Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Tivemos pelo menos um filme por ano sobre exploração espacial que ganhou bastante destaque nos últimos tempos – sendo Gravidade (2013), Interestelar (2014) e Perdido em Marte (2015) os mais recentes. Contudo, o tema “exploração espacial” é utilizado no cinema a muito tempo, séculos inclusive. E nada melhor do que listar alguns dos melhores títulos para todos que se interessam ou passaram a se interessar por este tema tão fascinante possam se deleitar.

OBS: vou deixar de lado as franquias Star Wars e Star Trek desta vez, para que filmes não tão populares possam ganhar um pouquinho de destaque, ok?

Prepare seu traje, sua nave e sua coragem para embarcar em uma lista com os melhores títulos relacionados a exploração espacial do cinema:

Viagem à Lua (1902)
Georges Méliès

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Você não leu errado, este filme foi lançado em 1902 mesmo! Seu título original é “Le Voyage dans la lune”, que já entrega a origem francesa da produção. Como você já deve imaginar, o roteiro gira em torno de uma viagem de exploração à Lua. O professor Barbenfouillis (Georges Méliès) forma um grupo de cinco astrônomos que viajam à Lua numa cápsula lançada por um canhão gigante, que aterrissa no olho direito da Lua. Lá eles encontram habitantes hostis que os levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de um guarda-chuva. O longa foi baseado em duas obras literárias populares de seu tempo: “Da Terra à Lua”, de Julio Verne, e “Os Primeiros Homens na Lua”, de H. G. Wells.

Destino à Lua (1950)
Irving Pichel

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

“Destination Moon” foi o primeiro filme de ficção científica dos Estados Unidos a apresentar o tema da viagem espacial de forma realística. O enredo segue o cientista de foguetes Dr. Charles Cargraves e o militar General Thayer, que procuram o magnata da aviação Jim Barnes e convencem empresários americanos patriotas a reunirem os fundos necessários para a construção de um foguete que será lançado para a Lua, sob a notícia de que uma corrida espacial está ocorrendo em outros países e o temor de que podem querer usar aquele satélite como base de lançamento de mísseis. O longa ganhou um Oscar na categoria de “Melhor Efeito Especial”.

A Conquista do Espaço (1955)
Byron Haskin

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

“Conquest of Space” acompanha uma equipe de astronautas americanos tinha como missão uma viagem à Lua, mas em cima da hora suas ordens são alteradas, e a Lua deixa de ser seu objetivo, mudando para o grande sonho da humanidade: uma expedição a Marte. Os astronautas estão há um ano em órbita na estação espacial, e de lá serão lançados em uma nave rumo ao Planeta Vermelho.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
Stanley Kubrick

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Evolução humana, tecnologia, inteligência artificial, vida extraterrestre, realismo científico, efeitos visuais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo. Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke criaram um roteiro incrível e muito à frente de seu tempo, que com a direção impecável de Kubrick, se tornou uma das maiores obras cinematográficas de todos os tempos. Se você ainda não assistiu “2001: A Space Odyssey”, corrija esse erro o mais rápido possível.

Solaris (1972)
Andréi Tarkovsky

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Baseada no romance “Solaris”, do escritor polaco Stanisław Lem, este filme russo é considerado um clássico do cinema de ficção científica, sendo o contraponto soviético ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, chamado de “anti-2001”. Você já deve imaginar o nível desta obra, certo? O longa é uma viagem exterior e interior ao espaço. Solaris é um planeta formado por um imenso oceano, que ensejou a formação de um novo ramo científico – a solarística. Um famoso psiquiatra, Dr. Kris Kelvin (Donatas Banionis), é enviado para a estação espacial que orbita Solaris para investigar estranhos acontecimentos ocorridos na estação e decidir o futuro das pequisas no planeta. Logo se descobre que o aquoso planeta Solaris tem poderes telepáticos, capazes de penetrar no íntimo dos cientistas e tornar seus pensamentos reais, parecendo querer se comunicar com os humanos da estação.

