in

Origens e Evoluções | Jessica Jones

Jessica Jones é uma das mulheres mais incríveis da história da Marvel Comics, tendo uma das histórias de origem mais pesadas da editora – perdendo apenas para a origem de Natasha Romanoff, na minha opinião.

Com a parceria entre a Marvel e a Netflix, Jessica ganhará sua própria série e sua popularidade já começou a crescer. Com a divulgação do primeiro teaser do seriado, muitas pessoas ficaram interessadas pela personagem, e para facilitar a vida delas, Jessica Jones é a estrela da nova matéria da série “Origens e Evoluções”!

Afinal, já está na hora do mundo saber o seu nome!

Origens & Evoluções | Jessica Jones

Em 2001, a Marvel Comics resolveu lançar uma linha de quadrinhos proibidos para menores de idade, intitulada “Marvel Max”. Seriam histórias com conteúdo adulto, explícito, violento e sexual – beeeem diferentes dos quadrinhos coloridos que construíram a popularidade da editora.

O primeiro título dessa nova linha foi “ALIAS”, escrita por Brian Michael Bendis e ilustrada por Michael Gaydos. A ideia primária para ALIAS era ter como protagonista Jessica Drew (Mulher-Aranha), mas com o passar do tempo e o desenvolvimento da história (que acabou envolvendo muito do Universo Marvel e corria o risco de gerar falhas de continuidade), Bendis decidiu criar uma personagem totalmente nova. Jessica Jones fez sua primeira aparição em “Alias #1” no ano de 2001 – embora mais tarde tenha sido dito que a personagem aparece em “Amazing Spider-Man #4”, de 1963. Para afirmar a linha do tempo apresentada em ALIAS, uma garota não-identificada que aparece rapidamente no meio de outros alunos, instigando uma luta entre o Homem-Aranha e o Homem-Areia, foi apontada como Jessica Jones. Mas isso não faz tanta diferença assim, então bola pra frente:

Origens & Evoluções | Jessica Jones

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Em ALIAS é possível testemunhar o quanto Jones, desde garotinha, esteve cercada pelos personagens populares da editora, mas nunca “notada”. Ela estava presente no dia em que Peter Parker foi picado pela aranha radioativa, ela também sofreu bullying pelas mãos de Flash Tompson, e, em certa época da vida, se tornou amiga de Carol Danvers (Miss Marvel na época, Capitã Marvel hoje).

Sua infância foi menos conturbada do que a de outros personagens, mas isso não quer dizer que foi fácil. Jessica Campbell (nome que recebeu dos pais biológicos) não tinha uma relação muito saudável com seus pais e irmão mais novo, mas também não desejava que morressem tão cedo. Ela tinha apenas 14 anos quando o carro de sua família colidiu com um caminhão militar carregado de material radioativo – sim, eu sei, não é uma história inédita, mas continue acompanhando.

Origens & Evoluções | Jessica Jones

Depois de passar meses em coma, a adolescente desperta e é adotada pela família Jones – assumindo, então, o sobrenome de seus novos pais. Não demorou muito para que os poderes e habilidades provindos da exposição ao material radioativo durante o acidente começassem a aparecer.

Jessica Jones é uma personagem bastante poderosa. Além de força sobre-humana e resistência a ferimentos, ela tem o poder de voar. Também é uma ótima detetive (uma das melhores, senão a melhor, dos quadrinhos da Marvel) e talentosa jornalista.

Origens & Evoluções | Jessica Jones

SAFIRA

Depois de descobrir seus poderes, Jones decide se tornar uma super-heroína e assume a identidade de “Safira”. Entretanto, seu tempo como combatente do crime foi curto.

ZEBEDIAH KILLGRAVE – O HOMEM-PÚRPURA

A vida de Jessica Jones é dividida em duas fases: antes e depois de Killgrave. Para entender o que se passou, é preciso conhecer este vilão.

Zebediah Killgrave era um espião internacional que, em uma de suas missões, se infiltrou em uma refinaria química e acidentalmente teve contato com o material. Os efeitos causados por esse contato fizeram com que sua pele e cabelo se tornassem púrpura e ganhasse a capacidade de controlar mentalmente as pessoas. Quando seu destino se cruzou com Safira, o criminoso não pensou duas vezes: transformou-a em sua vítima e escrava mental.

