Dicas de livros para quem ama Super-Heróis

Preparei uma lista pra quem já leu muuuuito quadrinho na vida (tipo eu) e quer ampliar o conhecimento sobre Super-Heróis. Não se trata apenas dos heróis das duas maiores editoras, Marvel e DC, mas sim de vários outros títulos que norteiam a filosofia ou o mito do Super-Herói. Nesta lista você encontrará livros que serviram como complemento pra alguma determinada HQ, bem como sobre casos e bastidores de um arco de história em quadrinhos. Mas a questão principal que eu quis trazer pra cá foi que os Super-Heróis não são só aqueles que brilham no cinema e nas revistas mais vendidas. Existem muitos heróis na literatura – inclusive na brasileira – que valem a pena conhecer. Confira:

Veja também: A ciência por trás dos Super Heróis

 

Wayne-de-GothamWayne de Gotham – Tracy Hickam

Sinopse: Por trás de toda máscara existe um homem de verdade. Ainda criança, Bruce Wayne testemunha o assassinato dos pais – e o mistério sobre o motivo o impulsiona a fazer uma busca pelo seu passado. É quando descobre um diário secreto de seu pai Thomas, um médico rebelde que parece finalmente revelar o seu lado obscuro. Sua identidade é seriamente abalada quando um convidado levanta, inesperadamente, questões sobre o evento que acabou com a vida de sua amada mãe e seu admirável pai – caso que provocou para sempre sua vontade insaciável de proteção e vingança. Para descobrir a história real da família, Batman precisa confrontar o antigo inimigo, como o perverso Coringa, seu próprio mordomo Alfred, além do passado que assombra o asilo Arkham, para assumir o novo fardo de um legado sombrio. Muito mais próximo dos filmes de Tim Burton e Christopher Nolan e das HQs de Frank Miller do que dos seriados de TV dos anos 1960 e dos outros quadrinhos. Um olhar imaginativo sobre o lado humano de um super-herói icônico.

a-ilha-dos-dissidentesA Ilha dos Dissidentes – Bárbara Morais

Sinopse: Ser levada para uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra. É o primeiro livro da trilogia Anômalos.

Capa-livro-Guerra-Civil-Novo-SeculoGuerra Civil – Stuart Moore

Sinopse: Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark – o Homem de Ferro – é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a Guerra Civil.

 

 

os-guardiõesOs Guardiões – Gustavo Campos

Sinopse: Após encontrarem uma esfera verde em plena Segunda Guerra Mundial, cinco soldados brasileiros ganham habilidades sobre-humanas, e decidem tornar-se Super-Heróis, defendendo o país no cenário internacional. Encontrando dificuldade em realizar seus planos, o grupo acaba tendo seu segredo descoberto por um rico empresário, que pretende vender as habilidades provindas da esfera. Em meio ao confronto entre os veteranos da Segunda Guerra e o magnata, um grupo de jovens acaba ganhando os poderes da misteriosa esfera verde, tomando uma decisão diferente da de ambos: usar as habilidades recebidas para proteger a humanidade.

capaCaverna de Sangue – Gabriella Azevedo

Sinopse: Ao mudar de escola, Natanye, uma garota de quinze anos, descobre ter superpoderes. Logo nos primeiros dias, se envolve em um acidente deixando a diretora entre a vida e a morte. Agora, a única forma de salvar a diretora, está na Caverna de Sangue, que esconde a raríssima Rosa de Sangue. Junto aos seus amigos, Natanye embarca em uma incrível aventura para encontrá-la. No percurso, encontra Stamp, um lobo, e descobre que tudo o que sabia a respeito da sua vida é uma farsa. Mas decidir entre procurar sua verdadeira identidade e salvar a diretora, não é uma opção, pois o tempo está se esgotando…

os-ultimos-dias-de-kryptonOs Últimos Dias de Krypton – Kevin J. Anderson

Sinopse: Antes do Apocalipse – que fez o bebê conhecido mais tarde como Clark Kent ser enviado à Terra – Krypton prosperava. Na cidade de Kandor, o cientista Jor-El e a historiadora Lara casaram-se e tiveram Kal-El, o único que sobreviveria ao fim do mundo. Tudo era harmonia e perfeição numa civilização com baixíssimo índice criminal, quando um alienígena invade o planeta e provoca uma tragédia irremediável para os kryptonianos. É a grande chance do diabólico General Zod tomar o poder e implantar uma ditadura que usará da invenção tecnológica de Jor-El para subjugar a todos. E em meio a tudo isso, uma tragédia fatal se aproximava – um destino catastrófico profetizado por Jor-El que mudaria a história kryptoniana para sempre…

O-incendiarioO Incendiário – R.J. Mendes

Sinopse: Daniel subitamente descobre que pode controlar o fogo, mas Focus o antigo dono deste crucial elemento vem buscar o dom que jura ser seu. Com seus amigos, Daniel desvenda o passado e reencontra pessoas, além de descobrir que o fogo queima, machuca, corroí e destrói tudo a sua frente.

