in

Sons Of Anarchy e Hamlet | Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras

Sons Of Anarchy foi inspirado na peça mais longa e provavelmente mais complexa de William Shakespeare, Hamlet. Hamlet é desde sua origem motivo para discussões inacabáveis por seu teor filosófico, psicológico, existencialista e principalmente simbolista, com intensos diálogos que dizem muito mais do que aparentam.

O que Kurt Sutter fez na série foi usar a sua essência, tanto na trama quanto nos detalhes, é claro que compara-los será também complexo, se feito da forma mais completa possível – E este é claro é meu desejo – por isso, se preparem, pois os Spoilers correrão a torto e direito, além de uma simples comparação, este post visa um dissecamento, tentando entrar na mente do autor, tentando construir sua linha de pensamento e as transformações que a obra original sofreu.

Os personagens da série se baseiam nos da peça, porém suas personalidades são divididas entre os membros do clube – além de alguns atos, que também são transferidos – vou tentar dividir tudo por eles e mais à frente colocarei outros pontos:

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 2-min (2)

Clay Morrow = Claudius

Claudius é irmão do rei reinante, Hamlet. Este o assassina para tomar seu trono, colocando veneno em seu ouvido enquanto ele dorme. Assim, o assassinato é feito de forma com que pareça um acidente. Da mesma maneira acontece com Clay Morrow e John Teller. No caso da série, Clay sabotou a moto de John para para-lo e ganhar o martelo.

O reino é representado como o clube, se pararmos para pensar, o clube, pelo menos no inicio da série, tem todo o poder sobre Charming, como se a governasse – afinal de contas, quem tem o poder para fazer literalmente o que quiser em um lugar, o poder sobre a vida e a morte, tem poder sobre ele.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 3-min (1)

Após o assassinato de Hamlet, Claudius conquista sua esposa. O diferencial aqui é que Gemma já havia sido conquistada por Clay e até mesmo deu a benção para que ele assassinasse quem era para ele como um irmão – assim como é retratado na série tantas vezes, tanto que a oficina do clube leva os dois sobrenomes. Claudius desde o começo trata Hamlet como um filho enquanto esconde seu pecado, e enquanto Hamlet não o aceita como tal, Jax sim, até descobrir a verdade.


Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 1

Jax/John Teller = Hamlet

Hamlet é o nome tanto do pai quanto do filho, e não é só isso.

Na peça, Hamlet (pai) aparece para o filho como um fantasma e lhe conta toda a verdade sobre Claudius, pedindo a ele vingança. Antes disso Hamlet (filho) já possui uma depressão profunda, causada pelo luto do pai e pela ira de ver seu tio casando com sua mãe logo depois.

O fato se agrava na mente de Hamlet pois, além disso, bem, essa ideia não funciona muito bem por aqui, mas é considerado em muitos países que o casamento torna um cônjuge literalmente parente dos familiares do outro, fazendo com que o cunhado se torne perante a lei irmão. Isso quer dizer que Hamlet (filho) odeia Claudius por seu caráter incestuoso e desrespeitoso – tanto que a tradução para cunhado em inglês se torna Brother-In-Law (irmão perante a lei).

A depressão chega a ser tendencia suicida e o pensamento só não se torna ação porque a religião condena o suicídio – assim como o clube também condena, como é visto com Juice. A depressão de Hamlet (filho) é passada para John Teller, o pai de Jax, um dos motivos para isso é que, além de assistir o clube se corromper, assim como Hamlet (filho), o luto de um ente querido –  Aqui representado como seu filho Thomas, ao qual é sempre a maior representação de luto na série, talvez mais do que o próprio John. Podemos dizer então que Hamlet e o que ele simboliza se divide também por ele.

Hamlet, após a conversa com o fantasma do seu pai, passa a fingir-se de louco enquanto planeja o assassinato do tio. Na série, Jax passa a agir de forma diferente após a leitura dos manuscritos, tentando agora mudar os rumos do clube. Jax vai se tornando, de um cão obediente, para um homem cada vez mais raivoso e astuto, sempre com planos cada vez mais engenhosos para cumprir o pedido do pai, isto é, tornar o clube “limpo” novamente – Assim como Hamlet que tenta acima de tudo cumprir o pedido de seu pai, no caso em questão, seu pai lhe pede vingança.

