Surgida ainda na Grécia Antiga, a comédia funcionava como uma encenação teatral que se contrapunha totalmente à tragédia. Entretanto, esse maniqueísmo curto e grosso é mais fácil na teoria do que na prática, visto que é um consenso generalizado que o gênero em questão tem um objetivo um tanto mais complexo que seu oposto complementar: o de fazer rir.
Se pensarmos bem, a comédia move-se pela quebra de expectativa. A produção do humor insurge naquilo que se menos espera, normalmente pautado por uma contextualização prática e simples que preparar o terreno para que as piadas “aterrissem” perfeitamente. Porém, coloque-se como espectador de, digamos, um stand-up comedy. A primeira vez que você assistir a apresentação, caso conecte-se com o indivíduo em cima do palco, provavelmente será uma experiência única. Agora revisite a mesma peça, de novo, de novo e de novo: tudo já é conhecido e, caso não esteja carregado com a mesma energia de antes pelo ator ou pela atriz, você não se sentirá satisfeito.
Esse não é o único obstáculo pelo qual o gênero passa: a energia representa boa parta da conexão entre público-cena, porém a complexidade e a sutileza das famigeradas piadas não devem subestimar o interlocutor, e sim trazê-los para uma determinada linha narrativa apenas para quebrá-la de forma inesperada, garantindo a surpresa. Subestimar a capacidade de compreensão de sua audiência é extremamente arriscado e pode se transformar em uma bola de neve de fracassos – não é à toa que grande parte das comédias se resigne ao formulismo excessivo e nem ao menos tente trazer algo de novo, mergulhando na mesmice.
É um fato dizer que a comédia tornou-se um antro saturado e obcecado pelas falhas. Seja por uma postura insuportável de seus realizadores em se manterem presos a uma esfera conservadora que não consegue criar humor sem pontadas de racismo, machismo ou homofobia, seja pela visão mercadológica de um produto medíocre, grande parte das produções não inova – e esse é um dos principais problemas, como mencionado agora pouco.
Entretanto, nem tudo está perdido! Em meio a produções infelizes e tristes por todos os motivos errados, há alguns artistas que insistem em distorcer padrões e resgatar elementos clássicos da comédia, repaginando-os com um twist moderno. São essas obras que exalam originalidade, criando personagens e tramas maravilhosas, hilárias por serem tão autoexplicativas e propositalmente irreverentes.
Foi em homenagem a essas produções que separamos nessa singela nova lista as melhores séries de comédia. É claro que nem todas caberiam aqui dentro, ainda mais porque a matéria ficaria infinita, mas pegamos o suprassumo da televisão contemporâneo, voltando até mesmo alguns anos no passado e resgatando ícones atemporais como Seinfeld e Friends.
Confira nossas escolhas abaixo e não se esqueça de deixar seu comentário!
8.9Rating: 8.9 / 10 from 348,649 users
A melhor série sobre o nada é provavelmente a definição mais correta de Seinfeld. O seriado é composto por quatro personagens principais que discutem e analisam os fatos mais corriqueiros do dia a dia com boas doses de ironia, humor e egoísmo. Considerada a sitcom mais influente da década, SEINFELD apresentava quatro amigos individualistas, imorais, inseguros e mentirosos, que conquistaram o público justamente por seus defeitos, que lhe conferiam certa veracidade.
8.9Rating: 8.9 / 10 from 1,080,172 users
Ross, Rachel, Mônica, Chandler, Joey e Phoebe formam um grupo de seis amigos que lutam para se sobressair e progredir na competitiva vida de Manhattan. Seu humor inteligente e apoio mútuo incondicional fazem com sua amizade seja cada vez mais forte, superando assim todos os obstáculos que a vida lhes apresenta...
8.2Rating: 8.2 / 10 from 187,504 users
Eleanor Shellstrop é uma mulher normal que, sem saber bem como, entra no pós-vida onde percebe que não tem sido muito boa pessoa. Com a ajuda do seu mentor, está determinada a mudar a sua antiga maneira de viver e descobrir a pessoa fantástica (ou pelo menos bastante boa) dentro de si.
7.6Rating: 7.6 / 10 from 78,070 users
Quando uma mulher é salva de uma seita do apocalipse e chega a Nova Iorque, ela terá de orientar-se num mundo que julgava já não existir.
8.4Rating: 8.4 / 10 from 62,612 users
Former Senator Selina Meyer finds that being Vice President of the United States is nothing like she hoped and everything that everyone ever warned her about.
8.3Rating: 8.3 / 10 from 131,547 users
Liz Lemon, head writer of the sketch-comedy show "TGS with Tracy Jordan", must deal with an arrogant new boss and a crazy new star while trying to run a successful television show without losing her mind.
7.2Rating: 7.2 / 10 from 14,123 users
O programa é estrelado por Julia Louis-Dreyfus como Christine Campbell, uma neurótica mãe divorciada e dona de uma academia de ginástica para mulheres. Ela tenta controlar sozinha a sua vida, e estar em paz com tudo a sua volta. Uma figura muito presente em sua vida é o ex-marido Richard, cuja nova namorada também se chama Christine, daí o apelido "Old Christine" ("Velha Christine")...
8.6Rating: 8.6 / 10 from 286,189 users
The absurd antics of an Indiana town's public officials as they pursue sundry projects to make their city a better place.
7.6Rating: 7.6 / 10 from 138,226 users
Sejam bem-vindos a Wisteria Lane. Pode parecer a rua perfeita nos subúrbios, mas vejam para lá das casas perfeitas e começarão a aparecer rachas. Até há bem pouco tempo, Mary Alice residia nesta rua, mas tirou a própria vida. Agora, da sepultura, deixa-nos de
8.2Rating: 8.2 / 10 from 56,777 users
Quando os seus maridos as deixam para ficarem juntos, a bem-comportada Grace e a excêntrica Frankie tornam-se verdadeiras companheiras.
8.2Rating: 8.2 / 10 from 76,061 users
Dev tenta dar um novo fôlego à sua carreira de ator e melhorar a sua vida amorosa com a ajuda do seu eclético grupo de amigos.
9.1Rating: 9.1 / 10 from 596,722 users
O brilhante e alcoólico cientista Rick "rapta" o seu neto adolescente, Morty, para viagens loucas em outros mundos e dimensões alternativas.
8.4Rating: 8.4 / 10 from 359,236 users
Com a chegada de um novo capitão, o brilhante mas imaturo detetive de Brooklyn Jake Peralta tem de aprender a seguir as regras e a trabalhar em equipa.