Origens & Evoluções | Jessica Jones

ALIAS: NÉVOA PÚRPURA

Na edição ALIAS: NÉVOA PÚRPURA, Jessica relata com detalhes para Luke Cage o que realmente aconteceu. O poder de controle de Killgrave é diferente, pois ele não “aprisiona” ninguém e suas ordens não são executadas contra a vontade da vítima. De alguma forma, o criminoso entra na mente das pessoas e faz com que elas queiram executar suas ordens e sintam que estão fazendo por sua própria vontade. Segundo a explicação de Jones, não é possível diferenciar o que ela fez por causa do controle dele e o que ela fez porque quis e, por isso, largou de vez a carreira de super-heroína. Era difícil demais lidar com o trauma e com a culpa.

Você pode ler a explicação original da personagem logo abaixo:

Origens & Evoluções | Jessica Jones

Segundo ela, Killgrave jamais abusou sexualmente de seu corpo, mas a torturou psicologicamente durante oito meses. O pouco que ela conseguiu contar destes métodos de tortura inclui:
– Assistir suas orgias com garotas menores de idade que ele também controlava.
– Desejar participar de tais orgias.
– Desejar transar com ele.
– Sentir que estava loucamente apaixonada por ele.
– Implorar para que ele transasse com ela.
– Dar banho em seu torturador.
– Deitar aos pés dele e dormir no chão.
– Machucar pessoas.

Veja também: Jessica Jones | Conheça o elenco da série nas primeiras imagens oficiais

Além da dor de não conseguir distinguir se era vontade própria ou controle mental, Jessica também sofre por ter sumido durante 8 meses e ninguém ter notado. Nem sua família, tampouco seus amigos. Ela só conseguiu se livrar de Killgrave durante um acontecimento mais traumático ainda.

Origens & Evoluções | Jessica Jones

JESSICA JONES vs VINGADORES

Certa vez, o vilão ficou descontrolado com uma manchete jornalística envolvendo o Demolidor e enviou Jones para longe, com a missão de matar o Homem sem Medo. Confusa e sem discernimento, a heroína acaba atacando a primeira pessoa com uniforme vermelho que aparece em sua frente, a Feiticeira Escarlate, e é brutalmente espancada pelos Vingadores.

Origens & Evoluções | Jessica Jones

Depois da confusão, a SHIELD, com ajuda de Jean Grey, consegue quebrar as barreiras mentais e trazer Jessica de volta para a realidade. Nick Fury ofereceu, inclusive, um trabalho para ela na SHIELD e nos Vingadores, mas a ex-heroína já estava decidida: nunca mais vestiria um uniforme. Foi aí que abriu a “Codinome Investigações” e se tornou detetive particular, trabalhando especialmente em casos que envolvem pessoas poderosas, mutantes e vigilantes.

Origens & Evoluções | Jessica Jones

Durante sua carreira de detetive, ela namorou com Scott Lang, manteve contato com Carol Danvers e se aproximou de Luke Cage. Também trabalhou como segurança particular de Matt Murdock, durante a época em que sua identidade foi exposta. Jessica acaba engravidando de Cage e os dois se casam. Sua filha se chama “Danielle Cage” (nome escolhido em homenagem a Danny Rand, o Punho de Ferro, grande amigo de Luke).

Origens & Evoluções | Jessica Jones

Jessica Jones tem momentos incríveis e heroicos após o nascimento de sua filha, tendo encerrado a Codinome Investigações, iniciado uma carreira jornalística e, mais tarde, se unido aos Novos Vingadores.

A SÉRIE:

Origens e Evoluções | Jessica Jones

Acredito que a série terá início no momento em que Jessica abre as portas do escritório Codinome Investigações e apresentará um confronto entre ela e Killgrave, interpretado por David Tennant. O público também conhecerá o início da conturbada relação entre a detetive e Luke Cage (Mike Colter). Segundo seu criador, Brian Michael Bendis, Krysten Ritter está espetacular no papel da protagonista e a história é bastante fiel aos quadrinhos.

Origens & Evoluções | Jessica Jones

Em conclusão, Jessica Jones é uma personagem sensacional e finalmente está ganhando um bom reconhecimento. Traumatizada, alcoólatra, depressiva, boca-suja e mais forte do que qualquer ser humano comum, Jessica tem tudo para viver, em sua série, uma história ainda mais densa, sombria e sangrenta do que sua antecessora, Demolidor. Agora é esperar ansiosamente até a estreia. A primeira temporada de séria contará com 13 episódios de uma hora, que serão disponibilizados de uma vez só pela Netflix no dia 20 de novembro de 2015.

origens-evolucoes-jessica-jones (13)

Veja também: Origens e Evoluções | Harley Quinn

O que você achou? Conseguiu entender as origens e o quanto sua história é interessante? Comente!

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

League of Legends | Conheça o League of Dates, o Tinder para jogadores do MOBA

Legends of Tomorrow | Stephanie Corneliussen se junta ao elenco como Valentina Vostok