HQ do Dia

Star Wars – Vader Down – Saga Completa

A nova linha de quadrinhos do universo de Star Wars da Marvel é um sucesso inegável. No entanto a imensa popularidade da franquia somada à recente campanha gigantesca de marketing de promoção em virtude do recente lançamento do mais recente filme não valeria de nada para os leitores dos gibis se não houvesse uma consistência no material publicado.
Felizmente “Star Wars” e seus derivados em quadrinhos vão “muito bem, obrigado”. Portanto nada mais natural que esta linha (que recentemente entrou na nossa lista de Melhores de 2015) tivesse seu primeiro evento lançado ainda no final do ano passado.
Vader Down é uma saga em seis partes que tem início na edição one shot Vader Down #1 e se estende pelos números 13 e 14 das publicações “Darth Vader” e “Star Wars” alternadamente e culmina em seu clímax na edição número 15 de “Darth Vader” publicada agora em Janeiro de 2016.
O roteiro é uma colaboração entre a equipe de roteiristas regulares de “Star Wars” e “Darth Vader”, Jason Aaron e Kieron Gillen enquanto a arte fica por conta dos artistas das mensais, o veterano Brasileiro Mike Deodato (com quem já conversamos) e Salvador Larroca.
HQ do Dia Star Wars - Vader Down - Saga Completa
Em Vader Down que (assim como grande parte da linha de publicações “Star Wars” atualmente) se passa no período entre os Episódios IV – Uma nova esperança e V – O império contra ataca, vemos um Darth Vader ciente de que o piloto que destruiu a primeira Estrela da Morte é na verdade seu filho, Luke Skywalker e obcecado com a ideia de encontrá-lo. Através de seus contatos com a Dra. Aphra, Vader, sem conhecimento do Império, descobre que Luke se encontra em busca de um antigo templo Jedi no planeta Vrogas Vas e parte para encontrá-lo. Chegando a Vrogas Vas, Vader descobre que o planeta na verdade é uma base secreta rebelde. Sem apoio do Império, o Lorde Sith tem de se virar para sobreviver e tentar encontrar seu filho. É lógico que a ilustre presença de Vader em um planeta cheio de rebeldes em rota de colisão com Luke Skywalker não passa despercebido pelo radar da aliança rebelde e rapidamente temos a cavalaria na forma da Princesa Leia, Han Solo e Chewbacca. E o circo está armado.
No decorrer das seis partes de Vader Down descobrimos que o real objetivo da história de Jason Aaron e Kieron Gillen aqui é reafirmar a condição de casca-grossa de Vader. Aqui o leitor verá o velho Anakin Skywalker obliterando batalhões de tropas rebeldes como se fossem moscas. Em tramas paralelas vemos os confrontos entre Dra. Aphra, seus droides malignos e Han Solo, a emboscada Skywalker, além de um “pega pra capar” violentíssimo entre Chewbacca e o aterrorizante caçador Wookie, Black Krrsantan.
O roteiro de Aaron e Gillen é extremamente linear em termos de tempo narrativo, mas muito movimentado e cheio de reviravoltas de poder a cada edição, principalmente em relação a Luke e os droides da Dra. Aphra. Os diálogos continuam excelentes, assim como nas edições anteriores de “Darth Vader” e “Star Wars”. Vader é um adversário impiedoso e terrível tanto para com os rebeldes quanto para seus rivais no Império, no entanto quando se trata de Luke e Leia, a natureza do personagem retorna àquele molde de “vilão que promete mas não cumpre” pois por motivos óbvios ele não pode sair matando estes personagens logo de cara, né?
Vader Down diverte bastante, mas acrescenta muito pouco de fato à mitologia da franquia. O carma de se trabalhar entre episódios de “Star Wars” acaba sendo estas amarras narrativas e o leitor percebe logo nas primeiras partes deste arco que não haverão grandes surpresas até o final da saga. Então se você espera alguma revelação chocante ou repercussão inusitada para o cânone, esqueça. Conceitualmente a história não tem este propósito e de fato nem precisa.
HQ do Dia Star Wars - Vader Down - Saga Completa 2
As artes alternadas entre Deodato (que desenha em Vader Down e as edições de “Star Wars”) e Larroca (trabalhando em “Darth Vader”) continuam cumprindo com louvor o papel de transpor este universo com uma fidelidade exuberante para os gibis. Desde a caracterização de personagens, até os veículos e locações internas… Tudo aqui continua com aquela cara de “Star Wars”. O talento dos ilustradores somado ao roteiro movimentadíssimo de Aaron e Gillen resulta em uma saga com um impacto visual incrível. Aqui vemos tudo que um fã de “Star Wars” quer ler em um gibi da franquia: Começamos com as batalhas espaciais lindíssimas entre a aliança rebelde e o Tie Advanced X1 de Vader, que culmina em uma desastrosa aterrissagem na superfície de Vrogas Vas, seguido da aniquilação dos rebeldes e um confronto entre o Lorde Sith e um temido rival. Enquanto isso, em outra parte do planeta o pau quebra entre Luke, os droides assassinos da Dra. Aphra. O destaque gráfico no entanto vai para o violentíssimo confronto entre Chewie e Krrsantan – uma groseira luta entre dois personagens brutos, desenhada de maneira impressionante, tanto por Deodato quanto por Larroca.
Críticos podem argumentar que Vader Down como evento acrescenta praticamente nada à mitologia de “Star Wars”. Isso é verdade, mas francamente não há nada de errado aqui. A premissa da saga é excelente e mostra Darth Vader em uma situação que nunca vimos antes – sob cerco. O desenvolvimento da história é feito de maneira tão natural, acelerada e sem exposição, que mesmo tendo seis edições, a saga passa na velocidade da luz pelos nossos olhos e realmente parece que ocorre nas poucas horas descritas no roteiro. Com participações marcantes de praticamente todo o elenco principal da franquia, diálogos extremamente fiéis e divertidos e arte de alto nível, Vader Down pode muito bem se tornar o próximo cartão de visitas de “Star Wars” na Marvel daqui para frente.

Veja também: HQ do Dia | Darth Vader #1


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.