Conheça alguns benefícios do 5G para streamers
in

Conheça alguns benefícios do 5G para streamers

A qualidade do 5G será primordial para evolução dos gamers e influenciadores

Hoje em dia a profissão streamer é grande no meio da internet. Se entrarmos em alguma plataforma encontraremos uma variedade de conteúdo, seja um professor dando aula, tutoriais, montagem de Lego, ASMR e jogatina de games do zero. Mas infelizmente sabemos que no Brasil isso sempre foi muito difícil, principalmente pela qualidade e velocidade de banda em nosso País. Algo que facilitou muito foi, não só a chegada de aparelhos com mais antenas de transmissão, mas sim a internet 5G e sua chegada em nosso solo.

Pensando lá atrás quando a internet era discada, aos domingos era mais barato, não se podia usar o fixo ao mesmo tempo e a barra de download era eterna, sentimos hoje uma grande evolução e mudança para quem deseja trabalhar com internet. Tudo se faz pela tela, seja de um PC ou celular, mas se a internet é potente não tem perigo de falhas.

Então para você que deseja começar essa vida na internet fazendo streaming mas tem dúvidas em relação a qual internet é melhor, aqui vai alguns motivos para se utilizar o 5G a partir de hoje em sua vida.

Conheça alguns benefícios do 5G para streamers

Velocidade de download

Muitas vezes quando vamos abrir uma live é necessário pensar antes o que irá ser mostrado. É muito comum que um streamer de game decida jogar um game recém lançado, sendo necessário o download anteriormente do arquivo. Um game de alta qualidade pode conter até 100gb, principalmente os que têm complemento para ser jogado multiplayer. 

Se imaginarmos antes demorava dias para baixar um game que continha só 10gb. Atualmente com o 2.4G é possível baixar mais rápido, mas ficaremos horas desnecessárias esperando. Já com o 5G o máximo de tempo que iremos esperar será 1h, já que os arquivos, seja em um console ou PC, demora apenas minutos para terem seu download completado com sucesso. 

Vivemos no mundo de hoje que precisamos tudo de maneira rápida e prática, evitando atrasos e problemas para o trabalho. Então quem desenvolve esse conteúdo, mas antes precisa baixar arquivos em alta, será necessário um 5G, combinando com a frase mais usada hoje em dia que é: “Sem tempo, irmão”. Lembrando, que a velocidade do download pode ser testada no Speedcheck, uma ótima ferramenta pra checar quão rápido os dados estão sendo transmitidos para sua máquina.

Zero travamentos e queda de frame

Um dos grandes problemas quando pensamos em começar essa vida de lives é: “Será que não vai ficar travando ou caindo a qualidade da imagem?”. Sim, esse de fato é um grande problema que todos que tem esse desejo pensam, afinal uma ótima qualidade é muito importante e é o que atrai aqueles que irão assistir seu conteúdo. Muitos acham que depende apenas da internet daquele que está consumindo, mas aquele que produz também precisa ficar atento.

O 5G apresenta essa possibilidade para os streamers, já que foram relatadas taxas de dados de pico de até 20 Gbps e taxas de dados médias de mais de 100 Mbps. Além da velocidade impressionante experimentada com a rede sem fio 5G, a rede tem um sistema de codificação de sinal adaptável que mantém significativamente as taxas de erro o mais baixo possível.

Travamentos e baixa qualidade serão de zero com um 5G. Infelizmente ainda não são todos os aparelhos, seja móvel ou PC, que aceita essa conexão. Porém existem possibilidades de atualização de sistema e até mini antenas UBS que possibilitam essa aceitação fácil da nova rede.

Conheça alguns benefícios do 5G para streamers

Baixa latência

Um dos aspectos que mais nos incomodam enquanto usuários de redes móveis é o atraso nas transmissões. Um ótimo exemplo é visto durante as transmissões que costumam ter um delay de pouquíssimos segundos ou milésimos. Porém se sua internet for diferente de uma 5G talvez alguns problemas ocorram, já que a baixa latência pode causar delay de até minutos, não deixando tudo tão em tempo real assim. Muitos reparam nisso em questão da resposta de comentários respondidos pelo streamer no chat, que acabam demorando mais que o normal para terem uma resposta.

A rede 5G vai possibilitar uma comunicação sem latência, ou seja, sem atraso, permitindo transmissões em tempo real e com boa qualidade. E, enquanto essa tecnologia não chega por aqui, pode ter certeza que já tem empresas pensando no 6G.

Menos consumo de bateria

Muitos não sabem, mas a instabilidade das conexões é uma das causas para o esgotamento da bateria dos aparelhos móveis. Sempre que se precisa buscar estabilidade no sinal, a tendência é que o aparelho gaste mais energia.

Não existem apenas streamers de console ou PC, muitos hoje em dia apresentam games também para os aparelhos móveis, principalmente quando se trata de um “Free Fire” em campeonatos ou que falam apenas desse conteúdo. Muitas vezes acaba sendo necessário manter o aparelho o tempo todo conectado ao carregador, já que a bateria acaba muito rápido. Não apenas pelo aplicativo que faz a transmissão, mas a internet que é conectada ao aparelho.

Como o 5G é mais estável, oferecendo pouca oscilação, isso permite que o consumo de bateria seja reduzido, facilitando muito mais a sua vida e a do celular.

Estabilidade em jogatinas online

A jogatina de um streamer costuma ser muito voltada para os games online, seja aquele LoLzinho com a galera ou promovendo a temporada nova de um PUBG. O importante não é apenas o game, mas sim mantermos uma estabilidade na hora da jogatina, afinal não queremos perder nenhum espectador ali presente por conta disso.

Uma internet mais estável não apenas mantem o público, mas gera um melhor engajamento na plataforma sem a necessidade de abrir outra live novamente e o game não cair de servidor a todo momento, o que causa até mesmo um certo constrangimento.

O 5G mantêm uma estabilidade muito maior que outras redes, deixando de lado ao máximo os erros que podem surgir no meio do caminho, a ponto de manter apenas a qualidade necessária ao usuário sem criar defeitos.

E aí, curtiu?

Escrito por Guta Cundari

Do cinema para o jornalismo. Amante de filmes e games, fã filmes de terror trash e joguitos que duram meses. As Premiações pelo mundo todo que me aguardem e os noobs que sofram.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
The Warriors (1979) | Filme ganha jogo de tabuleiro produzido pela FUNKO

The Warriors (1979) | Filme ganha jogo de tabuleiro produzido pela FUNKO

Luiza Caspary lança projeto ‘Survivor’ no Catarse