Batman vs. Robin

Da ascensão à queda da Corte das Corujas

A mais nova animação da DC Comics envolvendo o universo do homem morcego, intitulada Batman vs. Robin, dá continuidade aos eventos ocorridos na animação Son Of Batman, focando a relação e embate de pai e filho entre Bruce e Damian em meio à reveladora ascensão da Corte das Corujas na cidade de Gotham. Embora a animação seja baseada no arco da HQ do homem morcego, A Corte das Corujas, a história é apresentada de forma diferente colocando Damian Wayne como ponto principal na realização da trama. A matéria a seguir contém spoilers e mediante aviso, a leitura da mesma é de total responsabilidade do leitor.

A trama apresenta um Damian Wayne mais impulsivo, indômito e rebelde, lidando com suas próprias questões e ainda tentando encontrar seu lugar no mundo, principalmente ao lado de seu pai. Por sua vez, Bruce Wayne é introduzido com o grande desafio de treinar Damian assim como fez com os demais Robins, na tentativa de consertar o filho e o remover dos ensinamentos da Liga das Sombras (o que se mostra muito complicado já que toda a experiência de Damian vem da Liga das Sombras, invalidando todo e qualquer ensinamento que Bruce tente dar ao menino prodígio).

Batman vs. Robin | Da ascensão a queda da Corte das Corujas

A introdução da Corte das Corujas, uma ceita com uma visão distorcida de progresso para Gotham, e do antagonista Guarra, um guerreiro percursor dos ideais da Corte das Corujas que pode subjugar qualquer membro da Bat-família, é feita de forma dinâmica, em especial a relação entre os mesmos. Uma vez que, ao decorrer da trama a Corte das Corujas passa de antagonista primário para antagonista secundário em uma troca de importância com o antagonista Guarra.

Leia mais: A lista completa das animações da DC Comics

O antagonista Guarra, tendo como nome verdadeiro Talon, é apresentado tendo semelhanças históricas com Bruce e Damian. Talon era um jovem garoto prodígio filho de um ladrão que se esforçava para orgulhar seu pai, entretanto, fracassando muitas das vezes. Durante uma fuga ao tentar roubar uma mansão, Talon deixa os pertences roubados cair, tornando todo o esforço para assaltar a mansão inválido. Após ser espancado violentamente pelo seu pai, Talon o entrega à polícia, que acaba por ser morto ao resistir à prisão. Desde então, o órfão Talon cresceu  sobre os códigos de conduta e combate da Corte das Corujas.

Batman vs. Robin | Da ascensão a queda da Corte das Corujas

Ideologicamente, são abordadas duas questões: os ideais de progressos para Gotham, ainda que com métodos diferentes entre os envolvidos, e se uma pessoa tem o poder de determinar os merecedores de viver e morrer ao decidir fazer justiça com as próprias mãos. Damian é tido como um bom cabo de conexão entre essas ideologias e os envolvidos durante a trama.

As cenas de ação são bem desenvolvidas tendo uma boa sincronia entre os envolvidos e os diálogos são encaixados de forma objetiva e direta. Os personagens secundários, ainda que secundários, acrescentam na realização da trama através de seus papeis efetivos na mesma. Entre eles, Dicky Grayson (Asa Noturna) e Alfred, que demonstram o porquê fazem parte da Bat-família.

Batman vs. Robin | Da ascensão a queda da Corte das Corujas

Um ponto positivo da trama é que o “super poder” do Batman, o famoso preparo, não foi o fator determinante para a resolução da trama. O personagem nem mesmo ocultou a importância dos demais envolvidos devido a algo do gênero como ter a atenção voltada totalmente para si, sendo subjugado fisicamente, e de certa forma mentalmente, ao encarar um de seus maiores desafios que é enfrentar algo que está além de sua visão.

O roteiro como um todo da animação, é divergente e mantém a atenção de quem a assiste, embora, tendo alguns momentos de queda brusca no mesmo. O desenvolvimento de Damian como um filho que age sem coerência e indômito ao tentar seguir um código de conduta de fazer justiça com as próprias mãos acaba por torna-lo irritante ao longo da trama, deixando o roteiro ligeiramente “lento” e confuso.

Batman vs. Robin | Da ascensão à queda da Corte das Corujas

Veja também: Batman vs. Robin | Confira o Trailer da animação da DC produzida pela Warner


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.