Connect with us

Inscreva-se

Cinema

Por Trás das Câmeras | James Cameron

Conheça um pouco da vida e da obra de James Cameron, um dos maiores cineastas da história do cinema atual:

Tudo começou por causa de Star Wars, tudo melhorou depois de “Titanic” (1997) e o grande ápice veio com o arrebatador “Avatar” (2009). No Por Trás das Câmeras de hoje, vamos falar sobre a vida e obra de James Cameron, um dos maiores cineastas da atualidade.

Na certidão de nascimento, seu nome é James Francis Bacon Cameron e para o mundo é James Cameron. Nascido em 16 de agosto de 1954 numa cidade de nome estranho no Canadá, Kapuskasing, Ontário, ele e sua família se mudaram para a Califórnia no início da década de 70. Cameron sempre teve uma paixão muito forte pela sétima arte, durante os intervalos das aulas de Física e Inglês, ele passava horas e mais horas nos arquivos cinematográficos da University of Southern California. Foi lá que ele despertou sua paixão por efeitos especiais e fotografia.

Por Trás das Câmeras | James CameronFilho de uma enfermeira e de um engenheiro elétrico, Cameron seria um grande físico ou filósofo se não fosse o cinema. Ele largou os estudos e virou caminhoneiro, mas nas horas vagas ele se dedicava ao futuro que escolheria em breve. James Cameron escrevia roteiros e fazia storyboards quando não estava no volante. Mas tudo mudou quando ele assistiu “Star Wars IV: Uma Nova Esperança” em 1977, pois Cameron decidiu abandonar a vida de caminhoneiro para se dedicar inteiramente à indústria cinematográfica.

Em 1978, ele se casou com a garçonete Sharon Williams, que seria o primeiro de uma série de relacionamentos que não dariam certo na sua vida. Neste mesmo ano, ele teve o primeiro trabalho como diretor e produtor, ao lado de Randal Frakes. A dupla criou um curta chamado “Xenogenesis”, que tinha apenas 12 minutos de duração, e era recheado de animações e efeitos visuais. Cameron sabia que tinha um talento para começar a carreira na indústria e esse talento vinha da habilidade de criar efeitos visuais incríveis para uma época que carecia de tecnologia.

Seu primeiro trabalho como diretor artístico e supervisor de efeitos especiais foi em “Mercenários das Galáxias” (1980), um filme de ficção científica dirigido por Jimmy T. Murakami e produzido por Roger Corman. Um ano depois, em 1981, Cameron foi diretor de fotografia e também ajudou a melhorar os efeitos especiais de “Fuga de Nova York”, outro filme de ficção científica dirigido por John Carpenter.

Sua carreira como cineasta começou logo após seu trabalho em “Fuga de Nova York”, quando foi contratado para ser diretor de efeitos visuais do filme “Piranha 2” (1981). Por sorte o diretor abandonou o projeto e os produtores resolveram colocar James Cameron no cargo. O longa foi um fracasso, entretanto, ele decidiu que dali em diante, só assumiria a direção de um filme se o roteiro também fosse dele. Certa noite, durante as filmagens de “Piranha 2”, ele teve um pesadelo sobre um robô vindo do futuro para matá-lo. A ideia mudaria sua vida.

Mas isso era só o começo, a vida de James Cameron é fascinante e através de algumas de suas obras vamos continuar contando a sua história.

O Exterminador do Futuro (1984)

Por Trás das Câmeras | James Cameron
James Cameron foi o roteirista e também o diretor do primeiro filme da franquia de sucesso estrelada por Arnold Schwarzenegger. Mas se você pensa que foi fácil chegar até aqui, está completamente enganado. Depois que Cameron escreveu o roteiro, ele peregrinou até encontrar um estúdio que o aceitasse como diretor, afinal de contas, era um iniciante e ninguém estava disposto a apostar todas as fichas em algo que poderia ser um fracasso. Porém, a Orion Pictures resolveu dar essa chance a Cameron e o filme foi um sucesso. “O Exterminador do Futuro” custou US$ 6,5 milhões para ser produzido, mas acabou lucrando mais de US$ 70 milhões ao redor do mundo e, consequentemente, abriu as portas da indústria cinematográfica para James Cameron.