O-Orfanato-da-Srta-Peregrine-Para-Crianças-PeculiaresO Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares – Ransom Riggs

Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que possa parecer – ainda podem estar vivas.

Infinity-Drake-Os-Filhos-da-ScarlattiInfinity Drake: Os Filhos da Scarlatti – John Mcnally

Sinopse: Se você acha que as vespas são desagradáveis, espere até conhecer a Scarlatti. Ela é um inseto geneticamente modificado que tem um único objetivo: exterminar! Uma equipe pequenina… talvez possa combatê-la. É a nossa esperança! O problema é que a Scarlatti é muito mais poderosa que o exército designado para combatê-la. Além disso, o vilão maquiavélico que a criou não está disposto a desistir tão fácil. Finn e seus companheiros precisam ser rápidos: em pouco tempo a humanidade poderá ser extinta.

Super-HeróisSuper-Heróis – Alex Ricardo Parolin

Sinopse: Mais rápidos do que uma bala, mais poderosos que uma locomotiva, capazes de saltar por cima de arranha-céus. Do alto das nuvens ou à espreita nas sombras, enfrentando invasões cósmicas ou derrubando quadrilhas de traficantes, heróis com poderes incríveis chegaram para ajudar. ‘Super-Heróis’ é uma coletânea da Editora Draco sobre estes seres capazes de nos inspirar por seus feitos assombrosos e sacrifícios em prol de um mundo melhor. Nessas 14 histórias a justiça não escolhe campo de batalha, sejam os becos sujos de uma metrópole, os rincões afastados do interior brasileiro, uma Lisboa prestes a ser invadida por Napoleão ou a arena política onde se decide o destino da sociedade. Para o alto e avante!

ritos-de-passagem

Ritos de passagem – Fábio Kabral

Sinopse: Numumba, Nolom, Kinemara e Gulungo são quatro adolescentes que vivem em um lugar inspirado na África, em uma época em que o mundo ainda era cheio de criaturas fantásticas e magia. A vida deles não é nada simples, como as provações que estão vindo pela frente vão lhes mostrar. Numumba e Nolom, dois amigos de uma aldeia aos pés da Munda Central, são enxotados a toda hora pela comunidade. Numumba é filho do soldado mais fraco, seu trabalho é levar comida para os outros soldados, e gasta o resto do tempo sonhando ser um herói que destrói criaturas malignas que assombram a região. Nolom é escravo de um senhor gordo e sonolento, que tem a audácia de desejar ser, um dia, um grande contador de histórias e sábio. Kinemara é uma princesa, a mais mirrada e amedrontada da linhagem Kalumba, filhas da Primeira Mulher, e está temerosa com o seu futuro, em que terá de lutar contra suas próprias irmãs. E Gulungo é um escravo da cidade de Kinemara, um garoto que à princípio não deveria nem ter nome, quanto mais ser notado pelos outros – ou pela princesa.

ex-heroisEx-Heróis – Peter Clines

Sinopse: Em uma Los Angeles arruinada pelo apocalipse zumbi, um grupo de sobreviventes deve lutar pela vida. Para isso, contará com a ajuda preciosa de Stealth, Mighty Dragon e seus companheiros. Refugiados em um estúdio de cinema transformado em fortaleza, o Monte, deverão se proteger dos vorazes exércitos de ex-humanos e de outras ainda mais terríveis ameaças. Em Ex-heróis, dois ícones da cultura pop – zumbis e super-heróis – finalmente se encontram, numa narrativa de tirar o fôlego.

Wild-cardsWild Cards – editado por George R.R. Martin

Sinopse: Em 1946, um vírus alien que reescreve o DNA humano é acidentalmente lançado aos céus de Nova Iorque, matando 90% dos que têm contato com ele. Entretanto, 9% sofrem mutações que os transformam em criaturas deformadas (conhecidos como Coringas) e o 1% restante (conhecidos como Ases) obtém super poderes. Uma parcela dos Ases é chamada de Dois, são os que adquiriram super poderes ridículos ou insignificantes. O vírus transportado pelo ar por fim se espalha sobre todo mundo, infectando dezenas de milhares de pessoas. Fazem parte da série contos e romances-mosaico que compartilham um mesmo universo ficcional. Criada por um grupo de escritores americanos, foi reunida e editada pelo autor best-seller George R.R. Martin.

