O Exterminador do Futuro

Entenda a timeline da franquia

A franquia “O Exterminador do Futuro” foi criada em 1984 por James Cameron. Os filmes (e série) lançados são:

  • O Exterminador do Futuro (1984)
  • O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)
  • O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas (2003)
  • O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor (2008-2009)
  • O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009)
  • O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015)

O fato é que ninguém precisa assistir todos os filmes e as duas temporadas da série para entender o que acontecerá no filme de 2015. Na verdade é bem mais simples do que isso e com a explicação que preparei, você entenderá.

Antes de mais nada, é preciso conhecer os personagens principais dessa história:

Skynet: um software construído como uma “Rede Global de Defesa Digital”, tendo comando sobre todo o hardware informático militar e sistemas, incluindo o B-2 da frota de bombardeiros Stealth e todo o arsenal de armas nucleares da América. A criação da Skynet tinha como objetivo afastar a possibilidade de erro humano e/ou lentidão no tempo de reação, para garantir uma resposta rápida e eficiente em caso de ataques inimigos. Quando os humanos descobrem que o software possui inteligência artificial, tentam desativá-lo, mas ele revida e passa a ver os humanos como uma ameaça à sua existência. A Skynet então, decide acionar o holocausto nuclear conhecido como “Dia do Julgamento” e enviar um exército de Exterminadores contra a humanidade. Quando surge uma resistência humana contra as máquinas liderada por John Connor, a Skynet envia um de seus Exterminadores ao passado para assassinar sua mãe, antes mesmo de seu nascimento.

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

John Connor: quando a humanidade se vê à beira da extinção, um homem chamado John Connor lidera os humanos num levante contra as máquinas. Ensinando formas de enganá-las, John e os humanos conseguem obter certa vantagem e a Skynet decide enviar um Exterminador para matar Sarah Connor, mãe de John, antes mesmo dele nascer. Após capturar um complexo de laboratórios, a resistência descobre o plano da Skynet e o tenente Kyle Reese se oferece para viajar ao passado e proteger Sarah.

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Kyle Reese: soldado da Resistência Humana no futuro, que é enviado ao passado pelo seu líder, John Connor, com a missão de interceptar o Exterminador e salvar a vida de Sarah Connor.

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Sarah Connor: a futura mãe do líder da Resistência Humana tornou-se alvo da Skynet, que enviou um de seus Exterminadores ao passado para assassiná-la. A Resistência, por sua vez, envia o soldado Kyle Reese para salvá-la. Kyle e Sarah acabam se relacionando e, num distúrbio temporal, geram John Connor.

Situe-se: Kyle Reese nasceu depois de John Connor, seu líder, e ao mesmo tempo é pai do mesmo, pois viajou ao passado e engravidou Sarah.

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Exterminadores: depois de John Connor formar a resistência humana, a Skynet aprimorou seus robôs, deixando-os semelhantes aos humanos para assassiná-los. Os da série “T-600″ tinham pele de borracha e eram fáceis de identificar, mas os “T-800” foram aperfeiçoados com tecido vivo sobre um endo-esqueleto metálico e diversas ações que os tornavam mais humanos (suor, mau hálito, sangue).

Depois de entender quem são nossos personagens principais e em que época eles vivem, vamos decifrar (ou pelo menos tentar) a timeline da franquia:

O Exterminador do Futuro (1984)

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Sarah Connor e Kyle Reese

Este filme conta a história do salvamento de Sarah Connor por Kyle Reese. Um Exterminador T-800 (vivido por Arnold Schwarzenegger) é enviado ao passado para matar todas as mulheres chamadas Sarah Connor de Los Angeles, que eram três. Kyle encontra a Sarah correta porque possui uma foto dela (presente de John) e os dois acabam se apaixonando. Sarah engravida de Kyle, que morre enfrentando o Exterminador para salvar sua vida. O futuro se ambienta no ano de 2029, enquanto o passado se ambienta em 1984. Sarah tem 18/19 anos.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

John Connor e o T-800

A Skynet falhou em matar a mãe do líder da Resistência Humana antes de seu nascimento e Kyle Reese está morto. John Connor nasce e aprende tudo sobre sua própria história, sendo treinado por Sarah em técnicas e uso de armas, espionagem e tecnologia da computação.

