in

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

Jurassic World veio pra reviver uma das franquias mais marcantes e amadas que o cinema já conheceu. Ame-os ou odeie-os, os dinossauros de Jurassic Park fizeram parte de sua vida de alguma forma (há não ser que você tenha, sei lá, uns 10 anos?) e é impossível não sentir nostalgia só de ouvir falar neles.

Eu sou uma fã assumida, mais que isso, sou uma fã louca, alucinada e sedenta da franquia, então não me contentei em só assistir o trailer que saiu há alguns dias atrás… Eu assisti MILHARES DE VEZES! Nisso, descobri vários detalhes, alguns easter-eggs, referências e uni tudo isso com informações que já tavam circulando na web sobre o longa pra montar essa matéria! Eis todos os easter-eggs, referências e segredos do trailer de Jurassic World (pelo menos, que eu consegui identificar):

OBS: antes de ler tudo, assista de novo o trailer só pra refrescar a memória: Jurassic World | O PARQUE ESTÁ ABERTO – Trailer oficial

Se você quiser “consultar” o trailer porque não lembra de alguma cena que citei na matéria, só voltar aqui em cima e checar no link. Bora lá:

Gray (Ty Simpkins) e seu irmão mais velho Zach (Nick Robinson) se despedem dos seus pais antes de viajar pro Jurassic World. É curioso que eles estejam indo sozinhos. Talvez eles vão encontrar alguém na ilha? Talvez sejam parentes da Claire (Bryce Dallas Howard) ou do Owen (Chris Pratt)?

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– Os portões do parque estão abertos… Mas nem tanto.

Bem-vindo ao Jurassic World! Obviamente essa cena é uma referência/homenagem ao clássico de Spielberg, mas o novo filme, infelizmente, não vai trazer a cena icônica com os grandes portões de abrindo para o público, para as telonas. Em vez de uma caravana de Jipes, a nova entrada dramática pro parque é composta por um monotrilho sinuoso que leva os visitantes diretamente pro lago. Os portões foram feitos como ideia do diretor Colin Trevorrow, especialmente para homenagear o filme original no primeiro trailer de Jurassic World.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– Definitivamente, a cena que mais encontrei easter-eggs:

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

* No centro, ao fundo, é possível o centro de visitantes redesenhado, que lembra o design do original, mas tá muito mais moderno. Por causa do site falso criado para divulgação do longa, sabemos que este é o “Samsung Innovation Center“.
* À esquerda e à direita, há várias lojas e restaurantes de marcas bem conhecidas, e banners promovendo do parque em diversos idiomas.
* À esquerda, há o esqueleto do Espinossauro, um dos principais dinossauros de Jurassic Park III.
* Logo atrás há uma placa luminosa escrita ‘Winston‘- que é uma referência ao falecido Stan Winston, a lenda dos efeitos especiais que ajudou a criar muitos dos dinossauros nos filmes originais.
* No primeiro plano, é possível identificar dois tipos de uniforme diferentes nos funcionários do parque. Um lembra o traje do safári de Robert Muldoon no filme original; o outro é mais descontraído, com uma camisa e um boné. Talvez seja uma maneira do público distinguir os guias dos instrutores na ilha?

– A primeira caminhada na selva, é um passeio de safári pelo “Gallimimus Valley“. Uma oportunidade de ver Apatossauros comendo nas copas das árvores. Parece ser em um local semelhante àquele onde o Dr. Alan Grant, Lex e Tim encontraram pela primeira vez as criaturas.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– Em seguida, é a vez do “Cruzeiro Cretáceo“, um pouco de lazer rio abaixo, cercado por estegossauros e brontossauros/braquiossauros. Este é o lugar onde as pessoas vão começar a observar os principais herbívoros da ilha. Lembra bastante o Disney’s Jungle Cruise, e parece ser uma das experiências mais bonitas e descontraídos da ilha.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– O “Gyrosphere” é descrito como um passeio interativo, e parece muito popular. O passeio começa, pelo menos inicialmente, em uma trilha, mas na próxima cena, Zach aparentemente está controlando a esfera-super-moderna-de-locomoção e tem toda liberdade para explorar o parque dos dinossauros (repito: APARENTEMENTE). Alguns guias do parque vazaram esses dias, e caso eles forem reais, o passeio pode ser narrado por Jimmy Fallon.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailerJurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– O primeiro grande momento do trailer, definitivamente, é a aparição do Mosassauro se alimentando de um tubarão.

Trevorrow falou, em termos gerais, sobre como os visitantes poderiam se entediar ou acostumar. “Imaginávamos um adolescente que enviava uma mensagem para a namorada, com uma foto de costas para um T-Rex atrás do vidro de proteção.”

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

Mas esta cena descreve o oposto – um público cativado. Sim, eles tem seus smartphones e tablets, mas eles estão tirando fotos e postando nas redes sociais ali mesmo. Eu acho que o sentimento de desilusão que Trevorrow descreve pode ser reservado pras atrações mais antigas do parque.

– Experimentação genética e pesquisa ainda são o foco na ilha, com inúmeros ovos que incubados em uma base regular. Eu acho particularmente legal o fato dessas incubadoras serem parecidas com as do antigo Centro de Visitantes.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

“O que estão preparando lá dentro?” De acordo com a Claire, é um “híbrido geneticamente modificado”.