Alien, o 8º Passageiro (1979)
Ridley Scott

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Mais um filme à frente de seu tempo que acabou se convertendo em clássico. Aqui, a ficção científica e o terror se unem em uma das películas mais emblemáticas dos anos 80. “Alien” foi aclamado pela crítica, sendo um sucesso de bilheteria e recebendo o Oscar de “Melhores Efeitos Visuais”, entre outros prêmios. Foi selecionado para preservação, sendo oficialmente considerado “culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante”. O longa criou uma franquia de livros, quadrinhos, jogos e brinquedos, como também três sequências e duas prequências. Se não assistiu ainda, tá na hora hein?

2010: O Ano Em Que Faremos Contato (1984)
Peter Hyams

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Muitos não sabem da sua existência, mas “2010” é a sequência de “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Como já era de se imaginar, este longa não teve o mesmo impacto do primeiro, mas ainda assim é um bom filme. Seu bom roteiro e sua direção cuidadosa fazem com que seja considerada uma boa película no quesito adaptação (assim como 2001, 2010 é baseado na obra de Arthur C. Clarke). Se 2010 não fosse uma sequência de 2001, teria ganhado mais críticas positivas e melhor aceitação do público, mas estar na sombra da obra-prima de Kubrick atrapalhou bastante o seu desempenho. O diretor Peter Hyams passa muito longe do Kubrick, mesmo se esforçando para honrar a o legado deixado.

Apolo 13 (1995)
Ron Howard

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Com roteiro baseado no livro “Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13”, de Jim Lovell e Jeffrey Kluger, esta película de 1995 narra a história verídica da desastrosa missão lunar Apollo 13, da NASA. Tal missão sofreu uma explosão nas proximidades do nosso satélite natural, fazendo com que um grupo de astronautas ficassem à deriva na imensidão do espaço. A saga dos náufragos do espaço que sobreviveram e voltaram para casa ganhou o Oscar de “Melhor Edição e Melhor Som” e dois BAFTAs, um por “Melhores Efeitos Especiais” e outro de “Melhor Direção de Arte”. Vale lembrar que foi daqui que saiu a famosa frase “Houston, we have a problem here.”

Solaris (2002)
Steven Soderbergh

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Este é um reboot do filme russo homônimo de 1972, mas toma algumas liberdades que se diferenciam do original. Enquanto a versão russa usa Solaris como um contraste dramático para meditar sobre a beleza da Rússia pré-Segunda Guerra Mundial de sua infância, a americana prefere seguir um rumo diferente. Steven Soderbergh escolhe como conceito central de Solaris a ideia de que o amor é mais forte do que a morte, abordando temas como culpa, depressão, segundas chances e escolhas morais.

Sunshine – Alerta Solar (2007)
Danny Boyle

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

O roteiro conta que no ano de 2057 o sol está falhando e, consequentemente, o planeta Terra corre perigo. A alternativa encontrada foi enviar uma nave com a missão de “reiniciar” o Sol utilizando uma bomba estelar do tamanho da ilha de Manhattan. O longa traz bastante referências a “2001: Uma Odisseia no Espaço” e “Solaris”, além de ser bastante similar a “Armageddon”. Além da ficção científica, a película também traz temas sobrenaturais e comuns do gênero terror, sendo uma ótima alternativa para quem gosta de ambos.

Wall-e (2008)
Andrew Stanton

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Uma animação infantil que usa a ficção científica para ensinar lições muito adultas. Além de ser uma história de amor encantadora, Wall-e aborda temas como consumismo, poluição, ociosidade, tecnologia e o futuro do planeta, tudo com um toque de ciência. Pode não ser o filme mais “sério” desta lista, mas com certeza deveria ser assistido por cada pessoa deste mundo.

Lunar (2010)
Duncan Jones

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

“Moon” é o filme de estreia de Duncan Jones como diretor, e que estreia sensacional! O roteiro abraça diversas referências de filmes aclamados (sim, estou falando de 2001) sem perder a originalidade e a atuação de Sam Rockwell no papel principal fazem com que este seja uma das melhores ficções científicas dos últimos anos. A história acompanha Sam Bell, um homem que viveu por três anos em isolamento, trabalhando para uma mineradora que opera no lado oculto da Lua extraindo Hélio 3. À medida que o dia de voltar para casa se aproxima, Bell desenvolve paranoias e experimenta crises pessoais, sentindo os efeitos colaterais do isolamento. É um filme que gera várias reflexões e pode também gerar debates interessantes se visto em grupo. Vale a pena.

