquido que saiu do meteoro faz a vegetação ao redor da sua casa crescer de forma assustadora.

Indo com a Maré: Richard Vickers (Leslie Nielsen) é um vingativo marido que enterra na praia Rebecca (Gaylen Ross), sua esposa, e o amante dela Harry Wentworth (Ted Danson). Ambos ficam enterrados na areia até o pescoço para que sejam afogados pela maré, mas algo bem imprevisto acontece.

A Caixa: Mike (Don Keefer) é o zelador de uma faculdade, que liga para o professor Dexter Stanley (Fritz Weaver) dizendo que achou debaixo da escada uma caixa de 1834. Dexter vai ao seu encontro e, ao abrirem a caixa, surge uma sinistra criatura que devora Mike. Apavorado com o acontecido, Dexter busca auxílio e encontra Charlie Gereson (Robert Harper), que não acredita no que ele está dizendo e ao ir examinar o local é também morto.

Temendo ser acusado por estes crimes, Dexter narra o ocorrido para Henry Northrup (Hal Holbrook), outro professor, que tem a idéia de utilizar a criatura para fazer algo que sempre teve vontade mas lhe faltou coragem: matar Wilma (Adrienne Barbeau), sua esposa, que sempre o humilhou.

Vingança Barata: Upson Pratt (E.G. Marshall), um milionário neurótico e mesquinho com mania de limpeza é atacado por uma infinidade de baratas.

Montando Na Bala (2004)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-12-min

Riding The Bullet

Apesar da tradução horrível, Montando Na Bala é um verdadeiro achado.

Alan Parker (Jonathan Jackson) é um estudante de artes fascinado pela morte.

Ao tentar se matar em uma noite após o termino com a namorada no dia do seu aniversario, ele acorda no hospital e  ganha ingressos para um show.

Após decidir ir ao show e parar de pensar em tudo o que ocorreu, o telefone toca e ele recebe uma chocante noticia: Sua mãe sofreu um derrame e está internada no hospital.

Alan larga tudo e começa uma jornada pela estrada para chegar o mais rápido possível, pedindo carona para estranhos e também fugindo deles por serem estranhos demais.

A noite, após uma longa caminhada, ele encontra um antigo parque de diversões e relembra de um fato: Quando criança, após ter implorado a mãe para andar na bala – uma montanha russa – ele fica com medo de morrer na fila e desesperado pede para ir embora.

Mais uma longa caminhada e Alan encontra-se sonhando. Ao acordar descobre-se em um cemitério.

Agora, ainda mais desesperado em encontrar a mãe, pede carona mais uma vez. O motorista, porém, é a representação da morte que o obriga a escolher qual dos dois irá viver.

Montando Na Bala, além de toda a temática bem construída, tem uma narrativa muito interessante pois seguimos a visão de Alan, que por sua vez está sempre alucinando e conversando consigo mesmo.

Na Hora Da Zona Morta (1983)

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-2-min

The Dead Zone

Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura. Em um dia, ele tem toda a felicidade do mundo, e neste mesmo dia, ele sofre um acidente de carro.

Ao acordar descobre que cinco anos se passaram, a mulher dos seus sonhos se casou, seu emprego não mais existe e seu corpo está para sempre debilitado.

Um dia uma enfermeira o toca e ele consegue ver o futuro, alertando-a e assim conseguindo salvar seu filho. O coma lhe trouxe sensibilidades paranormais.

O que todos tratam como benção, Johnny trata como fardo, ele se torna um homem recluso, evitando assim o contato humano, mas por quanto tempo Johnny conseguirá virar os olhos para a realidade?

Uma série conhecida no Brasil como O Vidente é também baseada no mesmo livro, A Zona Morta.

Cemitério Maldito

stephen-king-as-melhores-adaptacoes-de-suas-obras-1-min

Pet Sematary

No meio do caminho, há uma estrada assassina.

Esta por sua vez é responsável pela morte de muitos e muitos animais, estes enterrados num cemitério especial, criado por crianças tristes.

A família Creed se muda para perto desta estrada e se tornam amigos de Jud Crandall (Fred Gwynne), um senhor de idade que os explica sobre a estrada e sobre o cemitério dos bichos.

Em um cemitério indígena, acima deste, corpos recobram suas vidas.

Um dia o gato da família é atropelado e Jud, compadecendo-se, mostra a Louis Creed (Dale Midkiff) o tal cemitério.

No outro dia o gato aparece vivo, porém bizarramente diferente de antes, putrefato e sem alma.

O cemitério indígena traz maldição a família, e o desenrolar do longa vai se tornando cada vez mais triste e sanguinário.

O filme obteve destaque por usar cenas fortes com menores de idade.


Obrigado por ler até aqui, e você, tem algo a acrescentar? Deixe aqui nos comentários.

giphy

Um brinde!

Veja também: Grandes obras de Stephen King resumidas em 140 caracteres ou menos

Assine nossa newsletter e receba os conteúdos mais quentes da cultura pop.

Escrito por

Escritor, redator, roteirista e músico. https://conde.carrd.co

Comentários
Advertisement
Assine nossa newsletter e receba os conteúdos mais quentes da cultura pop.

    Parceiros:

  • xvideos
  • Porno
  • Xvídeos
  • filmes online
  • trechos de músicas
  • Ah Negão
  • Urso Preto
  • xnxx
  • Acompanhantes BH
  • Acompanhantes Belo Horizonte
  • Videos Porno
  • X videos
  • Xvideos Porno
  • Porno Nacional
  • Pornô
  • acompanhantes sp
  • x videos
  • Mr Pornô
  • Xvideo
  • acompanhantes em sp
  • Acompanhantes Campinas
  • xvideos brasil
  • Relatos e Contos Eróticos
  • Filmes Pornô
  • Xvideos Brasileiro
  • ACOMPANHANTES SAO PAULO
  • acompanhantes são paulo

Proibido Ler - Since 2009 - Copyright © 2018 Jawn Theme.

Connect
Assine nossa newsletter e receba os conteúdos mais quentes da cultura pop.