A trajetória dos Mutantes mais famosos do mundo nos Videogames

Por Celso Affini

Toda vez que sai um filme dos X-Men eu pulo meio metro da minha cadeira, com a chegada do novo filme resolvi escrever um pouco sobre a passagem desses heróis não pelo cinema, pois minha opinião já e mais do que sabida… ODEIO DO FUNDO DO CORAÇÃO DO INFERNO qualquer tentativa de colocar os quadrinhos nas telas do cinema. Mas isso fica para outra ocasião! Então vou me concentrar em falar dos inúmeros jogos que saíram para os consoles e ARCADE trazendo os intocáveis X-Mens e logicamente não pensem que serão mil maravilhas, pois muitos dos jogos são uma bomba e poucos trouxeram a emoção de estar naquele universo cheio de aventura e perigo.

Fiz uma lista começando pelos consoles 8 Bits até os ARCADES e alguns outros que acredito que tiveram alguma importância:

Uncanny X-Men, The / NES

xmen1

A capa do jogo é maravilhosa, enchia os olhos de quem ia comprar o jogo, mas se tinha esse logo do arco-íris e as palavras LJN junto… era o começo do fim! A maioria dos jogos feitos por essa empresa eram uma bomba, não tinha o menor controle que o selo de qualidade da Nintendo alegava. Um jogo com gráficos ridículos visão aérea, jogabilidade torta e acredito que ninguém em sã consciência falaria bem desse lixo em forma de cartucho.

X-Men – Mojo World / Master System

xmen2

A capa novamente chama bastante atenção, mas não só isso. O jogo é muito bom para os padrões 8 Bits, claro que ele é totalmente diferente do primeiro a ser comentado. Era estilo plataforma e trazia também vários mutantes que podiam ser escolhidos antes de cada nível. Obviamente ele não e dos melhores mas não fez feio.

X-Men / Mega Drive

xmen3

A esperança veio com o jogo de Mega Drive, já que ele possuía os incríveis 16 BITS, pessoalmente achei que seria um jogo memorável e ele foi realmente. Um dos piores jogos que joguei na época, ficava perdido, morri para inimigos ridículos e não dava para entender nada, que caminho seguir ou o que fazer. Vários personagens a disposição, gráfico até que bem bacana, mas a trilha sonora quase nula ou inexistente, efeitos sonoros horrorosos e podiam ter feito muito mais com esse jogo.

X-Men 2 – Clone Wars / Mega Drive

xmen4
Esse foi o primeiro jogo do Mega Drive com os fabulosos que me fizeram prestar mais atenção, sprites enormes, musica do jogo feita pelo vocalista da banda Information Society. E não é só isso, vários personagens para escolher, uma introdução jogável antes do logo que no inicio estranhei demais. Mais ele é bem difícil, para muitos até demais, mas ai que estava a diversão. Nada nunca foi fácil para os X-Men

X-Men – Mutant Apocalypse / SNES

xmen5
O concorrente da SEGA não poderia ficar sem um belíssimo jogo dos heróis da Marvel. E com a difícil tarefa a CAPCOM se encarregou de criar esse título. E na época a CAPCOM sabia como fazer jogos de plataforma e trouxe um excelente jogo para o SNES. Sprites enormes, poderes mutantes podendo ser usados a todo o momento, trilha sonora marcante e muito, muito mais.

X-Men / ARCADE

xmen6
Nos ARCADE´s a coisa mudava de figura, quem viveu na mesma época que eu e entrou em alguma Playland que tinha esse jogo a disposição, aposto que ficou boquiaberto como eu. Uma maquina com 6 jogadores simultâneos algo que jamais tinha imaginado e melhor 6 membros da equipe dos X-Men a escolha livre. Poderes mutantes avassaladores e até estranhos, música memorável, gráficos e efeitos de encher os olhos. Se você não jogou então não perca tempo e vai jogar agora mesmo.

X-Men Children of Atom / ARCADE

xmen7
Esse foi um jogo que tirou os X-Men de um mundo de plataformas e batalhas simples para um fighting game que na época fez muita gente pirar, devido aos poderes que foram atribuídos aos personagens. Combos de mais de 99 hits, especiais que enchem a tela e praticamente vaporizam seus inimigos, efeitos sonoros e trilhas de estremecer o chão. Podem ver que pra mim esse jogo foi muito marcante, ainda mais quando saiu nos consoles caseiros da época o Playstation e Saturn.

Obviamente tiveram mais jogos dos fabulosos X-MEN, mas eu particularmente parei por aqui, o jogo X-Men Mutant Academy do Playstation era um jogo de luta em 3D que pelo menos para mim não foi grandes coisas, já que toda hora surgia um novo jogo de luta com polígonos e não traziam nada de novo a não ser os gráficos. Muitos vão se perguntar dos jogos X-Men vs Street Fighter, mas como esse jogo foi um crossover não apenas dos meus heróis favoritos não tenho como opinar apenas por eles.

E os demais jogos que foram lançados , baseados nos filmes ridículos e aventuras novas nos quadrinhos não faziam o menor sentido para mim então não posso falar bem nem mau. Só falo que não joguei, pois sabia que não encontraria mais o que encontrei em todos os jogos que comento nessa matéria. A equipe clássica fazendo o que fazia de melhor, chutando a bunda de malfeitores, salvando a humanidade dela mesma e enfrentando mutantes que queriam destruir o mundo. E mais um detalhe, nem analisei muito a fundo todos os jogos, pois a ideia e que cada um de vocês vá e jogue cada um dos jogos e formule sua própria opinião, a minha foi dada por cima agora a sua que será imprescindível aqui nos comentários. Até a próxima… FUI!!!

Defenestrando Jogos

Conheça mais sobre o trabalho de Celsso Affini acessando o canal Defenestrando Jogos no Youtube, onde o nosso colunista produz uma série de videos sobre jogos retrôs comentados e detonados de ponta a ponta!


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.