Baskets

Review do episódio 1×01 – “Renoir”

Baskets é uma série de comédia que estreou no dia 21 de janeiro pelo canal FX. Criada pelos comediantes Louis C.K. (Saturday Night Live, Louie), Jonathan Krisel (Saturday Night Live) e Zach Galifianakis (Se Beber Não Case, Birdman), a série é dirigida por Krisel e protagonizada por Zach, enquanto o episódio piloto foi escrito pelo trio. A produção é da FX Productions em parceria com a Pig Newton, empresa de Louis.

A trama segue o personagem Chip Baskets (Zach Galifianakis), que tem como paixão o mundo “Clown” – o palhaço em sua forma mais artística.

A comédia, em si, vale-se basicamente porque Chip é um “Bobo Da Corte” ao natural. Ele é um talentoso fracasso ambulante, motivo de piada até para os palhaços.

Baskets | Review do episódio 1x01 - "Renoir"

Em sua personalidade introspectiva e realmente estranha, como de alguém que não consegue entender o mundo e, ainda por cima, é feito de bobo por tudo e todos, Baskets tenta ser levado a sério como um palhaço.

O episódio começa com ele em uma escola francesa para Clowns, na qual ele simplesmente não consegue compreender nada do que lhe é ensinado por não ser fluente em francês. Por conta disso, ele é tratado pelos demais como uma aberração de circo. A ironia se inicia.

Baskets | Review do episódio 1x01 - "Renoir"

Ao voltar para os Estados Unidos (mais precisamente Bakerfield, Califórnia, onde morava antes de ir estudar na França), imaginando que tudo seria melhor, a única coisa que ele consegue é um trabalho como palhaço em um rodeio. Seu miserável “ganha-pão” é ser alvo de touros enfurecidos, se machucando todos os dias para o deleite do grande público.

Baskets | Review do episódio 1x01 - "Renoir"

Não bastasse isso, ele se casou com Penelope (Sabina Sciubba), uma francesa oportunista que faz o que quer com ele. O casamento, para ela, tem o Green Card como objetivo, mas ele, por sua vez, faz de tudo para cumprir suas vontades – sem nem mesmo dividir o mesmo teto com a “esposa”. Baskets mora em um hotel barato, enquanto Penelope vive no luxo.

Chip é a ovelha negra da família. Enquanto todos os seus irmãos atingiram feitos incríveis, ele não consegue realizar nada. Sua mãe é interpretada por um homem (o comediante Louie Anderson) e concebeu vários gêmeos – sendo nosso protagonista, um deles.

Baskets | Review do episódio 1x01 - "Renoir"

Sendo assim, também há um nêmesis nessa história, que é ninguém menos que seu próprio irmão gêmeo egocêntrico. Ele possui o tom perfeito de “vilão malvado”, com seu ritmo de fala acelerado, fanho, “nariz empinado” e robótico, ele é o exato oposto do introspectivo, mas extremamente sentimental, Chip. E para piorar a situação, sua vida profissional é bastante diferente, já que é dono de uma conceituada escola.

Baskets | Review do episódio 1x01 - "Renoir"

Muito do humor do episódio piloto vem também de sua carona, Martha Brooks (Martha Kelly), uma mulher desengonçada e solidária. Ela é muito parecida com ele e por isso há vários momentos embaraçosos entre os dois.

Baskets | Review do episódio 1x01 - "Renoir"

A estreia, em si, tem momentos divertidos e ao mesmo tempo cults, que apresentam um conceito que está por vir. É a depressão hilariante de um palhaço fracassado e neurótico dentro da beleza do mundo Clown, misturadas ao mundo comum. As situações vão lhe prender, mas você com certeza não vai achar graça o tempo todo – e isso não é exatamente ruim. Chips poderia ser Renoir – seu nome Clown – mas ele é simplesmente Baskets, o palhaço.

Baskets | Review do episódio 1x01 - "Renoir"

Zach Galifianakis é um comediante talentoso que provou saber arrancar gargalhadas de seu público com seu papel hilário na franquia “Se Beber Não Case”, mas também é um ator competente e flexível, pois ao contrário de muitos colegas de profissão que acabam não conseguindo desligar-se da comédia, Zach surpreendeu o mundo inteiro com sua performance dramática em “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”. E Baskets parece ter encontrado seu ponto de equilíbrio, provavelmente por ter o próprio Zach entre os criadores, trabalhando diferentes traços de seu talento – do drama à comédia. Os estudantes de cinema, artes cênicas ou cinéfilos de plantão, que gostam de obras que exploram o profissionalismo dos atores envolvidos irão, certamente, se apaixonar por Baskets.

Review do episódio 1x01 - "Renoir"

Alguns sites estão dizendo que Baskets estreará no Brasil em breve pelo canal FOX1, mas ainda não conseguimos fontes confiáveis para confirmar essa informação. Assim que conseguirmos, atualizaremos aqui.


Leia também: The Expanse | Review do episódio 1×01 – “Dulcinea”


Gostou? Tem mais:


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.