Toda a engenhosidade de Jax vale para Hamlet, que fica o tempo todo dizendo muito mais sem que ninguém perceba, Hamlet não esconde absolutamente nada, pois com seus trocadilhos dizem sempre o que verdadeiramente acredita, sem que ninguém compreenda. Sempre encenando a loucura. Fingindo-se de tolo. O caminho para cumprir o desejo do pai – e isso vale para os dois protagonistas – vai levando-os a se tornarem cada vez mais e mais frios e sanguinários.

  • O fantasma de John se faz presente por seus manuscritos, e estes são tratados como seu fantasma durante a série tanto por Clay quanto por Gemma.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 4

Vocês podem conferi-los aqui:

ESPECIAL: Sons Of Anarchy | Os manuscritos de John Teller – 1ª Temporada

ESPECIAL: Sons Of Anarchy | Os manuscritos de John Teller e mais – 2ª Temporada

ESPECIAL: Sons Of Anarchy | As cartas de John Teller – 3ª Temporada

ESPECIAL: Sons Of Anarchy | As cartas de John Teller – 4ª Temporada

  • A barba de Hamlet (pai) é descrita como negro-prateada.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 5-min (1)

  • Em certo ponto, Hamlet alucina com o fantasma, quando na verdade somente ele o vê. Isso também acontece na série, em certo momento em que Jax fica inconsciente por alguns minutos. – na peça isso pode ser transcrito como uma justificativa, TALVEZ Hamlet tenha se tornado realmente louco ou antes de conhecer o fantasma ou durante seu fingimento, no caso de interpretar tanto um personagem e acabar tornando-se então.
  • Hamlet, assim como a Dinamarca, considera seu pai como um santo, um herói. Este é o mesmo parecer que Jax e o clube tem para com John.
  • No inicio da peça, Hamlet quer se distanciar do núcleo familiar por seu ódio e pede para estudar fora, quem o impede é sua mãe. Em Sons, Jax quase se torna Nomad por não suportar Clay, ele é impedido por Gemma – Com um motivo bem mais forte.
  • Horatio tenta impedir Hamlet de ir ter com o pai fantasma. Em Sons, Jax é sempre aconselhado a esquecer o pai.
  • Hamlet se mostra apaixonado por Ophelia, mas em meio a sua loucura ele a manda ir para um convento, grosseiramente tentando afasta-la. O convento na série pode ser entendido como a fuga de Tara para longe da sujeira de Charming e da SAMCRO. Mas também pode ser entendido como o afastamento de Opie do clube. Na peça o convento também pode ser compreendido como um trocadilho para bordel, em contra-partida e ironicamente o mundo do sexo se mostra sempre como a saída do clube da sujeira e entrada para a legalidade – dando assim também ambiguidade entre convento/pureza e bordel/impureza.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 6-min (1)

  • Por fim, Hamlet usa a sua loucura para esconder que sabe a verdade, Jax também esconde o segredo. Em Hamlet é muito discutido a demora do personagem em cumprir sua vingança pois afinal de contas por mais sensível que ele possa parecer ele também se mostra um homem com sangue frio, assassinando personagens mas fugindo de sua missão principal. No caso de Sons isso também acontece, mas os motivos são outros e mais claros. Particularmente eu entendo a demora de Hamlet, mas prefiro não entrar em detalhes neste post.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 7-min (3)

