in

Curta-metragens que foram transformados em longas – 1ª parte

Esta é a primeira parte de matérias que falarão um pouco mais sobre curta-metragens que serviram como base para o lançamento de longa-metragens, muitos deles de sucesso. Essa transição acontece mais vezes do que você pode imaginar, e a melhor parte é que os filmes mais originais saem dessas ideias.

Prepare a pipoca e confira a primeira leva de curtas que foram parar nas telas de cinema:

La Jetée (1962) – 12 Macacos (1995)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

Acredito que este seja o curta mais famoso entre os que serão citados nesta matéria, por isso o escolhi por primeiro. O roteiro de La Jetée é sobre uma experiência pós-guerra nuclear, pela qual um homem é utilizado para viajar no tempo usando uma série de filmes e fotografias executadas como fotomontagem.

Criado por Chris Marker, o curta francês é considerado um dos marcos da Nouvelle Vague e do cinema, sendo considerado um dos melhores curta-metragens de todos os tempos. Ele deu origem ao filme “12 Macacos” (1995), clássico cult dirigido por Terry Gilliam, e inspirou a introdução do jogo “Fallout”.

Assista:

Electronic Labyrint: THX 1138 4EB (1967) – THX 1138 (1971)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

O criador deste curta é ninguém menos que George Lucas, o homem por trás da saga Star Wars. Quando ainda estudava na Universidade do Sul da Califórnia, Lucas criou o curta Electronic Labyrinth: THX 1138 4eB como um trabalho acadêmico. A história acompanha um homem chamado “THX 1138 4EB” que vive em um mundo subterrâneo num futuro distópico.

A obra ganhou o primeiro prêmio em um festival acadêmico, chamando a atenção de diretores como Steven Spielberg e Francis Ford Coppola. Algum tempo mais tarde, em 1971, Lucas fecha uma parceria com a Warner Bros. e a American Zoetrope (empresa de Francis Ford Coppola), e lança um longa-metragem baseado no curta: THX 1138. O filme não foi recebido bem pelo público, tendo se tornado famoso e ganhado o status de cult após a consagração da saga Star Wars.

Assista:

Within the Woods (1978) – The Evil Dead (1981)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

Muito antes de alcançar a fama, quando ainda era jovem, Sam Raimi gostava de criar curta-metragens de baixo custo para apresentar aos estúdios com a proposta de transformá-los em longas. Em 1978, Raimi convidou seus amigos Bruce Campbell, Ellen Sandweiss o Scott Spiegel para gravar um curta de terror que, mais tarde, se transformaria na franquia “The Evil Dead”. Com apenas 1.600 dólares e pouquíssimos recursos, Raimi levou os atores para uma cabana – emprestada por um outro amigo dele – e gravou em 6 dias.

Veja também: Star Wars | Curta exibido nos cinemas antes de “O Império Contra-Ataca” é recuperado

A história do curta acompanha um grupo de amigos que vai até uma cabana na floresta para passar o final de semana e são atacados por entidades demoníacas após encontrarem artefatos místicos. É uma trama conhecida para os fãs dos filmes, mas que na verdade foi o começo de tudo.

Assista:

Frankenweenie (1984) – Frankenweenie (2012)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

Tim Burton sempre gostou de criar curta-metragens, sendo Frankenweenie um dos primeiros. O objetivo de Burton era prestar uma homenagem divertida ao monstro clássico da literatura e cinema, Frankenstein. A Disney, na época, não deu atenção ao material, considerando-o de “pouco apelo comercial”. O estúdio reconheceu seu erro em 2012, dando carta branca para o desenvolvimento da animação em stop motion de mesmo nome, que rendeu uma indicação ao Oscar.

A Disney não permitiu que o curta fosse disponibilizado no Youtube devido aos direitos autorais.

Saw (2003) – Jogos Mortais (2004)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

Um ano antes do primeiro filme da franquia milionária “Jogos Mortais”, foi lançado “Saw”, um curta-metragem de 9 minutos e meio escrito e produzido por James Wan e Leigh Whannell. Foi por causa do curta que os australianos conseguiram arrecadar o necessário para a produção do primeiro longa.

