in

Mundo da Lua – O Documentário | Diário de bordo de uma viagem à infância

Certa vez eu liguei a televisão e a imagem mostrava um menino falando em um gravador. Logo depois, aparecia uma tela com um efeito esfumaçado e tudo que acontecia a partir dali, fazia parte do imaginário de uma criança. Era meu sonho ver alguém como eu ditando como as coisas deveriam ser, mas logo depois vinha a realidade e o menino aprendia ainda mais com ela e, eu também! Nessa época minha mãe sempre me dizia que eu vivia no Mundo da Lua, talvez por causa disso a vida de Lucas Silva e Silva foi tão importante para mim.

Mundo da Lua fez e faz parte da vida de muitos até hoje. No ano passado eu recebi a notificação de um evento no Facebook e quando fui olhar do que se tratava o convite era: Exibição do Mundo da Lua – O Documentário no Museu da Imagem e do Som (MIS ). Pensei comigo: porra que sensacional, fizeram um documentário da série que marcou a minha vida? Que carai vei, eu preciso ver essa parada. No final das contas eu não consegui ver nada, pois me acabei me atrapalhando na redação. Surgiram outras oportunidades de assistir este documentário em outros lugares e eu falhei miseravelmente no quesito presença em cada uma delas. Mas eu acompanhei tudo muito de perto e neste domingo (6), o documentário finalmente foi disponibilizado no Youtube e eu corri para assistir e contar para você tudo o que eu achei dele.

mundo-da-lua-o-documentario-diario-de-bordo-de-uma-viagem-a-infancia

Mundo da Lua – O Documentário é um trabalho de conclusão de curso (TCC) da Universidade São Judas Tadeu apresentado em banca julgadora em 2014, trabalho esse, que recebeu nota máxima. O documentário explora os bastidores da série da TV Cultura, Mundo da Lua,  que teve ao todo 52 episódios e foi exibida entre outubro de 1991 a setembro de 1992. Mundo da Lua fez tanto sucesso que chegou a ser exibido pela Rede Globo e até hoje é exibida pelo canal pago Tv Rá Tim Bum.

Veja também: Atores de Mundo da Lua nos dias de hoje

Este documentário é um diário de bordo de uma viagem à infância, que traz a participação do elenco, da equipe de produção, do diretor e do idealizador do Mundo da Lua. Neste documentário, a viagem é conduzida por Luciano Amaral (Lucas Silva e Silva) que ao longo de 26 minutos vai nos mostrando uma série de segredos e histórias de bastidores comentadas por Antônio Fagundes (Rogério Silva – Pai), Mira Haar (Carolina Silva e Silva – Mãe), Mayana Blum (Juliana Silva e Silva – Irmã) e, em memória, todos falam de Gianfrancesco Guarnieri, Orlando Silva, o avô de Lucas.

mundo-da-lua-o-documentario-diario-de-bordo-de-uma-viagem-a-infancia2

Além de todo o elenco, nós conhecemos de perto através das falas de Flávio de Souza (Tio Dudu), criador e roteirista do seriado, todo o processo de criação dos episódios e como sua vida pessoal e de muitos do elenco e também da equipe de produção, influenciavam nos roteiros e nas criações das cenas. Assista:

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nesse documentário foi o carinho de todos por Gianfrancesco Guarnieri. Sem dúvidas o seu Orlando, avô de Lucas, era em cena reflexo do que ele era em vida. O documentário deixa muito claro a influencia da vida real de cada um deles, desde o staff, até o núcleo principal do elenco. A edição e a forma como eles costuraram as sonoras (entrevistas com as fontes) usando o gancho do que fãs da série comentavam de forma nostálgica para ligar ao depoimento de outra fonte deu o brilho necessário a obra. Eu sei o quanto é difícil fazer um trabalho deste porte, e o quanto é difícil conseguir entrevistar pessoas como Antonio Fagundes, Anna Muylaert, Roberto Vignati, por exemplo, ir atrás de todos que faziam parte da produção e acima de tudo, ver o orgulho no semblante de Flávio de Souza ao falar de um dos seus trabalhos mais importante. Sem falar em todos segredos de bastidores, como o locutor de rádio que Rosa tanto gostava, os efeitos especiais e etc.

771cdc3543a621c4d3c212396f495efdb4ab42f7

Veja também: Alô, alô! Planeta Terra chamando! Curiosidades e bastidores do “Mundo da Lua”

Não é fácil tirar o trabalho da faculdade e apresentar ele ao mundo da forma que este documentário foi feito e apresentado. Eu bato palmas para esses profissionais que eu nem chamo mais de alunos, uma vez que já estão formados. O material que eu vi é exatamente algo que eu gostaria de ter feito um dia e não tive a oportunidade, e hoje eu fico muito feliz de ver um produto destes no mercado documentando uma das séries que representa tanto para mim como o Mundo da Lua.

1d91c03a382d99f10599bc9c9fe59d17865df952

Como o nome do documentário sugere, trata-se de um diário de bordo de uma viagem à infância, conduzida pelo próprio Lucas Silva e Silva – o que deixa tudo ainda melhor.

“Alô, Alô, planeta terra chamando! Planeta Terra chamando!
Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva,
falando diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer….”

Veja também: Episódio de “Mundo da Lua” previu a crise hídrica em São Paulo

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Outcast | Dos quadrinhos para a TV: Tudo que você precisa saber sobre a HQ

A Série Divergente: Convergente | A derrapada depois do muro