Gemma Teller = Gertrude

Gertrude é a viúva de Hamlet que se casa com o cunhado Claudius após sua morte. Gertrude é assim como Gemma uma mãe COMPLETAMENTE dedicada ao filho, mas diferente dela – Alguns psicanalistas até mesmo enxergam isso com caráter incestuoso entre mãe e filho, o que também não acredito – não é revelado se ela planejou ou tem alguma culpa no assassinato do marido. Em verdade, na peça o fantasma do pai de Hamlet lhe diz para deixa-la em paz, a culpa de Claudius não deveria recair sobre ela – E John relata algo extremamente parecido em suas cartas, porém nelas ele a perdoa, se culpando por sua própria fraqueza. Entretanto, ao saber a verdade sobre o marido, Gertrude fica ao seu lado, aparentemente por acreditar que o filho está louco, mas talvez isso poderia demonstrar culpabilidade.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 8-min (1)

  • Ao fim da peça, Gertrude bebe o veneno que Claudius preparou para Hamlet e acaba então protegendo-o, trabalhando um pouco a simbologia da série, Gemma bebe do mesmo veneno que Clay, o assassinato de um parente querido, Tara, para proteger o filho.
  • Gemma se torna então o novo “Claudius”. A mesma ideia principal em que Jax/Hamlet passa a perseguir o assassino de um ente MUITO querido, sendo o executor também membro importante da família. Ao fim da peça, tanto Claudius como Gertrude bebem do mesmo veneno.
  • Em certo ponto da peça, Hamlet diz a Gertrude para que ela seduza Claudius para então mata-lo, novamente, em Sons Jax faz o mesmo com Gemma, trocando o mata-lo por trai-lo, como quem “apunhala pelas costas”.


Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 17-min

Opie Winston/Tara Knowles = Laertes/Ophelia

Ophelia é o amor da vida de Hamlet, mas em Sons esse sentimento/personagem divide-se em dois, Opie e Tara. Opie é o amor da vida de todos nós com seu bromance, enquanto Tara segue mais a premissa de relacionamento amoroso mesmo. Opie recebe também o papel de Laertes, o irmão de Ophelia.

  • Laertes, no começo da peça, está abandonando a Dinamarca para morar na França, essa parte também pode ser representada como o afastamento de Opie do clube.


Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 10-min

  • Em Hamlet, o protagonista em certo momento assassina o pai dos irmãos pensando ele ser Claudius escondido atrás de uma cortina enquanto ele revela a verdade do assassinato a Gertrude. Após assassina-lo descobrimos que Hamlet não é tão sensível assim, pois não parece sentir absolutamente nada após mata-lo. Enquanto apunha-la com a espada, ele compara a vitima a um rato. Bem, quem foi comparado a um rato ainda na primeira temporada? Opie, mas seu executor, Tig, acabou assassinando Donna, sua esposa. Mortes relacionadas, assassinatos por engano.Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 15-min
  • Esta premissa ainda se repete mais tarde, pois Clay assassina Pinney, acreditando que ele tenha as cartas que o entregaria. Se analisarmos, a conversa entre Hamlet e Gertrude também o entrega. Novamente Clay se engana, mas o culpado, que seria originalmente o protagonista, vai novamente para o vilão, assim dando a nós um carinho mais especial a Jax e Opie e tornando Clay mais desprezível (lembrando ainda da sua frieza comparável a de Hamlet quando assassina o pai dos irmãos). Laertes se encontra com Claudius e pede ajuda para se vingar. Em Sons, Opie é quem exige vingança, quando novamente um membro querido lhe é assassinado, seu pai.
  • Após o assassinato, Ophelia fica louca – assim como Opie com Donna e Pinney, se atirando em meio do perigo como uma forma de luto.
  • Ophelia se mostra indecisa quanto a se relacionar com Hamlet, mas ela sempre o amou. Assim como Tara e Jax na primeira temporada. Além disso, é atribuído a ela a loucura de Hamlet, Gemma em comparação a considera como uma “má influencia” por ela tentar a todo custo tirar Jax dessa vida.
  • Laertes diz a Ophelia que o amor de Hamlet por ela não passa de um capricho, Gemma diz basicamente o mesmo a Tara.Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 9-min (1)
  • Laertes volta da França em busca de vingança e encontra Ophelia louca, após tudo pelo que ela passou – E aqui nos lembramos novamente de Tara, tentando tomar as rédeas da sua situação, parece que sempre que não deixam o rio só fluir e tentam ir contra a correnteza, isso se torna loucura para Sutter.
  • Mais tarde Ophelia acaba se afogando em um rio, adivinhem quem dá a noticia? Gertrude. A diferença aqui é que não há assassinato, talvez suicídio, mas a duvida fica no ar. O certo é que Ophelia se afogou no rio, enquanto Tara se afogou na pia.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 11-min