Todos-os-meus-amigos-são-super-heróisTodos os meus amigos são super heróis – Andrew Kaufman

Sinopse: Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver. É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina pátina de superpoder – ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de vista. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes nessa história?

Marvel-Comics-A-História-SecretaMarvel Comics: A História Secreta – Sean Howe

Sinopse: Tudo o que você sempre quis saber sobre a Marvel Comics, mas não sabia a quem perguntar. Em 1961, Stan Lee ia pedir as contas. Já completara 20 anos de Marvel, uma editora que vendia mal e que há pouco tempo tivera que demitir boa parte dos funcionários. Mas seu chefe, Martin Goodman, queria novos heróis, novas revistas, novas criações para manter a concorrência em dia. Lee convocou Jack Kirby e Steve Ditko, seus artistas prediletos. Foi daí que surgiram: Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Vingadores e o mais importante: um mundo fictício onde todos viviam em conjunto, no qual as aventuras de um personagem teriam influência direta sobre as histórias de outro. Estava criado o Universo Marvel. Em uma pesquisa sem precedentes, Sean Howe acompanha os bastidores da Marvel Comics desde suas origens, no boom de super-heróis da década de 1930, até a venda bilionária à Disney, no começo deste século. Neste intervalo, super-heróis e superpoderes criados “a toque de caixa” viraram sucesso instantâneo, o mercado de quadrinhos passou períodos de vacas gordas e vacas esquálidas, autores entraram em crise entre si e com a editora, amizades viraram inimizades, inimizades viraram desavenças, desavenças viraram processos na justiça e o Universo Marvel saltou do papel barato para telas de TV, de videogame, de IMAX e para a imaginação de várias gerações pelo planeta. Renovando gerações de fãs desde a década de 1930, a Marvel criou a narrativa ficcional mais extensa da história e é uma das maiores potências da cultura pop global. Destacar com splash: Vencedor do prêmio Eisner 2013 – Melhor obra relacionada a quadrinhos.

Estilhaça-meEstilhaça-me – Tahereh Mafi

Sinopse: Juliette Ferrars é uma adolescente de 17 anos que nasceu com um estranho poder: o de matar as pessoas com um simples toque. Ela não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, causou a morte de uma criança e acabou presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Herois dos Animes_ 001 capaHerói dos Animes – André Morelli

Sinopse: Os animes compõem um universo à parte na cultura pop. De tão rico e fascinante, esse mundo é difícil de acompanhar e, muitas vezes, até de entender. Por isso, Heróis dos Animes é um livro ímpar, que conseguiu reunir as principais séries que chegaram ao Brasil. Para a tarefa, não havia ninguém mais tarimbado do que o jornalista André Morelli, um apaixonado pelo assunto e profissional atento aos mínimos detalhes de pesquisa. Ao ler sobre os 209 animes desta obra, você fará uma agradável viagem nostálgica aos melhores momentos da infância ao mesmo tempo em que conhecerá muitas séries que merecem ser vistas.

 

 

super-herois_e_a_filosofiaSuper-Heróis e a Filosofia – Matt Morris e Tom Morris

Sinopse:Este livro explora o mundo dos Super-Heróis e mostra o que a Filosofia tem a dizer a respeito desses superpoderosos. A história em quadrinhos expõe questões referentes à ética e à moral, que todo ser ‘normal’ enfrenta no dia a dia. Definições de bem e mal; os limites de violência e a utilização dela como meio eficaz de combate aos vilões; definição de humanidade, justiça, amor e amizade são assuntos correntes nos quadrinhos e que são discutidos em ensaios de filósofos e especialistas em quadrinhos. A obra traz ensaios que analisam as narrativas, motivações e ações sobre-humanas no mundo dos quadrinhos baseados nas correntes filosóficas como o existencialismo, o utilitarismo e o conceito de duplo perigo de Kierkegaard.

 

 

Todos os livros estão disponíveis pra venda nas grandes livrarias, se você se interessou, pesquise em cada uma delas e separe um lugarzinho na sua estante pra um ou mais exemplares.

Qual livro desta lista você já leu? E qual achou mais interessante? Conte nos comentários!

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.