5 filmes sobre crimes que você precisa conhecer

O cinema é feito em grande parte de assassinos, roubos, corpos e sangue por todos os lados. As parcelas de suspense sempre agradaram os aficionados. Tendo em vista isso, preparei uma lista com filmes sobre crimes que você precisa assistir.

Suspense sempre foi um prato cheio para o bom apreciador de cinema. Não existe uma pessoa, que nunca ficou apreensiva durante a exibição de um filme. Esse ingrediente tem dado muito certo quando o assunto é crime na telona, seja ele pelos olhos do assassino, do ladrão, ou das vítimas, e até mesmo de um jornalista. Filmes sobre crimes, não são necessariamente filmes sobre assassinos em série, como você poderá ver a seguir.

Postei uma lista de filmes sobre serial killers baseados em fatos reais, caso seja esse seu interesse, pode conferir uma lista clicando AQUI!

Dando inicio a lista que quase nos mata com tanto suspense, com 5 filmes consagrados pela crítica, que ganharam o público com seus crimes bem pensados.


1. Ascensor Para o Cadafalso (1958)

5-filmes-sobre-crimes-que-voce-precisa-conhecer_1

Título original: Ascenseur pour L’échafaud 
Direção: Louis Malle

Um suspense ao nível Hitchcock. O filme conta a história da enigmática Florence Carala (Jeanne Moreau). Casada com o milionário Simon Carala (Jean Wall) mas apaixonada por outro. Ela decide matar o marido com a ajuda do amante Julien Tavernier (Maurice Ronet). Tavernier é um ex-militar que trabalha como espião na Indochina para o marido de Florence. Planejado para parecer um suicídio, as coisas começam a dar errado quando Tavernier decide buscar uma corda no terraço e fica preso no elevador (o “ascensor” do título). Um dos grandes temas do filme é a ideia do crime perfeito. Seu apelo duradouro pode ser atribuído à experiência fascinante dos criminosos que acreditam que podem passar despercebidos, a cumplicidade do público se sente em ser parte de seu planejamento meticuloso, e a sensação definitiva de deixar o cinema emocionado com esse clássico noir.

2. As Diabólicas (1955)

5-filmes-sobre-crimes-que-voce-precisa-conhecer_2

Título original: Les Diaboliques
Direção: Henri-Georges Clouzot

Henri-Georges Clouzot também é freqüentemente comparado a Hitchcock, por causa de seu domínio do suspense, mas Les Diaboliques é muito mais demoníaco do que qualquer esforço de Hitchcock. Christina é uma rica herdeira, proprietária e professora de um colégio, cuja administração fica a cargo de seu marido, Michel. Ele dirige o colégio com mãos de ferro, bate na mulher, a humilha, serve comida estragada no refeitório, é odiado por todos, professores e alunos, além de ser amante de Nicole, uma das professoras. Nicole procura Christina e lhe diz que ele só se casou com ela pelo seu dinheiro e que torce para que ela sofra infarto e, assim, ele possa herdar toda a sua fortuna. Em seguida, sugere um plano para, juntas, assassiná-lo.

3. O Grande Golpe (1956)

5-filmes-sobre-crimes-que-voce-precisa-conhecer_3

Título original: The Killing
Direção: Stanley Kubrick

“Eu tenho uma fraqueza peculiar para os criminosos e artistas – Nem a vida como ela é”, disse Stanley Kubrick, alinhando a sua profissão com a de seus protagonistas em The Killing – um grupo de traficantes condenados liderados por Sterling Hayden. Após sair da prisão, Johny Clay elabora um grande plano para um assalto que pode render a ele e a seus companheiros a soma de US$ 2 milhões. E o melhor: ninguém sairá ferido! O problema acontece quando o amante da esposa de um dos integrantes do grupo do assalto resolve se meter onde não é chamado. O filme apresentou, para sua época, uma grande inovação narrativa (não-linear) e rendeu a Kubrick ótimas críticas.

4. O Dia Do Chacal (1973)

5-filmes-sobre-crimes-que-voce-precisa-conhecer_4

Título original: The Day of the Jackal
Direção: Fred Zinnemann

O Dia do Chacal é um crime perfeito impecável adaptado do best-seller de mesmo nome, de Frederick Forsyth. Ao descolonizar a Argélia, Charles De Gaulle provocou o descontentamento de uma organização clandestina, que contrata um assassino profissional conhecido apenas como Chacal. Ele começa então a planejar a morte do famoso presidente francês para o dia 25 de agosto de 1963, e implacavelmente vai eliminando tudo que possa interferir na sua missão. O suspense aumenta na construção do longa de maneira formidável, assim como no livro.

5. Nove Rainhas (2000)

5-filmes-sobre-crimes-que-voce-precisa-conhecer_5

Título original: Nueve Reinas
Direção: Fabián Bielinsky

Um dos melhores filmes do cinema argentino, que por sinal, é lotado de grandes filmes. Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls) são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como “Nove Rainhas”. Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente. Com isso, o veterano Marcos ensina a Juan os segredos do ofício e a cada passo que dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro.


Eu sei que a lista foi bem pequena comparada ao imenso número de títulos sobre crimes no cinema. Listas pequenas tendem a enlouquecer a cabeça dos leitores. Portanto, de agora em diante toda lista terá critérios a seguir, para não virar bagunça. Essa, por exemplo, é feita de clássicos, de estrangeiros, e dos que marcaram de certa forma o cinema.

Agora é sua vez:

Comente os filmes sobre crimes você recomenda aos leitores do Proibido Ler. E faça bom proveito dos filmes listados.

Veja também: 10 comédias politicamente incorretas


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.