Gravidade (2013)
Alfonso Cuarón

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

O filme que arrebatou 7 estatuetas no Oscar não podia ficar de fora, né? O roteiro original, escrito por Cuarón e seu filho, acompanha uma brilhante engenheira médica e um astronauta veterano numa missão espacial. Durante uma operação rotineira fora da nave, um acidente acaba destruindo a mesma e deixando os astronautas à deriva no espaço, ligados um ao outro apenas por um cabo. O longa tem efeitos especiais sensacionais e uma trilha sonora ótima, sem mencionar as atuações de Sandra Bullock e George Clooney. Acredito que a maioria das pessoas que lerão esta matéria já assistiram este longa, mas se você ainda faz parte da pequena porcentagem que não viu, corre!

Viagem à Lua de Júpiter (2013)
Sebastián Cordero

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

Acredito que este seja o primeiro filme de exploração espacial no estilo found footage – e por mais que você pense que esse estilo já deu o que tinha que dar, experimente assistir isso aqui. A trama não traz muita novidade e, como sugere o título, se trata de um grupo de astronautas que viaja até uma das luas de Júpiter, chamada “Europa”, em busca de sinais de vida. Eles acabam por perder o contato com a Terra, sendo obrigados a sobreviver num ambiente desconhecido e hostil, mas acredite, se tem algo que é repetitivo, é apenas a premissa. Se você acompanha o cinema atual, deve ter notado as semelhanças deste roteiro com o de “Perdido em Marte” (2015), certo? A diferença de “Europa Report” é o tom mais sério e dramático – menos Hoollywoodiano, por assim dizer – assim como a abordagem diferente, tanto nos assuntos e descobertas, quanto no estilo de filmagem. Tem um visual impressionante e é envolto em mistério. Se você está acostumado com Hollywood, este filme é uma boa pedida para experimentar algo diferente.

Interestelar (2014)
Christopher Nolan

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

O que eu poderia dizer sobre Intelestellar que você já não tenha lido? O filme de Christopher Nolan é sobre a salvação da humanidade por meio da exploração espacial, ao mesmo tempo que abraça assuntos humanos como laços familiares e amor. É um grande sucesso de público e recebeu boas críticas, mas não me agradou em particular. Questão de gosto, não é mesmo? Se você gosta do tema, vale a pena dar uma chance e tirar suas próprias conclusões sobre esta história. Os efeitos especiais são magníficos e há muitos momentos emocionantes que diferenciam o longa de outros similares.

Perdido em Marte (2015)
Ridley Scott

Os melhores filmes sobre exploração espacial de todos os tempos

O mais recente longa-metragem a abordar o tema, que após algumas semanas da sua estreia já conseguiu aclamação de público e crítica, é o último título desta lista. Baseado num livro, The Martian é um filme sobre uma missão espacial ao Planeta Vermelho, um acidente imprevisível e um astronauta isolado do mundo. Com uma premissa assim, como o filme consegue se diferenciar? O diretor Ridley Scott aplicou algumas doses de bom humor em seu filme, que ajudaram-no a não ser apenas mais um “efeitos especiais magníficos, trilha sonora ótima e… só”. Leia a resenha sem spoilers que escrevemos e se aprofunde um pouco mais: Perdido em Marte (2015) | Uma ficção científica diferente do que vimos nos últimos anos


A lista pode não ser muito grande, mas cada um desses filmes tem a qualidade garantida por público, crítica e diversas premiações. Mesmo assim sempre há uma chance de algum longa ser deixado para trás, então se você conhece outro filme cujo tema é exploração espacial e merece estar na lista dos melhores, conte nos comentários!

Quais desses filmes você já assistiu? Quais gostou mais? Comente!

Veja também: 18 filmes incríveis sobre extraterrestres, invasões e abduções

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.