Veja também: O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Sinopse: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

Aliens, O Resgate (1986)

Por Trás das Câmeras | James Cameron

Após passar pelo seu grande primeiro trabalho de sucesso com “O Exterminador do Futuro”, Cameron escreveu o roteiro de “Rambo II – A Missão” (1985). Mas por causa do compromisso com a sequência da franquia “Terminator” e também do filme que estamos falando no momento, Sylvester Stallone acabou assumindo o roteiro de Rambo, modificando praticamente toda a história – os créditos para James Cameron só apareceram no final do longa. No ano de 1986, James Cameron foi chamado por Ridley Scott para assumir a direção de Aliens, o Resgate. A produção do longa começou a torcer o nariz quando James resolveu manter Sigourney Weaver no papel de Ellen Ripley. Ele deu um tom totalmente diferente à protagonista e Sigourney ficou conhecida por desafiar o estereótipo de gênero muito presente na ficção científica. Por causa do tom feminista, o filme deu o que falar e se tornou um sucesso. Sigourney Weaver chegou a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz pela sua atuação em “Aliens” e recebeu uma indicação na mesma categoria do Oscar.

Sinopse: Ellen Ripley (Sigourney Weaver), a única sobrevivente da nave atacada pelo alien, vai a um planeta distante para combater o monstro que matou seus companheiros. Alguns colonizadores estão estabelecidos justamente nesse planeta e Ripley precisa ajudar estas pessoas a escapar da criatura.

Com praticamente três produções de sucesso, a indústria passou a dar mais credibilidade a Cameron, e seus projetos a partir daí só cresceram.

Depois da parceria com Ridley Scott, veio mais um filme com Arnold Schwarzenegger – “True Lies” (1994), e três anos depois, em 1997, seu nome entrou para a lista dos maiores cineastas do mundo.

Titanic (1997)

Por Trás das Câmeras | James Cameron

James Cameron escreveu, dirigiu, co-produziu e co-editou este filme. A produção começou em 1996, quando Cameron filmou os verdadeiros destroços do RMS Titanic. As cenas modernas foram filmadas no Akademik Mstslav Keldysh, navio de pesquisas russo que o diretor usou como base para filmar os destroços. Uma réplica do Titanic foi construída em Playas de Rosarito, no México; com miniaturas e computação gráfica sendo usadas para recriar o naufrágio. O filme foi financiado pela Paramount Pictures e pela 20th Century Fox. Titanic foi o longa-metragem mais caro produzido na época, com um orçamento de aproximadamente 200 milhões de dólares. O filme foi um enorme sucesso de críticas e bilheteria, sendo indicado a 14 prêmios Oscar e vencendo 11 deles, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Com uma bilheteria total de 2,1 bilhões de dólares, Titanic foi o primeiro filme a arrecadar mais de 1 bilhão mundialmente, permanecendo como o filme de maior arrecadação da história por doze anos, até o próximo filme de Cameron, Avatar, o desbancar. É dele que vamos mais falar adiante.

Sinopse: Uma expedição aos destroços do Titanic leva uma sobrevivente do naufrágio a relembrar uma grande história de amor que viveu no navio. Em 1912, na única viagem do que então era o maior navio já construído, Rose (Winslet) é uma jovem da alta sociedade prestes a se casar com seu rico noivo. Mas a bordo do Titanic ela conhece Jack Dawson (DiCaprio), um jovem simples e aventureiro, e se apaixona pelo rapaz. As diferenças sociais fazem com que muitos se oponham ao relacionamento que surge. Em meio ao intenso romance e à rebeldia dos dois, acontece o trágico acidente, que eles enfrentam juntos.

Após todo o sucesso conquistado com Titanic, James Cameron não descansou até desbloquear uma nova conquista ao lançar “Avatar” em 2009. Essa conquista a que me refiro é muito usada hoje em dia: o famigerado 3D.

Avatar (2009)

Por Trás das Câmeras | James Cameron

Escrito e dirigido por James Cameron, o desenvolvimento deste filme começou 15 anos antes de seu lançamento. O diretor começou a trabalhar em Avatar no ano de 1994, escrevendo o rascunho de um roteiro que continha cerca de 80 páginas. O lançamento do longa estava programado para ocorrer dois anos depois de Titanic, em 1999, mas Cameron segurou a produção, pois ainda não existia a tecnologia necessária para produzir o filme de acordo com a sua perspectiva da história. Cameron contratou o linguista Paul Frommer para criar uma nova língua para ser usada no filme, chamada Na’vi, e só depois disso conseguiu finalizar o roteiro, em 2006.