  • Após a morte de Ophelia, Hamlet se retrata, revelando que seu intenso amor por ela sempre foi verdadeiro, ele faria TUDO por ela. E é o que vemos com Jax especialmente na última temporada, ele usa todos os seus recursos e do clube para saciar seu desejo de vingança.
  • Os dois, tanto Ophelia quanto Laertes estão mais do que nunca ligados pelo sangue e pela morte do pai, o pai em questão, em Sons seria Pinney. Naquele momento, Tara estava ligada a morte dele por ter lhe contado sobre as cartas.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 13-min

  • A maneira em que Laertes e Opie morrem é também parecida, enquanto Opie toma o lugar de Jax para salvar sua vida, Laertes luta com Hamlet usando uma espada envenenada (para se vingar), em meio a selvagem luta as espadas são trocadas e Laertes se fere com o veneno destinado a Hamlet.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 14-min


Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 22-min

Wayne Unser/Pinney Winston/Tig Trager/Chuck Marstein = Polonius

Polonius é o braço direito de Claudius e pai de Ophelia e Laertes. A sua personalidade é basicamente a de um “puxa-saco” que faz tudo pelo rei, mas por ser completamente fiel ao reino. Hamlet o compara como um velho tolo e o usa como pretexto de piadas o tempo todo. Bem, ok, o que acontece é que essa fidelidade pode ser dividida em várias facetas, e a tolice também.

  • Wayne é fiel a Gemma, Pinney é fiel ao clube e o que ele costumava ser e Tig é fiel a Clay (mas ele também encontra seu lugar em outros personagens aos quais falarei logo mais).
  • Chuck é assim como Polonius exageradamente coloquial e tolo. Praticamente um bobo da corte, Polonius, como eu disse, é o bobo da corte que  não quer ser (e isso vale para os outros personagens também).
  • Pinney é digamos o Polonius “principal” por ser pai de Oppie e por ser assassinado por engano (lembrando que Clay acreditava que ele possuía as cartas) e é tolo por acreditar que Clay sucumbiria e que poderia de alguma forma trazer o clube ao que era. Ele também é o mais velho e tradicional da SAMCRO, isso se faz evidente ainda por seu colete Jeans, uma revolta silenciosa. Novamente, Polonius é retratado por Hamlet como um velho tolo.
  • Quanto as cartas, na peça Hamlet cortejava Ophelia lhe mandando juras por elas. Ophelia por sua vez as mostrou para o pai. O que é claro é outra grande comparação pois Tara escolheu justamente Pinney para falar delas e entre estas cartas também haviam juras de amor de John à Maureen.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 19

  • Unser morreu ao tentar proteger Gemma, da mesma maneira que Polonius morre quando Gertrude pede por socorro quando acredita que Hamlet iria assassina-la. Polonius estava atrás da cortina, escutando os dois, e a cortina pode ser representada por esse lado do policial que trabalha para o clube por baixo dos panos para manter a ordem. A tolice e a fidelidade de Unser pode ser entendida como a sua devoção cega a Gemma, um amor não correspondido.
  • Tig, além de ser o braço direito de Clay, também ganha o estatuto de tolo por todas as suas bizarrices eventuais.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 25-min

Juice/Tig = Rosencrantz / Guildenstern

Rosencrantz e Guildenstern são antigos amigos de Hamlet que à mando do rei voltam para a Dinamarca para tentar descobrir o que há com ele, fazendo-os se passar por amigos enquanto na verdade trabalham para Claudius. A fidelidade de Tig e Juice para com Clay sempre foi evidente e se Tig se tornou fiel a Jax é porque a situação o obrigou a tal. Juice no entanto, não suportou a pressão e por isso trai o clube diversas vezes até ser assassinado. Hamlet faz com que os dois amigos entreguem uma mensagem a alguém e na carta ele pede para que matem os mensageiros. Esta foi provavelmente a base para o fim de Juice.

