in

Semana do Halloween – Noite 4 | Filmes de terror brasileiros

Quantos filmes de terror brasileiros você conhece?

Agora responda sem ser os do Zé do Caixão. Não que não sejam bons, eles são ótimos. Mas já reparou que os filmes nacionais do gênero terror não ganham muito espaço? Que só aficionados pelo gênero os descobrem? Pois é, tá na hora de virar o jogo. Não é mesmo?

Assim como os filmes nacionais, o gênero terror é adorado por muitos, na mesma proporção que é criticado e temido por outros. Isso porque as pessoas não buscam novidades e se contentam com mais do mesmo.

Muitos filmes são produzidos no Brasil e não atingem o público, justamente por essa falta de distribuição. Chega de idolatrar apenas o terror estrangeiro. Filmes nacionais de terror merecem e serão representados devidamente nessa lista.

Não deixe de conferir as primeiras partes: Noite 1 – Noite 2 – Noite 3 


1. O Estranho Mundo do Zé do Caixão (1968)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_1

Dirigido por: José Mojica Marins (Zé do Caixão)

Em primeiro lugar, o pai do terror nacional: Zé do Caixão, conhecido mundialmente como Coffin Joe, o dono das unhas mais bizarras do país, sempre fez um trabalho fantástico no cinema. Muitos tentam imitá-lo, poucos conseguem. Ele nos apresenta três contos nesse longa. Em O Fabricante de Bonecas, bandidos invadem a casa de um idoso e descobrem o segredo da criação delas. Em Tara, conhecemos uma história de paixão doentia. Em Ideologia, um professora tenta provar de forma nada ortodoxica que o instinto prevalece sobre a razão.

Obs: esse será o único filme do Zé na lista, pode inserir seu favorito dele nos comentários, ou baixar a filmografia pra desgraçar a cabeça de vez. Nem reclama que o indicado é 3×1. 7×1 só o Brasil, desculpa cutucar a ferida.  

2. A Capital dos Mortos (2008)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_2 (2)

Dirigido por: Tiago Belotti

Brasília não assusta só pelos políticos nessa história. A trama gira em torno de um grupo de amigos que percebe que a capital está sendo tomada por mortos-vivos. Com um investimento de três mil reais, o filme colocou o Brasil na rota dos zumbis.

3. Mar Negro (2013)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_3

Dirigido por: Rodrigo Aragão

Quando a estrela do purulento Baiacu-Sereia brilhar no breu da noite, até que haja luz no mar de Perocão, então se dará inicio a estranha contaminação, causada pela mancha negra que se aproxima silenciosa pelo litoral transformando a vida marinha e a comunidade pesqueira em mortos-vivos que, ao perder uma parte decepada (olho, guelra, perna, barbatana, mão ou puã), imediatamente, se junta à outra parte, e outra, e assim sucessivamente até que o caos se estabeleça.

4. Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos (2009)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_4

Dirigido por: Paulo Biscaia Filho

Rir pra não morrer com esse trash nacional. Ana Argento, uma bem-sucedida cartunista, está frustrada com sua vida amorosa. Ela conhece, então, dois sujeitos bastante peculiares: Daniel Torres, um médico sociopata e estuprador em série, e Tom, um cataléptico crônico que ironicamente vende seguros de vida. O encontro ocorre no local mais propício: o necrotério.

5. Quando eu era vivo (2014)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_5

Dirigido por: Marco Dutra

Júnior (Marat Descartes) volta a morar com a família depois que perdeu o emprego e se separou da esposa. Ao chegar na casa que um dia já foi seu lar, ele se sente um estranho e passa seus dias no sofá do velho Sênior (Antônio Fagundes) remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina Bruna (Sandy). Após achar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, Júnior passa a querer saber tudo sobre a história da famíla e desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, passando a confundir delírio e realidade

Spoiler: Sandy canta no filme, isso já é terror o suficiente pra quem não gosta dela. 

6. Nervo Craniano Zero (2012)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_6

Dirigido por: Paulo Biscaia Filho

Baixo orçamento e uma ótima produção. A escritora de sucesso Bruna Bloch põe em prática um plano inescrupuloso para evitar que tenha uma crise criativa e saia da lista de autores mais vendidos: adquirir um chip indutor de descargas de dopamina que, quando implantado no cérebro humano, gera surtos de inspirações

7. Porto dos Mortos (2010)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_7

Dirigido por: Davi de Oliveira Pinheiro

Um longa independente, que aborda a caçada de um policial a um serial killer misterioso, possuído por um demônio, num mundo devastado onde as regras da realidade são ditadas por magia e loucura, e onde mortos-vivos povoam as cidades.

8. O Anjo da Noite (1974)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_8

Dirigido por: Walter Hugo Khouri

Ana, uma jovem estudante, é contratada como babá de duas crianças que vivem com a família em uma mansão no meio de um imenso vale. Deixada sozinha com o menino e a menina, e também com o vigia, a babá começa a receber insistentes telefonemas ameaçadores durante a noite, entrando numa espiral de pânico com conseqüências trágicas.

9. Proezas de Satanás na Vila de Leva e Traz (1967)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_9

Dirigido por: Paulo Gil Soares

Com esse título você já pode imaginar: a coisa não é pouca. Com um orçamento muito limitado, essa obra do terror vai desgraçar sua cabeça de tão boa. Um morador do pequeno vilarejo de Leva-e-Traz tem um sonho com uma velha beata cega, que lhe indica o local onde está enterrado um valioso tesouro. O terreno, antes deserto e abandonado, transforma-se rapidamente numa agitada cidade pré-fabricada, para onde parte quase toda a população de Leva-e-Traz. Estranhos fenômenos começam a acontecer. São artimanhas do Diabo, é claro.

10. Estranho encontro (1958)

semana-do-halloween-noite-4-filmes-de-terror-brasileiros_10

Dirigido por: Walter Hugo Khouri

Torturada por um homem que sofre de neurose de guerra, Julia  consegue fugir de seu cativeiro e é recolhida por um jovem. No entanto, um zelador decide entregá-la para receber uma recompensa que o perseguidor da jovem anunciou na imprensa.


Nota: não inseri desaparecidos, mas fica a dica nacional pra quem gostou de A Bruxa de Blair. 


Gostou da lista? Que ótimo, prometo fazer outras nacionais. Não gostou? Chola mais e segue em frente. Brincadeira, mas o choro é livre né.  Não deixe de acompanhar a última parte da Semana do Halloween que entra no ar amanhã.

Veja também:

Escrito por Juliane Rodrigues (Exuliane)

Serial killer não praticante, produtora audiovisual de formação e redatora por vocação. Falo sério mas tô brincando no twitter @exuliane

manda nudes: [email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

GTA Online | Atualização de Halloween traz máscaras, carro fúnebre e mais

21 Most Ridiculous TV Censorship FAILS Ever