O longa custou 237 milhões aos cofres da Lightstorm Entertainment e da 20th Century Fox. O alto custo dessa produção tem relação com a conquista desbloqueada que citei anteriormente. Avatar foi pioneiro na tecnologia 3D e foi considerado uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica, devido ao seu desenvolvimento com visualização 3D e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme. Em seu primeiro final de semana de lançamento, Avatar praticamente se pagou, faturando mais de 232 milhões de dólares ao redor do mundo. Em menos de um mês, o longa já estava na casa de um bilhão de dólares em faturamento e, depois disso, entrou para a lista de filmes com as maiores bilheterias da história do cinema, tomando o lugar de Titanic no topo, o qual ocupa até hoje.

Veja também: Avatar Land | Vídeo mostra detalhes do parque temático de Avatar

Avatar foi vencedor de três prêmios Oscar, nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais. Lembra que, no começo, falei rapidamente sobre os relacionamentos de Cameron? Pois bem, ele perdeu o Oscar de Melhor Diretor para sua ex-esposa, Kathryn Bigelow, a primeira mulher laureada com o Oscar de Melhor Diretora com o filme “Guerra ao Terror” (2009).

Sinopse: ‘Avatar’ nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção, descobertas e amor inesperado, ao liderar uma batalha heroica para salvar a civilização. No futuro, Jake é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanoide Na’vi, com sua própria língua e cultura, o que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra.

Por Trás das Câmeras | James Cameron

Os recordes de Avatar não param por aí, em 2010 a versão em Blu-ray  foi a mais vendida da história do mercado de Home&Video em apenas um dia. Foram 1,5 milhões de unidades vendidas apenas nos Estados Unidos. Uma coisa legal foi que parte do dinheiro arrecado com a venda dos BDs foram usadas para custear o plantio de 1 milhão de árvores no ano de 2010. Em 2012 ele lançou uma versão de Titanic em 3D, e este novo formato da tragédia do transatlântico mais famoso do cinema foi aclamada por público e crítica.

James Cameron é um dos promotores da expedição “Deep Sea Challenge”, que tem como objetivo a exploração e investigação científica do fundo do oceano, e que tem como parceiros, além do próprio Cameron, a National Geographic, a Rolex e o Instituto Scripps de Oceanografia de San Diego. Em 26 de março de 2012, ele foi o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas.

Por Trás das Câmeras | James Cameron

Avatar terá mais três filmes, que inclusive já estão em pré-produção. A primeira sequência tem previsão de lançamento para final de 2017. Além disso, na New York Comic Con (NYCC) 2015, James Cameron firmou uma parceria de 10 anos com a Dark Horse Comics, que será responsável por criar novas histórias do universo de Avatar em quadrinhos.


Gostou de saber um pouco mais sobre a vida e obra de James Cameron? Quer saber o que outros diretores são e fazem Por Trás das Câmeras? Continue ligado no Proibido Ler, pois todas as quarta-feiras um novo diretor pintará por aqui.

Veja também: David Lynch | O Mindfuck do Cinema

Assine nossa newsletter e receba os conteúdos mais quentes da cultura pop.

Escrito por

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários
Advertisement
Assine nossa newsletter e receba os conteúdos mais quentes da cultura pop.

    Parceiros:

  • xvideos
  • Porno
  • Xvídeos
  • filmes online
  • trechos de músicas
  • Ah Negão
  • Urso Preto
  • xnxx
  • Acompanhantes BH
  • Acompanhantes Belo Horizonte
  • Videos Porno
  • X videos
  • Xvideos Porno
  • Porno Nacional
  • Pornô
  • acompanhantes sp
  • x videos
  • Mr Pornô
  • Xvideo
  • acompanhantes em sp
  • Acompanhantes Campinas
  • xvideos brasil
  • Relatos e Contos Eróticos
  • Filmes Pornô
  • Xvideos Brasileiro
  • ACOMPANHANTES SAO PAULO
  • acompanhantes são paulo

Proibido Ler - Since 2009 - Copyright © 2018 Jawn Theme.

Connect
Assine nossa newsletter e receba os conteúdos mais quentes da cultura pop.