Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Leia em: 8 minutos

Você conhece Chuck Palahniuk, certo?

Ele é o escritor cujo trabalho mais famoso é o livro “Clube da Luta” (Fight Club), mas traz na bagagem uma várias obras literárias de sua autoria, sendo elas Sobrevivente (Survivor, 1999), Monstros Invisíveis (Invisible Monsters, 1999), No Sufoco (Choke, 2001), Cantiga de Ninar (Lullaby, 2002), Diário (Diary, 2003), Assombro (Haunted, 2005), Rant (2007 – não traduzido), Snuff (Snuff, 2008), Pygmy (2009 – não traduzido), Tell-All (2010 – não traduzido), Condenada (Damned, 2011), Maldita (Doomed, 2013), Beautiful You (2014), Make Something Up (2015) e, recentemente, Fight Club 2 (2015).

Palahniuk é um autor muito dedicado aos seus fãs e uma das suas maiores características é não ter problemas em responder perguntas, saciar a curiosidade e, até mesmo, dividir confissões com seu público. Recentemente, ele falou para o site “out” quais são seus 10 filmes favoritos, em ordem de importância e, inclusive, opinou particularmente sobre cada um.

“Todos nós temos nossas pequenas preferências e preconceitos. Eu, por exemplo, nunca concluirei uma trama fazendo com que o personagem cometa suicídio. Na minha opinião, o objetivo mais nobre de todChuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autora história é retratar um personagem que enfrente o pior medo dos leitores, melhor ainda, um medo que ultrapasse os cenários mais obscuros, e em seguida, mostrar o personagem em questão vencendo o desafio. O fato é que boa parte dos livros – assim como da indústria de seguros e religiões – consiste em informar as pessoas inocentes de possibilidades de morte hediondas, dolorosas, humilhantes e além de suas imaginações, para, em seguida, vender a essas mesmas pessoas a esperança da salvação. É aí que reside a minha hipocrisia: eu adoro filmes em que o herói encontra a salvação através do suicídio.” – Chuck Palahniuk

Em ordem reversa:

10º – Ensina-me a Viver (1971)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: Hal Ashby
Sinopse: Harold (Bud Cort), rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais e simulando suicídios, um dia conhece Maude (Ruth Gordon), uma senhora de 79 anos apaixonada pela vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta intensa convivência, ela o apresenta a beleza da existência.

“Críticos de cinema odiavam essa história quando foi lançada pela primeira vez. Agora esses críticos estão mortos e com a carne podre, enquanto o filme vive… Uma coincidência? Ignore-o por sua própria conta e risco.” – Chuck Palahniuk

9º – Atração Mortal (1988)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: Michael Lehmann
Sinopse: Veronica Sawyer (Winona Ryder) é uma jovem que convive com três patricinhas chamadas Heather, que têm por função única na vida serem adoradas. O comportamento delas e dos amigos que as cercam é tão pedante que Veronica sente vontade de matá-las. Após começar a namorar Jason Dean (Christian Slater), um outsider, é que as mortes se tornam realidade, mas sempre simuladas, como se fossem um suicídio.

“Aqui está mais uma prova de que todos os críticos podem estar errados ao mesmo tempo. Quando Christian Slater explode a si mesmo acendendo o cigarro de Winona Ryder, como esquecer a frase: ‘Agora que você está morto, o que vai fazer com a sua vida?’ Só essa frase é melhor do que todo o ‘O Paciente Inglês’.– Chuck Palahniuk

8º – Alien³ (1992)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: David Fincher
Sinopse: A tenente Ripley (Sigourney Weaver) vai parar em um planeta que na verdade uma colônia penal de segurança máxima, onde todos os internos são assassinos e estupradores. Lá não existem armas e um lugar totalmente isolado do mundo civilizado. Dentro deste contexto, o alienígena volta a atacar, matando tudo que se move, mas com uma misteriosa diferença: ele não ataca a tenente Ripley.

“Ninguém faz um martírio melhor do que o diretor David Fincher.” – Chuck Palahniuk

7º – Vidas em Jogo (1997)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: David Fincher
Sinopse: Nicholas Van Orton (Michael Douglas) é um banqueiro milionário no seu 48º aniversário (a idade do pai quando se suicidou), e ganha de presente do seu irmão Conrad (Sean Penn) um cartão que lhe dá acesso a um divertimento incomum, organizado pela empresa Serviços de Recreação do Consumidor. Deste momento em diante, Nicholas se vê envolvido em um perigoso “jogo”, que parece ter como objetivo matá-lo. Ele já não sabe em quem confiar, pois qualquer pessoa pode ser um assassino em potencial. Ele tem de lutar sozinho para se manter vivo e evitar que as pessoas por trás disto concluam o plano de roubar todo o seu dinheiro.

