in

HQ do Dia | Robocop vs Exterminador do Futuro

Já que não teve uma versão para o cinema, os ícones da cultura pop se enfrentaram nos quadrinhos

Crossovers são ótimos para unir personagens do mesmo universo ou até mesmo de diferentes franquias. “Robocop vs Exterminador do Futuro” traz uma boa história e que honra a essência dos dois personagens.

Escrito por Frank Miller e com a arte de Walter Simonsen, a HQ foi um processo conturbado, pois era para ter um sido roteiro da continuação direta de “Exterminador do Futuro” (1984). Porém, o tio Miller enrolou tanto que o estúdio responsável deu continuidade com a história de James Cameron em “Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final” (1991). A editora Dark Horse viu uma oportunidade em utilizar o roteiro como quadrinho em 1992 e aproveitar o embalo e sucesso dos personagens à época.

HQ do Dia | Robocop vs Exterminador do Futuro
Cena de “Robocop vs Exterminador do Futuro”

No Brasil, a HQ foi lançada pela falecida editora Abril no famoso formatinho e em quatro edições. Na trama, uma misteriosa mulher que vive no futuro apocalíptico da ascensão da Skynet utiliza a máquina do tempo para chegar a cidade de Detroit do passado. Ela não está sozinha e é perseguida por exterminador do modelo T-800. Os dois têm um alvo: Robocop.

Alex Murphy tenta viver sua antiga vida humana como o policial robô, “Robocop”, seus dias de ação se resumem a proteger da melhor maneira os cidadãos de Detroit. O pobre desconhece que seu futuro está em jogo e ele é uma peça chave para o fim da humanidade, ao que tudo indica, ele pode ser o causador do nascimento da inteligência artificial Skynet.

HQ do Dia | Robocop vs Exterminador do Futuro
Cena de “Robocop vs Exterminador do Futuro”

Sem muitas apresentações, mas com um bom background das duas visões, o embate acontece de maneira rápida, porém sempre em momentos certeiros para crescimento da história. A essência no universo dos dois personagens é feita com carinho e respeito ao material base. Apesar do ritmo desenfreado, ainda deu tempo de explorar os drama e conflitos de Robocop, o que torna um atrativo para continuar a leitura.

A viagem no tempo é usada para trazer um dinâmica divertida, mesmo que se torna cansativa perto do fim, o contexto fica curioso quando futuro é alterado e com isso acontece situações surpreendentes. O negativo aqui, é que a narrativa utiliza muito a primeira pessoa como viés de explicação filosófica. Se o foco se mantivesse nos diálogos, seria melhor.

HQ do Dia | Robocop vs Exterminador do Futuro
Cena de “Robocop vs Exterminador do Futuro”

A identidade de Frank Miller está clara porque o homem sabe escrever o caos urbano e peculiar, especialmente porque ainda utiliza o humor negro caraterístico de Robocop. Sem esquecer de abordar a humanidade decadente e precária que caminham para sua destruição. A arte de Simonsen empodera os personagens, e os assemelha aos deuses dignos de poderes com belos enquadramentos especialmente quando ação tá pegando fogo.

Uma pena que “Robocop vs Exterminador do Futuro” nunca saiu do papel. Seria interessante assistir ao filme sobre essa ótica de Frank Miller. Mas compreendo que para sua época, a produção seria uma balde de dinheiro e a tecnologia não contemplaria a perfeição. Talvez, no fim, certas coisas não são pra esse mundo, o que fica na lembrança é um dos melhores crossovers entre dois personagens marcantes da cultura pop.

Apesar de “Robocop vs Exterminador do Futuro” nunca ter ganhado uma nova edição no País, você pode ler a online e na íntegra aqui.

Escrito por Rafael Tanaka

Publicitário, amante de cinema, quadrinhos, filmes e séries. Sempre existe coisas para se descobrir nesse mundo da cultura pop.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Injustice | 10 melhores supergolpes da franquia

53 filmes para assistir e nunca mais falar que cinema nacional não presta

53 filmes para assistir e nunca mais falar que cinema nacional não presta