O rumor é que a criatura vai misturar os genomas de um T-Rex, um velociraptor, um choco, e uma cobra. Nada foi confirmado, mas há muita coisa no site viral do Masrani que pode servir como as base pra gente entender esse experimento. Esta pode ser a coluna vertebral residual do próximo híbrido.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

Esta ideia de combinar espécies díspares vem do trabalho do Dr. Henry Wu – geneticista da InGen e único membro do elenco do filme original. Em 1995, após o desastre de Jurassic Park, Wu escreveu um livro intitulado “The Next Step: An Evolution of God’s Concepts“, em que ele discute a ideia de criar uma espécie inteiramente nova, mas afirma que o caminho vai muito além da ciência atual, e talvez o objetivo só seja alcançado daqui uns 50 anos.

Após escrever o livro, Wu criou sozinho uma planta híbrida e batizou-a de “Flor Wu” em 1997, quando InGen estava à beira da falência. De qualquer forma, ele trabalhou, atraindo o interesse de Masrani, que adquiriu a empresa em 1998, e promoveu Wu para geneticista-chefe.

Owen (Chris Pratt) e um guarda investigam a parede interior do invólucro da “D-Rex“, à procura de pistas pra descobrir como ela escapou. Existe a possibilidade da criatura ser capaz de voar. O guarda pergunta: “Realmente acha que ela saiu?” e Owen responde: “Depende de que tipo de dinossauro estão preparando naquele laboratório.”

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– O painel atrás de Owen parece mostrar sinais vitais dos membros da ACU (UCA – Unidade de Confinamento de Animais?). Presumivelmente, o relógio abaixo está transmitindo seus sinais vitais em tempo real.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailerJurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– O centro nervoso do parque. À esquerda, várias câmeras de CCTV mostram cenas ao vivo. A tela central mostra uma visão geral de Jurassic World, mas a tela mais intrigante aqui é a da direita, que mostra dados meteorológicos.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

O topo da tela parece exibir uma formação de nuvens semelhante a um furacão. Talvez não seja nada, mas a tela abaixo mostra um mapa de calor e parece muito grave, apresentando um núcleo vermelho violento. Dá pra fazer o contorno de Ilha Nublar à esquerda da tela, o que significa que esse desastre está vindo do Oriente.

A Costa Rica é a massa de terra mais próxima da Ilha Nublar e raramente é atingida por furacões, – mas raramente é assolada por dinossauros também. A teoria do furacão tem alguma credibilidade, uma vez que algumas partes da produção rolaram em um parque de diversões em Louisiana, que foi abandonado após ser atingido pelo Furacão Catrina. Talvez esse desastre natural iminente adicione uma pressão extra pra encontrar as crianças mais rápido.

Hamada (Brian Tee) não parece estar em uma situação confortável e muito menos segura. Não está muito claro o que o ACU é agora, mas, dada a aparência militar de seu traje, é razoável assumir que seja a primeira linha de defesa e segurança contra as criaturas do parque.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

Owen é perseguido pela mais nova atração do parque, o primeiro dinossauro geneticamente modificado. As suas patas parecem ser muito mais baixas do que a de um T-Rex, que deveria ser a base ou parte do genoma da criatura.

Se você olhar de perto, pode ver que Owen tá correndo em direção a um portão, e a parede ao lado se assemelha àquela que ele examinou no início do trailer. E se a ‘D-Rex‘ não escapou? E se ela é usou sua inteligência pra atraí-los pra dentro, usou suas skills de choco pra combinar perfeitamente com os seus arredores e montou uma emboscada? Garota extremamente inteligente.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

Mais uma vez, a mistura específica de DNA ainda não foi confirmada, mas o rumor sobre o DNA choco é persistente. Chocos são criaturas realmente originais: eles têm três corações, sangue verde e capacidade de camuflagem considerada superior à de um camaleão; suas gamas incríveis de cores são devidas às células especiais, os cromatóforos.

– Mais referências. Claire está usando um sinalizador pra atrair alguma coisa. Dr. Ian Malcolm fez a mesma coisa no primeiro filme, chamando a atenção do T-Rex pra afastá-lo do carro de Lex e Tim. Isso deve ser numa parte avançada do filme. E se Claire estiver acenando pro T-Rex para ajudá-los a lutar contra a D-Rex? (no caso, a atração criada pra substituí-lo?) Caso não se lembrem, o T-Rex era, afinal, o herói do primeiro filme.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– O ângulo pode ser apenas a câmera, como também pode reforçar a teoria de que o novo dinossauro híbrido seja uma criatura voadora. Voltamos à área do calçadão do início do trailer, mas do lado oposto (o Espinossauro está do lado direito).

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

– Outra referência ao filme original. Claire grita “Corram“, e é impossível não lembrar de Ellie Sadler, quando ela está reunida com Alan Grant e as crianças, depois de reiniciar os geradores.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

Owen é descrito como um ex-militar badass que, aparentemente, sabe lidar com situações difíceis. Mas ele também aparece trabalhando lado a lado com uma gangue de Velociraptors. Isso pode significar algo muito importante e que, além do híbrido, diferencia muito Jurassic World dos filmes anteriores: o ser humano pode ter sido capaz de domesticar algumas espécies de dinossauro, através da criação seletiva ou usando intervenção genética.

Jurassic World | Easter-eggs, referências e segredos do trailer

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:
Como os seres humanos conseguiram retomar a Ilha Nublar dos dinossauros selvagens?
Por que existe um monotrilho passando logo em cima de um lago com um dinossauro gigante que engole tubarões enormes?
Os Velociraptors estão ao lado do Owen ou fugindo de algo que está atrás dele também?

Tem alguma referência que você notou e eu esqueci de incluir aqui? Alguma pergunta ou resposta? COMENTA!

VEJA TAMBÉM: Como estão os atores de Jurassic Park 20 anos depois

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Filmes animados em Stop Motion – Parte 2

HQ do Dia | Deathlok #1