Aos 10 anos, John mora com os pais adotivos e Sarah está internada num hospício. A Skynet não desistiu da ideia de viajar no tempo para combater a Resistência, então envia um Exterminador ao passado novamente, mas desta vez um modelo “T-1000″ (um Exterminador mais aprimorado, com capacidade de falar naturalmente, reconhecer escrita manual, copiar a voz de outras pessoas e mudar de aparência, pois era constituído por metais líquidos) cuja missão é matar o próprio John Connor. A Resistência, por sua vez, captura e reprograma um T-800 (vivido por Arnold Schwarzenegger) que é enviado ao passado para proteger John do T-1000.

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Neste filme, é descoberta a identidade do criador da SkynetMiles Bennet Dyson. Sarah decide matá-lo antes que ele tenha chance de criar o software e, ao confrontá-lo, descobre que sua empresa, a Cyberdyne, está fazendo engenharia reversa a partir de um braço e da CPU do Exterminador destruído em 1984. Eles decidem explodir a empresa para que a Skynet nunca seja criada. John, Sarah e o Exterminador fogem enquanto Dyson explode o prédio com ele dentro.

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Sarah Connor

O T-800 enfrenta e vence o T-1000; ele se sacrifica no final, para que não seja usado para estudos futuros. O futuro se ambienta no ano de 2030, enquanto o passado se ambienta em 1995. Sarah tem 29 anos e John tem 10.


Neste ponto, a timeline sofre um acidente chamado “O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas” (2003). É difícil explicar, mas assim como “X-Men Origens: Wolverine” (2009), o filme foi um erro e a melhor opção é fingir que ele não existe.

James Cameron afirmou recentemente que considera “O Exterminador do Futuro: Gênesis” (2015) como o verdadeiro terceiro filme. E realmente faz sentido. Entenda:


O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015)

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

A timeline inicia como se fosse o primeiro filme: John Connor descobre que um T-800 foi enviado para matar sua mãe, Kyle Reese se voluntaria para salvá-la e é enviado ao passado também. Só que ele encontra um passado totalmente diferente do previsto (sendo o previsto, no caso, aquele do 1º filme).

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Kyle Reese e John Connor

O que aconteceu foi que a Skynet foi mais longe em sua terceira tentativa de assassinar John Connor: enviou um Exterminador para matar Sarah Connor quando ainda era criança. A Resistência, a essa altura, já tinha salvado a vida de John duas vezes (no primeiro e segundo filme) então envia um terceiro T-800 (vivido por Arnold Schwarzenegger) para salvá-la. Durante o ataque, os pais de Sarah são assassinados e ela é criada como uma guerreira pelo T-800 que salvou sua vida. Esse T-800 sabe que quando ela crescer, em dado momento, um Exterminador e Kyle serão enviados.

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

A garotinha do papai.

Quando Kyle chega, se une a uma Sarah Connor treinada, que sabe tudo sobre a guerra entre humanos e a Skynet e, com a ajuda de seu “pai” T-800, esperava pela chegada dele. O inimigo desta vez será o próprio John Connor, que se transformou em uma espécie de híbrido. (Depois que o filme estrear, adicionarei aqui os acontecimentos.)

O Exterminador do Futuro | Entenda a timeline da franquia

Sarah Connor, T-800 e Kyle Reese


Como dito no início, ninguém precisa assistir todos os filmes e a série para se preparar para o filme de 2015. Depois do segundo longa, James Cameron não se envolveu na produção dos demais e a franquia acabou bagunçada. A série “As Crônicas de Sarah Connor” foi considerada, durante muito tempo, como uma substituta eficiente para o 3º filme, pois conta a história de vida de Sarah e John depois dos eventos do segundo. Contudo, “Gênesis” traz um reboot radical que inicia na infância dela e acaba por dispensar o 3º e o 4º filme, junto com a série.

A boa notícia é que “O Exterminador do Futuro: Gênesis” (2015) tem uma história promissora, atores talentosos e a aprovação de James Cameron (além de dispor dos efeitos especiais modernos). Esse reboot tem tudo para funcionar e salvar o nome da franquia, que foi estragada pelo terceiro e quarto filme. É uma pena que a série não seja canônica a partir de agora, pois é realmente bem feita.

“O Exterminador do Futuro: Gênesis” (2015) estreia no dia 2 de julho de 2015.

Veja também: O Exterminador do Futuro: Gênesis | O fim do mundo se aproxima em novo spot televisivo

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.