Referencias...
Referencias…

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 28-min

Bobby/Chibs/Happy = Horatio

Horatio é o amigo de Hamlet que é sempre fiel a ele e o ajuda, ao fim da peça ele é basicamente o único sobrevivente e Hamlet pede a ele antes de morrer que conte a história, esse fim também pode ser entendido como quando Jax escreveu todo o sentimento e história para os filhos. Em outros sites analisaram Bobby e Chibs como sendo Polonius, por sempre estar ao lado, mas a verdade é que se Hamlet tivesse se tornado o rei, o lugar que Polonius deixou com certeza seria de Horatio, o único que ele poderia confiar.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 8-min

Vocês podem conferir as anotações de Jax Teller aqui:

ESPECIAL: Sons Of Anarchy | As anotações de Jax Teller – 5° Temporada

ESPECIAL: Sons Of Anarchy | As anotações de Jax Teller – 6° Temporada


Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 29-min

Sobre os reinos:

  • A Dinamarca, assim como o clube, é conhecida por sua  boemia, ela por sua vez guerreou há um tempo atrás com a Noruega, ou seja, a Noruega representa os Mayans, e assim como a guerra entre clubes, o motivo principal foi territorial e a rixa entre eles se mantem.
  • Marcelo, um dos guardas da Dinamarca, em certo momento reclama sobre todo o cuidado com o armamento quando na realidade nada há a se preocupar. Em Sons Sutter trabalha principalmente com a venda de armas e é exatamente isso um dos principais motivos para qual o clube foi mais e mais ao fundo do poço. É quando Horatius explica que Hamlet (pai) derrotou o antigo rei dinamarquês adquirindo assim seu território. Fortinbras, o rei dinamarquês, o desafiou por ciumento orgulho.
  • Ao mesmo tempo em que a SAMCRO se mostra poderosa em Charming, ela atrapalha o desenvolvimento da cidade e é mal vista (com razão). Por isso muitos não dão créditos ao clube e até mesmo o querem expulsar. A Dinamarca também é desmerecida por isso, ao mesmo tempo que demonstra seu poder.

Outros pontos:

O principal poster da série é uma  clara referencia ao “Ser ou não ser”. Uma das reflexões mais famosas da peça.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 31

  • Assim como a peça, o assunto vida e morte está bem inserido na série, seja no simbolo do clube,  seja nas filosofias. A morte é um assunto tão importante que é quase um personagem, na série acredita-se que ela realmente é um, sendo esta uma andarilha que mais tarde se descobre ser uma vitima do “acidente” de John. Ela aparece VÁRIAS vezes durante a série – Chegando a aparecer até mesmo em Belfast –  em tempos e lugares chave, ela se mostra como uma mãe e até mesmo profetiza. Na primeira temporada, mais especificamente no episódio 12, ela tem um dialogo com Gemma, segue abaixo:

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 39

Placa: SALVE MEUS FILHOS PRECISAMOS DE COMIDA

Gemma: Está mesmo fazendo isso pelos seus filhos?

Andarilha: Sim, senhora, tenho dois meninos. Tio Sam (E.U.A) cortou minha ajuda de novo.

Gemma: Você me parece ter o corpo bastante capaz. Deve haver algo melhor que poderia estar fazendo do que segurar cartazes e mendigar.

Andarilha: É difícil para mim manter um emprego, senhora. Por conta de uma doença mental, tendência a ter surtos de raiva, sem razão aparente.

Gemma: Desde quando isso é uma doença mental? (Gemma lhe dá alguns trocados) Não aplique isso no seu braço.

