HQ do Dia | Sandman – Edição Definitiva Vol.01

5 meses atrás ( 04/11/2016 )

Alguns anos antes da década de 90 o mundo dos quadrinhos passava por algo semelhante a uma saturação, e tão pouco apareciam boas histórias (ou ao menos boas o suficiente para serem publicadas) nos escritórios das editoras. De tal modo que, durante uma eventual reunião entre alguns responsáveis criativos da DC Comics/VERTIGO que buscavam explorar algo novo e , sem saberem ainda, vanguardista, que a primeira fagulha para a criação de uma verdadeira obra dos quadrinhos se expressou. Somente em 1988~1989, após um trabalhoso processo de desenvolvimento por parte de seus idealizadores, que a história de quadrinhos estadunidense Sandman teve seu lançamento realizado nas lojas e bancas especializadas norte-americana, posteriormente sendo divulgadas pelo resto do mundo.

E não muito demorou para que Sandman se ascendesse na vida de leitores que buscavam por quadrinhos cada vez mais interessantes e conquistasse um sucesso tanto de público quanto de crítica. Hoje em dia, somente através dos encadernados que podemos vislumbrar os contos da história por trás desse título, bem como o instrumento de nossa resenha hoje, sendo este – Sandman – Edição Definitiva Vol.01.

HQ do Dia | Sandman - Edição Definitiva Vol.01

Sandman – Edição Definitiva Vol.01 traz em suas páginas três dos treze arcos com histórias originalmente publicadas entre os anos de 1989 e 1996, sendo estes: Prelúdios e Noturnos (edições 01 a 08), A Casa de Bonecas (edições 9 a 16) e Terra dos Sonhos (edições 17 a 20). A história por trás deste encadernado, traz o ponto de vista de Sonho (também conhecido como Morpheus, Sandman, Oneiros, Moldador, Kai’Ckul, entre muitos outros modos), um dentre os sete Perpétuos (sende ele a representação antropomórfica do sonho),  inicialmente preso por um grupo de humanos que almejava prender sua irmã mais velha, a Morte.

Não sendo deuses, os sete Perpétuos são entidades do além, responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Ou seja, só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos. De tal modo, quando fora capturado e aprisionado por sete décadas, Sonho ficou impossibilitado de cumprir suas funções e, eventualmente, o “mundo real” sofreu efeitos colaterais que mais tarde ele há de resolver… quando escapar e recuperar seus objetos de poder: a algibeira de areia dos sonhos, seu elmo e o rubi dos sonhos.

HQ do Dia | Sandman - Edição Definitiva Vol.01

Sandman – Edição Definitiva Vol.01 apresenta ao seu/sua leitor(a) o peso de um encadernado que traz uma história consideravelmente épica e premiada. Em suma, o roteirista Neil Gaiman traz uma releitura mítica, mistica e filosófica, que usa desde o real até o imaginário, sem abrir mão das referencias religiosas (o que na época era um atentado), e evidenciando o motivo que fez de Sandman um título inovador e vanguardista. De fato, Sandman ajudou a transformar o mundo dos quadrinhos em algo muito mais adulto, critico e artístico. Sandman não se prende a nenhum conceito e fala sobre tudo para todos aqueles que queiram “escutar”.

Com um adorável estilo de escrita, narrativa impecável, ritmo alternado entre as cenas, diálogos que de fato representam a personalidade de seu protagonista e as características de demais personagens interessantes, complementados por bons momentos de “ação” e desfechos de “lições” surpreendentes. Sandman – Edição Definitiva Vol.01 expressa-se como um excelente material de primeiro mergulho e/ou introdução para o mundo único que Neil Gaiman criou.

HQ do Dia | Sandman - Edição Definitiva Vol.01

Por sua vez, a arte de Sandman – Edição Definitiva Vol.01 óbviamente tem o ar clássico em seus traços que conta com a assinatura de diversos artistas, todos eles trazendo uma simplicidade formidável que dá vida a proposta de roteiro sem o diminuí-lo, mas engrandecendo-o.  Isto é, os artistas não tentavam se sobressair em suas artes, mas tornar a narrativa e o roteiro do título ao qual desenhavam. Por sua vez, as cores também trazem uma tonalidade adorável, de vibração simplista e de certa nostalgia em uma bela sincronia para com o traço do artista e a trama da roteirista.

Em suma, Sandman – Edição Definitiva Vol.01 é um encadernado que não é menos do que supercalifragilisticexpialidoso, a medida que consegue apresentar informações e propostas de caminhos para decorrer das tramas com boas revira-voltas e narrativa evidenciada durante tal percusso de desenvolvimento, de modo a não perder, por um momento sequer, a fórmula de intensidade das situações propostas e dos personagens envolvidos. A medida que mantém um fabuloso encorpamento entre roteiro, arte e cores, retratando-se em uma série, cuja leitura é entretida e excessivamente agradável e interessante. Ao terminar de ler Sandman – Edição Definitiva Vol.01, a indagação que reinará em sua mente será nada mais e nada menos do que “Onde se separa o conto da história?”.

Se interessou por este encadernado? Você pode adquiri-lo na Amazonem uma bela edição de luxo com acabamento em capa dura. 

Veja também: HQ do Dia | Lucifer Vol.01: Cold Heaven


© 2017 Proibido Ler | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro & Baruch Vitorino