“Outro protagonista caindo no abismo de Fincher.” – Chuck Palahniuk

6º – Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: David Fincher
Sinopse: Dois policiais, om jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.

“É uma típica morte policial, mas ninguém interpreta um mártir religioso bizarro melhor do que Kevin Spacey. E ninguém os mata melhor do que Fincher.” – Chuck Palahniuk

5º – A Noite dos Desesperados (1969)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: Sydney Pollack
Sinopse: Rocky (Gig Young) é o detestável mestre de cerimônias de um concurso que oferece 1.500 dólares ao vencedor – uma pequena fortuna para a época da Grande Depressão americana. Entre os participantes estão: Gloria (Jane Fonda) uma mulher infeliz e deprimida, que faz dupla com Robert (Michael Sarrazin) um aproveitador; Ruby (Bonnie Bedelia) uma garota do campo que está grávida, e seu marido James (Bruce Dern); um marinheiro (Red Buttons) e a atriz aspirante (Susannah York). À medida em que o concurso se estende ao segundo mês, a raiva, a suspeita, as dúvidas e a insegurança atingem todos participantes, inclusive o cruel e manipulador Rocky, levando todos a um chocante fim…

“Red Buttons morre maravilhosamente ao som de ‘California, Here I Come”, e com uma pequena ajuda, atira em Jane Fonda. Esse é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos.” – Chuck Palahniuk

4º – 30 Dias de Noite (2007)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: David Slade
Sinopse: Barrow, Alasca. Durante os 30 dias do inverno local a cidade fica na mais completa escuridão. Neste período boa parte dos moradores viaja rumo ao sul, mas neste ano a cidade recebeu a visita de seres estranhos: um grupo de vampiros, que pretendem se aproveitar da noite constante para atacar os moradores locais. Para combatê-los um pequeno grupo é reunido, liderado pelo xerife Eben Oleson (Josh Hartnett) e por sua ex-esposa Stella (Melissa George).

“Se você não puder vencê-los, junte-se a eles. Mesmo se eles estiverem mortos.” – Chuck Palahniuk

3º – Fome de Viver (1983)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: Tony Scott
Sinopse: Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter “viva” e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam, ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente, seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Sarah vai até a casa dele e acaba conhecendo Miriam. Após uma conversa e uma bebida elas acabam indo para cama e logo Sarah, descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado.

“Com a música de Bauhaus, David Bowie, Susan Sarandon e Catherine Deneuve, esse filme não tem como ficar melhor.” – Chuck Palahniuk

2º – O Destino do Poseidon (1972)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: Ronald Neame
Sinopse: Em virtude de um maremoto, um transatlântico de luxo é atingido na véspera de Ano Novo por uma onda gigantesca, fazendo-o virar totalmente. Os sobreviventes do choque inicial são liderados pelo reverendo Frank Scott (Gene Hackman) e tentam escapar de qualquer maneira da embarcação.

“Eu podia assistir Gene Hackman morrendo várias e várias vezes. Bem como Charlton Heston em ‘Terremoto’ e Jennifer Jones em ‘Inferno na Torre’, mas Hackman define o padrão para o auto-sacrifício em filmes de catástrofe.” – Chuck Palahniuk

1º – O Exorcista (1973)

Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

Diretor: William Friedkin
Sinopse: Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

“Aqui está a prova plausível de que David Fincher foi criado como católico.” – Chuck Palahniuk

Essa pequena lista possibilita muitas interpretações, mas analisando superficialmente, há 3 conclusões que tirei sobre Chuck Palahniuk depois de saber quais são seus 10 filmes favoritos.

1) Chuck Palahniuk é um grande fã do David Fincher (Fincher é foda né gente)
2) Chuck Palahniuk não tá nem aí pra “crítica especializada”
3) Chuck Palahniuk tem um ótimo senso de humor

Quais filmes do TOP 10 do Chuck Palahniuk você já assistiu? Quais gostou? Quais odiou? Comente!

Veja também: David Lynch | O Mindfuck do Cinema