O curta acompanha um homem chamado David que está sendo interrogado numa delegacia de polícia. Ele conta que após o trabalho, foi atacado, ficou inconsciente e acordou mais tarde em um quarto desconhecido. David está amarrado a uma cadeira com uma máquina de metal na cabeça e o boneco – que virou símbolo da franquia – aparece para explicar a armadilha. Essa cena foi revivida no filme, mas a vítima é Amanda (Shawnee Smith) em vez de David.

Assista:

Monster (2005) – The Babadook (2014)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

Embora tenha dividido o público, “The Babadook” (2014) foi, de fato, um dos mais criativos filmes de terror dos últimos tempos. Antes de brilhar nas telonas, a diretora Jennifer Kent criou um curta-metragem com a ideia original do filme. “Monster” conta a história do filme, só que muito mais rápido, é claro. Quem já assistiu o longa encontrará diversas referências no curta em preto e branco. O mais impressionante é a qualidade que “Monster” apresenta.

Assista:

Alive in Joburg (2005) – Distrito 9 (2009)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

O diretor Neill Blomkamp criou este curta de ficção científica com a ideia que mais tarde, em 2009, se transformaria no longa “Distrito 9”. No formato de documentário, o vídeo conta a história de uma Johannesburgo distópica, onde extraterrestres que foram escravizados por outros seres do espaço pedem asilo e são recebidos de braços abertos. O filme é ambientado em 1990, quando o apartheid ainda existia na África do sul e os aliens excluídos e obrigados a viver com a população negra que estava sofrendo opressão. Desta forma, as tensões entre aliens e humanos aumentam.

Veja também: Curta-metragem da semana | Estou Aqui (2010) Spike Jonze

O longa baseado no curta não apenas serviu para alavancar a carreira do diretor Neill Blomkamp, como também foi indicado em quatro categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme.

Assista:

Tetra Vaal (2004) – Chappie (2015)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

Outra vez o diretor Neill Blomkamp transforma um curta em um longa-metragem – “Chappie”. Tetra Vaal foi criado antes mesmo de Alive in Joburg, que definitivamente é o mais famoso do diretor, mas só se transformou em filme em 2015. O curta foi criado usando LightWave 3D e mostra um robô semelhante ao do filme patrulhando as ruas de Johannesburgo. Chappie não fez tanto sucesso quanto Distrito 9, mas agradou boa parte do público.

Assista:

Oculus Chapter 3: The Man with the plan (2006) – Oculus (2013)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

O curta dirigido pelo diretor Mike Flanagan acompanha um homem chamado Tim, que ficou órfão ainda criança devido a um crime horrendo que seu pai cometeu. Mas Tim sempre soube que o pai era inocente e que algo sobrenatural envolve o espelho antigo do escritório do pai. Depois que cresceu, Tim buscou informações descobrindo assim que o espelho possui uma história macabra e, decidido a não deixar o espelho machucar mais ninguém, pretende provar em vídeo do que o objeto é capaz.

Em 2013, Flanagan ganhou sinal verde para produzir um longa baseado no curta. “Oculus” não teve boa aceitação com a crítica especializada, mas no que diz respeito ao público, dividiu opiniões. O curta original foi considerado melhor que o longa pela crítica.

Assista:

Mamá (2008) – Mama (2013)

Curta-metragens que foram transformados em longas - 1ª parte

O filme Mama (2013) foi um sucesso de bilheteria e crítica, principalmente por seu roteiro original. Antes dele, existiu um curta de pouco mais de 3 minutos apresentando sua ideia de forma tão impactante, que chamou a atenção de Guillermo Del Toro.

Criado pelo mesmo diretor do longa, Andrés Muschietti, o curta espanhol apresenta ótimos efeitos especiais e poderia servir como um teaser do filme, devido à qualidade e duração. Muschietti apresentou Mamá em diversos festivais e em um deles, conseguiu cair nas graças de Del Toro, que decidiu financiar o longa.

Assista:


 

Esta é apenas a 1ª parte, mas para continuar preciso de você! Conte nos comentários quais curta-metragens que foram transformados em filmes devem estar na próxima lista!

Veja também: Curta feito por estudante faz homenagem a Hayao Miyazaki

E aí, curtiu?

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Power Rangers | Drace Montgomery é o novo Ranger Vermelho

Mulher Maravilha | Nova minissérie conta a origem de heroína