Homem-Aranha | 7 melhores animações do Cabeça de Teia

3 meses atrás ( 19/07/2017 )

O Amigão da Vizinhança é o produto mais bem sucedido da Marvel até hoje. Detentor de mudanças drásticas de editorias que ditariam regras em todo o mercado, o Aranha não ficou limitado a apenas uma mídia.  Não demorou muito para que o herói ganhasse uma série animada na televisão no ano de 1967.

Mesmo que as primeiras incursões não fossem maravilhosas, muita coisa interessante pode ser concretizada a partir do pioneirismo do seriado cafona. Agora, vamos passar um pouco pela história de cada um deles enquanto ranqueamos os desenhos do Aracnídeo.

Homem-Aranha (1967)

O seriado é histórico. Não somente por ser o primeiro do Aranha, mas também pela criação de um tema musical tão icônico quanto o do Batman de Adam West transmitido na mesma época. Obviamente que, por conta dos anos que foi ao ar, não havia quase nenhuma exigência narrativa para cada capítulo – com exceção do Piloto que é praticamente um adaptação quadro-a-quadro de Amazing Fantasy #15, primeira aparição do Aranha.

A animação não tinha muito dinheiro para contar na produção. Logo, também era porcamente animada e desenhada. Por exemplo, somente os braços e cabeça do personagem continham as clássicas teias do uniforme. As cenas de movimentação pela cidade com as teias também eram repetidas em loop quase infinito. A graça é que rendeu diversos memes para a internet preservando a essência da galhofa do seriado, além de imortalizar um bom trabalho.

Homem-Aranha (1981)

O seriado mais desconhecido do Cabeça-de-Teia com toda a certeza. Muito disso vem por conta de ter sido exibido ao mesmo tempo que outro mais popular conhecido no Brasil como Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos. Esse durou apenas 26 episódios, mas tem diversos méritos. O principal, obviamente, é o salto estupendo na qualidade da animação e do traço completamente inspirado na arte de Romitão. O mais curioso é que era um dos primeiros seriados da história a optar por uma narrativa única ao longo dos episódios apostando nos embates do Aranha contra o Dr. Destino.

Ultimate Homem-Aranha (2012)

A existência desse seriado consegue irritar profundamente muitas pessoas. O motivo principal foi a razão do cancelamento da melhor série do Aracnídeo até então. Nunca conseguindo chegar perto da qualidade anterior e com diversas piadinhas sem graça, Ultimate Homem-Aranha não consegue angariar muito amor por onde passa. O caráter bizarro da série com participações especiais de diversos outros personagens da Marvel e também por tentar se assimilar ao MCU geralmente são falhos, com histórias sem sal que raramente visam trazer desenvolvimento nítido para Peter Parker. Ainda ao ar, existem coisas bacanas, como a qualidade da animação que surpreende bastante.

Homem-Aranha e seus incríveis amigos (1981)

É óbvio que a nostalgia tá batendo forte nesse caso. Lembro das noites que eu via a esse desenho na Fox Kids no final dos anos 1990 logo depois de outro desenho excelente do Aracnídeo. Apesar de preservar muita galhofa, o roteiro do seriado aproveitava muito seu diferencial: as participações especiais de outros heróis da Marvel. O mais interessante era o nível um pouco mais profundo para o estudo da vida pessoal do Homem de Gelo e Firestar, os incríveis amigos que dão título ao seriado. Ver Peter Parker lidar com outros superpoderosos de modo tão íntimo é certamente algo a ser lembrado.

Homem-Aranha: A Nova Série Animada (2003)

Antes da MTV se tornar um antro de lixo, houve essa bela incursão de apenas 13 episódios com a técnica de animação cell shaded em CGI. O visual poderia ser estranho e muito difícil de aceitar na época e até hoje, mas o roteiro era muito bem escrito. A proposta era trabalhar o seriado como uma sequência direta de Homem-Aranha de Sam Raimi, filme de 2002.

Para não prejudicar os planos da Sony com os futuros vilões que surgiriam na trilogia, o seriado não era muito focado no combate do Aranha contra seus algozes, mas muito centrado em sua vida pessoal. Algo que viria ser melhor trabalho em seriados posteriores. O triangulo amoroso era debatido com intensidade. Infelizmente, ela viu seu melhor e pior momento em questão de poucas semanas com a audiência. Terminou cancelada e em outro cliffhanger – algo comum para os seriados do Homem-Aranha

Homem-Aranha: A Série Animada (1994)

O seriado durou por bastante tempo conseguindo um grau de consistência raramente visto nessas animações de spuer-heróis. Conseguindo adaptar diversos arcos muito famosos dos quadrinhos do Aranha, rapidamente conquistou a atenção dos fãs. As adaptações faziam sentido e eram agradáveis, além de contarmos com participações especiais que preservavam a essência dos personagens como Demolidor e Justiceiro.

Entre muita pancadaria com o rol muito expressivo de vilões, os roteiristas conseguiam criar um senso de urgência muito eficaz por conta também do equilíbrio de vermos a vida pessoal de Peter e suas relações com Mary Jane e Tia May. Apesar de manter o público fiel, o seriado foi cancelado por causa de brigas internas de produção. Deixou um monte de gente órfã e bastante insatisfeita.

O Espetacular Homem-Aranha (2008)

Apesar de não possuir o visual mais atraente do mundo, Espetacular Homem-Aranha é tudo o que Homem-Aranha: De Volta ao Lar tenta ser. O roteiro leve aborda a vida escolar do colegial de Peter. Seu tempo é dividido entre combater o crime, sacrificar desejos e conciliar a vida escolar. A relação com os colegas é muito bem definida, dando um peso nunca antes visto para cada ação do personagem. O senso de continuidade também é algo a ser notado. O herói agia e as consequências do ato reverberavam por ao menos episódios seguintes.

O arco favorito, obviamente, é o do nascimento do Venom, desde o uniforme negro até a origem do vilão. É muito bem escrito e acabamos completamente envolvidos com a jornada cheia de escuridão de Parker. Se nunca viu, veja! Infelizmente, esse ótimo trabalho de animação foi cancelado quando a Sony passou os direitos de volta para a Marvel dando origem ao desenho Ultimate Homem-Aranha, já mencionado na lista.

E para você? Qual é o melhor desenho do Aracnídeo? Apesar das posições, defendo aqui que todos esses seriados merecem a atenção de qualquer fã do Cabeça de Teia.

Veja também:

Homem-Aranha: De Volta ao Lar | Um sólido começo para o Cabeça de Teia

Origens e Evoluções | Homem-Aranha


© 2017 Proibido Ler | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro & Baruch Vitorino