in

HQ do Dia | All-New Hawkeye #1

Em uma estranha decisão editorial a Marvel lança no início de Março um novo título protagonizado pelo Gavião Arqueiro sem nem mesmo ter terminado de publicar o volume anterior da revista estrelada por Clint Barton.
Não entendeu? Sabe aquela fase deliciosa do Gavião Arqueiro escrita por Matt Fraction e desenhada por David Aja atualmente sendo publicada em Capitão América & Gavião Arqueiro? Isso ainda não foi finalizado lá fora. O que acontece é que a Marvel antecipou o novo volume da revista do Gavião Arqueiro com um nova equipe criativa composta de Jeff Lemire eRamon Perez e já lançou o material.
HQ do Dia | All-New Hawkeye #1Esta nova HQ se chama (pra variar um pouco)All-New Hawkeye e nos mostra na primeira edição duas histórias em épocas diferentes da carreira do Arqueiro Vingador. A primeira história é um flashback mostrando a infância de Clint e seu irmão Barney e sua dificuldade em se adaptar a lares adotivos. O tom da história é bem nostálgico e com leves tons de drama / fantasia infantil. Os dois irmãos são os protagonistas e não se vê os rostos de outros personagens que fazem parte destas passagens. Esse flashback é alternado com cenas mostrando uma aventura nos tempos atuais na qual Clint e Kate Bishop estão em uma daquelas missões “padrão Marvel” – Invadir uma fortaleza da Hydra. Ou seja,  bastante ação, piadinhas cretinas e flechas para todos os lados. As duas histórias se combinam e dão um panorama geral do protagonista no passado e presente e a história nos tempos atuais termina com um cliffhanger típico de primeiras edições, no entanto sem impacto algum pra quem lê. Os diálogos de Jeff Lemire são bons, mas é inevitável a comparação com o material anterior escrito por Matt Fraction na fase anterior / atual (sic).
A arte do premiado Ramon Perez é de extremo bom gosto nesta estreia. O desenhista alterna entre um estilo “aquarelado” e bem etéreo de ilustração nos flashbacks e um traço reto, fosco com muita influência de tirinhas de jornal. Essa mistura inusitada torna a leitura muito interessante e disfarça a falta de profundidade do roteiro de Lemire. No final da edição os dois estilos se fundem e a divisão de quadros misturando os dois estilos de arte utilizada pelo desenhista acaba ganhando o leitor pelo capricho na execução e planejamento de cenas perfeito.
All-New Hawkeye é um desafio imenso e uma tarefa ingrata para essa equipe criativa que acaba de assumir. O volume anterior da revista injetou carisma e redefiniu a nova persona meio confusa, cafajeste, falha e atrapalhada de Clint Barton além preparar o terreno para que Kate Bishop pudesse se tornar muito mais do que uma mera coadjuvante. Infelizmente aqui a moça continua relegada a um papel meio secundário no título apesar de sua popularidade já ter sido comprovada em diversas ocasiões. É inevitável fazer uma comparação com a fase anterior (mesmo porque ela ainda não acabou) do personagem e a conclusão que chegamos é: O roteiro desta estreia não apresenta nada de espetacular e nas mãos de outro artista poderia se tornar enfadonho e cansativo. No entanto, o trabalho de Ramon Perez na primeira edição carrega a HQ nas costas e disfarça muito bem as limitações do autor.

Leia mais: Guerras Secretas e Convergence | A mesma história em editoras diferentes?

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Ryan Reynolds trajado de Deadpool avisa “É claro que o filme será +18!”

Amy | Primeiro teaser do documentário sobre vida de Amy Winehouse