Andarilha: Isso é gentil e generoso. Obrigada, senhora, Abel (mesmo nome do filho mais velho de Jax) ajudará meus garotinhos.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 35

Alguns dizem que ela pode ser também baseada em Hamlet, como uma forma talvez de colocar o fantasma de John em cena. É certo que ela é o único efeito mistico da série, particularmente penso que ela seja realmente a mãe dos filhos da anarquia – lembrando que o simbolo da SAMCRO é a do Ceifeiro, vulgo Morte – tanto pelo seu cuidado quanto por sua identificação para com o clube e é claro, suas profecias. Por mais que Jax tivesse sempre o discurso de que era Opie quem o colocava no caminho certo, era sempre ela que lhe dava todo o apoio e o fazia ter coragem, dando principalmente um afeto maternal. Até seu cobertor pode ser entendido como uma espécie de manto, ao que ela passou o manto para Jax, na verdade ela lhe deu sua benção para liderar o clube – E foi a partir daí que Jax começou a tomar decisões próprias visando o clube.

  • Em Belfast, é revelado que um dos Holandeses estava recrutando crianças para trabalhar com armas, já em Hamlet, as crianças estão tomando o lugar dos atores e os deixando a miséria.
  • Em Hamlet, em certo momento ele segura o crânio de Yorick, seu falecido bobo da corte, e lembra dos momentos que passaram juntos. São memórias de infância, Hamlet se entristece com a boca do crânio pois em vida eles se beijavam na boca. Em Sons, na primeira temporada há um palhaço ligado ao estupro de uma garotinha.

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 30

  • Quando Hamlet confronta Claudius mostrando os seus pecados em uma encenação teatral, ele passa a sentir um remorso profundo, assim como Clay – Lembrando que remorso é diferente de arrependimento – Ele entende que não há desculpas para o que fizera mas ainda assim se ajoelha e pede perdão aos céus.  Hamlet o encontra neste estado e decide assassina-lo em momento mais propicio, para que assim o mesmo só encontre sofrimento após a morte, raciocinando que por mata-lo em meio a uma oração este iria para os céus.
  • Falando nisto, a técnica teatro dentro do teatro de Hamlet é usada por Sutter o tempo todo, toda a engenhosidade de Jax e do clube é teatral, e o ator principal, Jax, se mostra um titereiro por trás dos fios, o clube é muito mais atuação do que qualquer outra coisa.
  • Provavelmente a famosa frase de Gemma “A vulnerabilidade é uma deficiência. Não há lugar para isto nessa vida” veio desta frase de Gertrude:

Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 11

  • Alguns episódios possuem nomes que referenciam Hamlet, tais como o 12° da 4° temporada (Burnt and Purged Away), os últimos da mesma temporada (To be I-II), o 11° da 5° temporada (To Thine Own Self) e o 9° episódio da 7° Temporada (What a Piece of Work is Man).
  • Finalmente, a última mensagem que Sons nos deixa está em Hamlet, é uma mensagem em carta onde Hamlet faz juras de amor a Ophelia:
Sons Of Anarchy e Hamlet Uma analise profunda e comparativa entre as duas obras 37
Duvides que as estrelas sejam fogo, duvides que o sol se mova, duvides que a verdade seja mentira, mas não duvides jamais de que amo.

Bem, é isso, fico contente com todo este trabalho, espero que tenham gostado. É possível que eu tenha escrito demais ou talvez até tenha deixado escapar algo, sei que ede qualquer maneira posso dizer que, após conhecer a obra original posso dizer o quão mais rica essa série se tornou para mim. Shakespeare pode sim ser complicado e cansativo, e confesso que sempre tive certo receio para com sua obra, mas é tão, tão importante e até mesmo atual, que sempre valerá a pena. Como sempre, fiquem a vontade para comentar, discutir, adicionar o que quiserem, muito obrigado pelo tempo de vocês! Sigam-nos nas redes sociais (Facebook, twitter e Instagram) e não percam nossas matérias!

E aí, curtiu?

Escrito por Jefferson Venancius

Escritor, redator, roteirista e músico. https://conde.carrd.co

Comentários

Deixe uma resposta

    One Ping

    1. Pingback:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    Loading…

    0

    Os 8 Odiados (2016) | Tédio com “T” de Tarantino

    Os Simpsons | Novo episódio tem abertura no estilo anos 80