Mitologia Nórdica

Intenso e sombrio, divertido e heroico, instigante e mítico

Há dois meses, mas precisamente no dia 17 de março, a Editora Intrínseca lançou o mais novo e aguardado trabalho do autor que criara os Perpétuos para a DC Comics, Neil Gaiman, presenteando não apenas os fãs do autor — que são cientes de que a temática desse livro sempre tivera grande influência em sua obra —, mas também a todos que se sente atraídos por tal temática; Mitologia Nórdica.

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses Americanos e Sandman, Neil Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos numa aventura que vai desde o principio dos tempos até o fim do mesmo.

Mitologia Nórdica | Intenso e sombrio, divertido e heroico, instigante e mítico

A priori, um aspecto importante a se ressaltar é que Mitologia Nórdica não traz em suas páginas o desenvolver de uma trama “natural”, com desenvolvimento cliché de aspectos como “inicio, meio e fim” que acabam por justificar desenvolvimentos de personagens e contextos, por exemplo. Mas é devidamente interessante perceber que os mitos aqui descritos por Gaiman, são sabiamente constituídos de forma que apresente uma “história” conectada.

Não muito diferente do esperado, Gaiman traz uma proposta literária mítica devidamente interessante, e com um embasamento sobre o assunto firme admirável. E assim com uma narrativa moderna flexível as necessidades da sua proposta — às vezes intensa e sombria, outras vezes divertidas e heroica (sempre de humor ácido e natural.) —, que o autor consegue desenvolver esta coletânea de quinze contos da mitologia escandinava.

Porém, em alguns momentos me senti como se tivesse lendo algo “simples e básico demais”, algo que eu poderia facilmente ter lido ao fazer pesquisas sobre o assunto na internet. Mas é de se concordar com o argumento de que “muitos dos contos tenham se perdido ao longo da história da humanidade”, e talvez as belezas destes contos estão em os mesmos terem partes que lhe permitem imaginar e dá vida a sua perspectiva sobre eles.

Mitologia Nórdica | Intenso e sombrio, divertido e heroico, instigante e mítico

Ainda sim, Mitologia Nórdica é o livro perfeito para quem anseia conhecer mais sobre tal mitologia, permitindo ao leitor desvelar novas facetas de tais histórias que, por vezes, a cultura pop desvirtua a suas vontades. Adquirir Mitologia Nórdica é adquirir um livro de contos e narrativas instigantes, tal qual desbravar uma literatura mítica relatada por tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas. E Mitologia Nórdica é isso.

É o tipo de livro que você compra para ler e reproduzir o que leu aos amigos, parceiros, filhos (SIM!) e outros. O tipo de livro cujos contos devem ser contados nos meios de interações sociais (físicas principalmente), sobre como os mortos com honras destinam-se para Valhalla e os mortos sem honras vão para Hel. Ou sobre como o poderoso Thor adquiriu seu majestoso martelo, Mjolnir. E, até mesmo, como o Ragnarok trará fim e começo a tudo.

Se interessou por este livro? Você pode adquiri-lo AQUI. Livro com um perfeito acabamento.

Veja também: Deuses Americanos | Do copo de hidromel ás veias dos Estados Unidos


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2018 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.