in

Mortdecai – A Arte da Trapaça (2015) | Humor em forma de moustache

Mortdecai – Arte da Trapaça é uma comédia de 2015 com tons de aventura, drama e ação. Protagonizada por Johnny Depp e dirigida por David Koepp (Janela Secreta).

Com duração de 107 minutos, o filme gira em torno de Charles Mortdecai (Depp), um negociador de artes que vive de suas trapaças com poderosos compradores. Endividado, ele recebe uma missão irrecusável por parte das autoridades: recuperar uma obra de arte furtada e desvendar a chave do crime.

Uma trama que vai além das artes. O traficante de artes deve viajar o mundo armado apenas com o seu charme especial: seu moustache. A valiosa peça roubada que guarda o segredo de uma conta bancária recheada de ouro. Na aventura, Mortdecai enfrenta a máfia russa, a MI5 e terroristas internacionais.

Mortdecai - A Arte da Trapaça (2015) | Humor em forma de moustache

Além de Depp, o elenco conta com Gwyneth Paltrow, Olivia Munn, Ewan McGregor, Jeff Goldblum, Paul Bettany, Aubrey Plaza, Oliver Platt, Ulrich Thomsen, entre outros.

É notável o esforço de Johnny Depp para sair da sua “marca registrada”, o personagem Jack Sparrow. Ele se empenhou demais, principalmente por ser também o produtor do filme. Entretanto, existem inúmeras semelhanças nas construções de Mortdecai e Sparrow, e você perceberá isso no decorrer da história. Além de atrapalhados, eles usam e abusam do álcool, das ironias e do sotaque.

Mortdecai - A Arte da Trapaça (2015) | Humor em forma de moustache

Um moustache cultuado feito Deus – essa é a primeira impressão de Mortdecai. Um bigode notável, que inclusive, gera atritos com sua esposa (que não consegue beijá-lo por sentir nojo). Acima de tudo, um personagem cômico que muitas vezes se perde nos próprios malabarismos, mas não perde sua graça. Uma pitada de crítica à famosa arrogância britânica, especialmente quando o trapaceiro visita Los Angeles.

Mortdecai - A Arte da Trapaça (2015) | Humor em forma de moustache

Uma hierarquia com lealdade. Jock, interpretado brilhantemente por Paul Bettany, é o fiel escudeiro de Mortdecai. Um capanga leal, por assim dizer. Ele sempre está lá, principalmente para livrar o trapaceiro de problemas. Um homem que é capaz de levar o chefe no colo – literalmente. O entrosamento dos atores foi crucial para a trama ser bem humorada. O fato de Mortdecai, além de tudo, ser um covarde por excelência, acaba tornando Jock um personagem crucial.

Mortdecai - A Arte da Trapaça (2015) | Humor em forma de moustache

Um filme onde a mulher toma as rédeas da história. Por mais engenhoso que seja Mortdecai, sua esposa Johanna (Gwyneth Paltrow) consegue se mostrar dez vezes mais inteligente do que ele. Ambos se completam. Ele é a delicadeza, ela é a agressividade. Logo de cara sabemos quem bota ordem na casa e Mortdecai é um homem que não precisa provar sua masculinidade através de agressividade.

Mortdecai - A Arte da Trapaça (2015) | Humor em forma de moustache

O Inspetor Martland (Ewan McGregor) é um personagem chave na trama. O homem cobiça a esposa de Mortdecai, e também apresenta ao trapaceiro a chave para a aventura, dando a ele a possibilidade de uma ficha limpa, caso colabore com o mistério da arte roubada. Ewan pecou um pouco em sua atuação, meio sem sal e sem açúcar. O trio forma quase um triângulo amoroso.

A construção da trama chega a confundir quem não está acostumado com tanta informação. Por vezes, a história se perde. Nota-se o esforço dos personagens em alimentar piadas batidas sobre o bigode de Mortdecai, e do roteiro em te querer fazer rir a todo custo. Mas não se assuste: nem por isso o filme deixa de ser engraçado.

Feito um filme de Wes Anderson, cheio de personagens caricatos, Mortdecai veio para te fazer rir, e se aventurar. Cores, figurinos e cenários maravilhosos, tática bastante semelhante a do longa consagrado O Grande Hotel Budapeste.

“Mortdecai – A Arte da Trapaça” estreou em 12 de Março de 2015.


Gostou? Tem mais:

E aí, curtiu?

Escrito por Juliane Rodrigues (Exuliane)

Serial killer não praticante, produtora audiovisual de formação e redatora por vocação. Falo sério mas tô brincando no twitter @exuliane

manda nudes: [email protected]

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Street Fighter II V | Anime será transmitido pela Netflix

Curta feito por estudante faz homenagem a Hayao Miyazaki